O comportamento da gestão envolve o questionamento e flexibilidade para mudar o rumo dos processos da empresa quando necessário.
O objetivo é nortear, direcionar.
Os caminhos mudam para atenderem e se adaptarem às particularidades de cada situação.
No processo de gestão, um plano sofre ajustes no planejamento, execução, controle e desempenho.
Nesssa postura está implícito e explícito o questionamento, a pergunta.
- O desempenho está adequado?
- Qual a razão do desempenho?
- O que deve ser mudado no processo ou tarefa?
- Qual o corretismo do comportamento do sujeito que executa a tarefa?
- Qual a consistência nos resultados?
- Consiguimos gerar a capacidade planejada no dia a dia?
- Existe oportunidades de melhorias na motivação, estímulo ou habilidade?
- Como exigir resultados face a capacitação e experiência dos envolvidos na tarefa?
- Existe relação entre histórico social ou aculturamento do colaborador (ou da empresa) com o desempenho?
- Como está o desempenho da empresa para contribuir com o desenvolvimento social e cultural dos colaboradores e cadeia de valor externa?
- A minha empresa valoriza o aprendizado da gestão?
Essas possíveis perguntas são norteadoras e materializam postura científica.
Ajudam a orientar a observação, geração e testes de hipóteses para nortear a interação e intervenção.
Os fatores envolvidos na educação empresarial e particularmente na gestão de tarefas , atividades e processos, são múltiplos e complexos e demandam análises profundas e estruturais.
relação com o saber seja desencadeada pela “boa pergunta”.
A chave está na capacidade de gerentes e timesm fazerem perguntas.
A hablidade de investigar diferencia as pessoas. No entanto é pouco esplorada e portanto pode ser alvo fde grande diferenciação no ambiente da empresa e suas relações de negócios.
Pergutar pode ser pensada e modelada como uma “linguagem de alto nível” que contribui para o desempenho do cognitivo, emocional e técnico do sujeito.
Tem efeito direto na aprendizagem, resolução de problema. tomada de decisão, comunicação falada e escrita.
Perguntas mixam intuição (percepção não racional de compreensão), conhecimento de técnicas (práticas e métodos científico), objetivo (saber claramente onde se quer chegar), empatia (sentir o que os outros sentem, olhar em diferentes perspectivas além das suas).
É um componente fundamental da comunicação humana.
O cientista está sempre questionando, comprovando hipóteses para nortear a intervenção.
Estudando novas formas de fazer mediações ou intervenções.
Rever e reproduzir infinitas vezes a ação para, através das tentativas, “melhorar a pontaria”.
Firmeza e clareza de finalidades … clareza de objetivos e desdobramento em metas é uma das características de resiliência de um sistema, já que denota os rumos que devem ser seguidos; uma meta sustenta uma estratégia e uma rede de metas um contexto estratégico com vários caminhos para se chegar ao fim desejado. …. Quando não definimos objetivo e metas fica impossível ou muito preário o mapeamento de caminhos.
Sempre em qualquer empreendimento a formulação de objetivos e metas é o primeiro passo, após o propósito, que define o escopo e intenções.
Tolerância à tensão … saber conviver com a expecttiva de sucesso incondicional nas empresas.
Repetir … é uma característica essencial do processo de aprendizagem, capacidade de reiniciar, rever continuadamente, melhorar a cada ciclo (planejamento, execução, controle e ajustes), suportar o “possível incômodo” e a frustração da não obtenção do êxito imediato.
Essas são características da resiliência.
Gerentes, times e empresas resilientes se questionam mais
Se esmeram em construir boas perguntas para lidar com as tensões e reiniciar um processo sem abandonarsua finalidade, suportando a demora da reciprocidade das pessoas e times.
Simbolismo das Perquntas e Questionamentos.
Perguntas desencadeiam narrativas, pensamentos, abstrações e estados mentais.
Questionam o presente para preparar e antecipar experiências futuras.
A aprendizagem é o equilíbrio entre 4 eixos: escutar, ler, se auto questionar e dialogar.
A curiosidade é o motor da aprendizagem,própria do humano.
(Hélene Trocmé-Favre)
Só há aprendizado pela renovação contínua dos atos de escuta, de leitura, de questionamento e de diálogo.
Aprendemos a aprender a partir da curiosidade, da pergunta.
A psicanálise também contribui para compreender possíveis causas de dificuldade de aprendizagem.
É necessário afinar a escuta da relação do aprendente com o saber e a falta, que mobiliza o aprender.
Entrar em contato com a falta não é algo simples e fácil para uma geração familiarizada com a experiência digital que demanda respostas rápidas, que não favorecem a reflexão.
Aprender verticalmente exige tolerância à frustração, pois não corresponde ao ritmo acelerado dos jogos que demandam respostas imediatas.