Modelos de gestão visam a eficácia empresarial e decorre do processo de melhoria de produtividade e da eficiência na execução das atividades operacionais da empresa e suas partes, áreas e times.
Dependem de todas as pessoas entenderem a missão, crenças e valores, características da gestão e gestores, estrutura organizacional e operacional da empresa.
Resultado econômico = eficãcia da empresas (é o melhor indicador).
Como medir resultado econômico e o patrimônio da empresa (patrimônio líquido como valor efetivo da empresa)?
Essas necessidades e influências ambientais é que configuram um novo paradigma (padrão) da produção e mudanças na forma de gerir ( e sistemas).
Como não ficar com a gestão obsoleta?
Resposta: competir com menores custos, melhor qualidade, maior flexibilidade nas linhas de produção e processos inovativos de produtos tecnológicos.
Princípios da Gestão Econômica
Produção e Produtividade … produção é quantidade (capacidade) e produtividade é eficiência (inteligência) … são instrumentos de vantagem competitiva … são gerenciados por indicadores que medem níveis e mudanças no corretismo, consistência e capacidade na execução de tarefas.
Eficácia e Eficiência … e necessário eficácia (qualidade, prazos, confiabilidade, flexibilidade) e eficiência (rapidez, otimização, custos) … ambos.
Foco no Mercado … se concentrar no que o mercado valoriza … otimizar esforço e alocar prioridades e excelência nos critérios de desempenho que o mercado mais valorza … usar como estratégia o foco, singularidade e mensagem consistente para nichos de mercado bem específicos para aumentar o valor das ofertas.
Indicadores …
Modelo de Produção … a multifuncionalidade é uma caracteristica quase universal no munto digitalizado e conectado em rede… é um fator de vantagem competitiva e é componente estratégico do modelo de negócio … integra em rede indivíduos, equipes, áreas, de várias várias formas ao longo do tempo, como “grupos trabalho multifuncionais”, cada qual com objetivos específicos, mas também com objetivos comuns e compartilhados … para afastar qualquer tipo de isolamento e aumentar a sinergia e o envolver todos na busca da excelência.
Cliente Ideal … cada pessoa na empresa deve identificar pelo menos um “cliente ideal”, que pode ser interno ou externo, à empresa, e quais seus critérios de desempenho e buscar excelência, para atender suas necessidades … a filosofia cliente-fornecedor força pessoas e áreas funcionais interagirem e a negociarem níveis de desempenho de indicadores de controle (dos critérios julgados de grande importância às suas necessidades), e isto faz com que se elimine muitas barreiras organizacionais e existentes em uma estrutura tradicional (não multifuncional).
Proatividade x Reatividade … sistemas e processos são essenciais (necessários, imprescindíveis) para integrar a empresa e atingir a eficácia empresarial mas não são suficientes … é também necessário o trabalho das pessoas, comportamento, familiaridade, teoria e ou prática sobre um objetivo e objeto do conhecimento específico.