A humanidade e as empresas representam a realidade, idéias, conceitos e teorias via modelos.
No ambiente empresarial, a modelagem – a aplicação de modelos – proporciona uma mudança de cultura, traz melhorias contínuas, além de diminuir custos, prazos e retrabalhos .
Modelos são “Metaferramentas” …
Desenvolvem a metacognição que pode ser resumidamente descrita como uma “capacidade superior cognitiva” , de autoregulação e automonitoramento da própria de indivíduos, times e empresa.
Modelos reunem conjuntos de estruturas e ferramentas, físicas e ou mentais, para trabalhar em conjunto via esquemas.
Modelos possibilitam a Aprendizagem Conceitual
A modelagem na empresa é uma “atividade conceitual” e pór conseguinte “uma aptividade de aprendizagem conceitual contimuada.
Usa modelos matemáticos atrelados a descrições simples de um sistema ou processo, para fazer cálculos ou prever o que pode acontecer.
Diante disso, a aplicação de modelos é também uma “estratégia de aprendizagem conceitual” para possibiitar a empresa “aprender a aprender”, conectando conceitos, montando uma rede de conceitos.
Modelos estão na base da Inteligência Artificial
Modelos são Esquemas
Modelos possibilitam times e indivíduos, abordarem a realidade via esquemas.
Entenda esquema como uma representação simplificada e funcional de um objeto, um movimento, um processo.
Esquemas são “equações gráficas ou geométricas”, que podem ser associadas equações matemáticas, ou algébricas.
Modelos são esquemas (representações geométricas), atreladas a equalções algébricas.
Representam traços essenciais de um objeto, processo, ou feômeno.
Um plano é um esquema, tal como mapas mentais, mapas conceituais, grafos, matrizes, estruturas de dados, entre outros não citados.
Modelos aumentam a Capacidade e Produtividade ao mesmo tempo.
Geram ganho de escala.
Permitem planejar, desempenhar, controlar e ajustar a capacidade de indivíduos, times e empresa como um todo.
O sucesso de qualquer empresa depende da sua capacidade em várias dimensões que os modelos representam … conhecimento, habilidade, potencial para conter, acomodar, produzir, desempenhar render o seu máximo.
Modelos são Metaferramentas para Ferramentas de solução de classes de problemas.
Usar ferramentas, com objetivo de explicar e resolver problemas e situações do seu cotidiano, de forma correta, consistente, padronizada e flexível.
Modelos Solucionam categoria de problemas
Um benefício relevante do uso de modelos na empresa é definir uma estrutura física ou mental, para suportar conjutos de soluções para uma classe de problemas … não apenas um problema … permitem classificar os problemas do dia a dia e atrelar as soluções, produtos e serviços da empresa.
Tal como as empresas de automáveis que usam vários modelos para r=resentar a sua marca, todas as empresas precisam ter marcas e modelos atrelados, não só para ser produtva, científica, mas principalmente para sobreviver no ambiente de alta competição.
Modelagem e Gestão
… não só evitar e tratar obstáculos, mas gerar melhorias contínuas e vantagens competitivas.
Modelagem e Ferramenta Mental
A modelagelagem em si é uma “ferramenta mental”, que transporta inteligência, indicadores cognitivos, emocionais e técnicos, via modelos, que orientam o sujeito a tratar com o objeto do conhecimento, interagir com ele, compreendê-lo com um objetivo (aspecto qualitativo) e meta específicos (aspecto quantitativo).
Modelos expandem a Autonomia das pessoas
Reunem métodos e ferramentas no entorno de si.
Geram drástica redução do trabalho de supervisão.
Viabilizam a aplicação do método científico em tempo real.
Modelos orientam o Processo de Gestão …
(entenda a gestão, de uma forma simplificada, como composta de 4 estágios: planejamento, desempenho, controle e ajustes).
Modelagem e modelos facilitam a imaginação …
Clareza na visualização da realidade, solução de problemas, tomada de decisão.
Todos os diagnóstico são apoados em modelos.
Só é possível diagnosticar ou autodiagnosticar, avaliar e melhorar o desempenho de uma pessoas ou empresa através de modelos.
Modelos permitem selecionar primeiramente os problemas … depois ferramentas para resolvê-los … depois incluir práticas e técnicas para usar as ferramentas com habilidades, depois vem os conteúdos, conceitos, que explicam o método da solução … ou seja, atuam de forma reversa ao conceito tradicional de ensino … primeiro vem a visão prática e depois a térica.
Exemplos de modelagem …
Modelagem Matemátiva
Todo e qualquer modelo tem no seu núcleo um modelo matemático que suporta ou descreve a sua estrutura, dimensões, variáveis, parãmetros, restrições, axiomas, conceitos, princípios teoremas e paradigmas.
A modelagem matemática tem como propósito estudar a simulação de sistemas reais para prever comportamentos.
O estudo da matemática na empresa, conceitos e profundidade depende da realidade, modelo de negócio e proposta de valor de cada empresa e da sua cadeia de valor.
A “matemática está em toda parte” e deve ser identificada e contextualizada para o bem de todos.
No entanto nem sempre é visível.
Cabe a empresa, gestores, facilitadores e mediadores, alertar as equipes quanto ao desenvolvimento dessa habilidade na medida certa.
A modelagem então, seja de processos, atividades, tarefas, produtos, serviços , de uma forma geral, é uma forma de ensinar matemática de forma prática, via ferramentas.
Modelagem Ambiental
É um ramo da modelagem matemática para prever eventos ou fenômenos, geração de diagnóstico e prognósticos.
Praticamente uma modelagem computacional.
Inclui equações matemáticas e algoritmos de aprooximação probabilística e heurística.
Visam aproximação de uma solução exata, mais provável, mais adequada ou viável .
Modelagem Computacional
É uma área multidisciplinar.
Aplica modelos matemáticos e computação (algoritmos, estrututuras de dados, hardware e software), análise e compreensão de problemas complexos (com muitas variáveis).
O uso computacional para problemas complexos busca prover respostas mais sofisticadas.
Objetiva tratar complexidades em tempo menor e por meio de solução de problemas complexos (já resolvidos, ou “algoritmizados”, que exigem grande quantidade de variáveis e esforço de cálculo)
Trata de simulação de soluções para problemas científicos, que envolvem variáveis que podem ser testadas, observadas, manipuladas e pode ser determinado por razões de ordem prática ou de ordem intelectual).
A modelagem computacional se aplica em desenvolvimento de produtos, pesquisas científicas, simulações, previsões temporais e espaciais de fenômenos, matemática, física, engenharia, tecnologia, meio ambiente, e outros.
Modelagem Conceitual
Modelagem conceitual é formados após um processo de conceituação ou generalização
É uma descrição da semântica de modelos, com alto nível de abstração.
Estuda a relação entre significantes para gerar significados, tal como feito nos mapas conceituais.
Entenda significante como uma imagem acústica que é associada a um significado numa língua, para formar o signo linguístico … segundo Saussure, essa imagem acústica não é o som material, ou seja, a palavra falada, mas sim a impressão psíquica desse som.
O “significado” varia entre domínios de conhecimento e pode ser uma representação mental de um signo, sentido de uma palavra, termo, frase ou conceito, relevância que se dá a algo … depende do contexto.
A Modelagem Conceitual descreve …
- Modelos de estrutura em termos de entidades.
- Relacionamentos e restrições,comportamentais e funcionais.
- Mudanças de estados e ações para a mudança.
- Interações e interfaces de usuário.
- Mensagens enviadas e recebidas e informações trocadas.
Modelagem de Processos de Negócio
dados,
processos de negócio,
software, tridimensional