A compreensão envolve uma relação e interação entre sujeito e objeto.
É um conhecimento específico de nível superior.
É entender o significado de algo através de reflexão sobre relações de causa e efeito entre sujeito e objeto do conhecimento.
Compreender possibilita explicar idéias e perspectivas sobre um objeto do conhecimento.
É um processo cognitivo que possibilita usar criar e usar conceitos, odelar objetos físicos e abstratos (mentais) e fazer inferências.
Só com a compreensão das relações de causas e efeitos entre sujeitos e objetos, podemos fazer inferências ou previsões com apenas o conhecimento do contexto compreendido.
A compreensão é um “processo psicológico” de aprendizagem que afeta todo o sistema cognitivo, atenção, percepção memória, pensamento, linguagem..
Compreender não é apenas saber uma coisa, mas o seu entorno … o que o compreende.
É saber no sentido profundo “o que é e como veio a ser”.
O “estado de compreensão” exige pensamento crítico e sistemático, ver o todo e suas partes, em movimento e constante mudança.
Quem compreende explica com suas próprias palavras e ganha autonomia para resolver problemas e multiplicar o conhecimento.
Compreensão x Conhecimento
Compreensão é um estágio evoluído de conhecimento específico sobre um assunto.
De acordo com a “Teoria Geral o Conhecimento de Platão“: “Conhecimento é crença verdadeira justificada”.
Compreender é um processo de busca da verdade, via a justificação de crenças (coisas que acreditamos).
Como alguma coisa é realmente? Como invetigar e ganhar visão crítica? Como fazer perguntas? Porque é uma verdade? Qual a sua origem ou categoria de coisa? Quais evidências? e Teorias comprovadas? … e assim por diante.
Compreender , como já mencionado, desenvolve o pensamento crítico – o conhecimento dos princípios, conceitos, razão, lógica, ética, estética, política, bom senso.
A “compreensão sistemática” é o resultado do processo de gestão da empresa e indivíduos; exige tempo e estrutura cognitiva
Transmissão de Conhecimento x Compreensão
Compreensão pode ser transmitida via testemunho, como no caso do conhecimento proposicional comum?
Uma questão-chave sobre a compreensão … como no caso do conhecimento proposicional comum, pode ser transmitida via testemunho?
- Eu posso “transmitir o meu conhecimento de alguma coisa para você … ex. “avisar que teremos uma reunião com o cliente”.
- No entanto, no caso da compreensão não é tão fácil transmitir e nem sempre possível … conseguimos compartilhar a nossa compreensão?
- Supondo que a compreensão não possa ser transmitida por testemunho, existem algumas explicações para o porquê disso ser o caso.
- Uma explicação é que compreender e como “ver” ou “agarrar” uma ideia e isso só a pessoa pode fazer, não dá para pedir para outra fazer.
- A compreensão não pode ser herdado de outra pessoa.
- Exemplo … para aprender a andar de bicicleta, dirigir ou “qualquer habilidade” não adianta investir em explicações.
Transmitir Compreensão é possível?
- Se concordarmos que a compreensão é uma habilidade, tal como “andar de bicicleta”, que pode ser aprendida com repetição, e não por explicação, então a compreensão será difícil ou impossível de transmitir porque as habilidades e habilidades em geral são difíceis ou impossíveis de transmitir.
- Nesta perspectiva, é portanto, um caso específico de um fenômeno mais geral … habilidades não são transmitidas.
- Em comprapartida, no contrapolo, podemos argumentar que a compreensão não é, de fato, tão difícil de transmitir.
- Suponha que eu pergunte por que você está atrasado para nossa reunião e você me diga “trânsito” … parece então que você transmitiu sua compreensão de forma bastante direta, tal como o conhecimento de horários de um ônibus – aparentemente tão diretamente quanto quando você comunica que o próximo trem chegará às 9:10.
Conclusão … o que parece necessário para uma transmissão bem-sucedida de compreensão é, portanto, que o andaime conceitual correto (fundamentação teórica) esteja instalado, no destinatário e supondo que o andaime esteja instalado, o entendimento pode ser transmitido de maneira plausível da mesma forma que o conhecimento