Observe o mapa conceito-pergunta.
Conceitos são unidades de conhecimento conectadas por perguntas.
Podemos modelar um contexto ou significá-lo, por uma rede de conceitos, formada por perguntas e respostas, tal como ilustrado no grafo conceito – pergunta.
É um método para equacionar, parametrizar e resolver problemas pela aplicação de teoria de rede ou heurística.
Direcione a atenção para o mapa.
Agora pense num conceito, faça perguntas envolvendo algum aspecto ou circunstância … o que é esse conceito? porque existe? quem usa? onde? quando? como? quanto?
As respostas evolverão outros conceito, que estão relacionados a outros, e assim por diante, cujos caminhos serão decididos de acordo com a forma de perguntar (principalmente) e responder.
A pegunta descreve uma relação (informação) entre conceitos.
Perguntas concatenadas formam caminhos.
Trilhando caminhos via perguntas, podemos mapear e analisar contextos.
Pensar crítico envolve uso de perguntas para analisar, sintetizar e julgar contextos, caminhos, relações e conceitos que captam, representam, explicam e avaliam a realidade e suas mudanças, formando uma rede de conceitos e relações, perguntas e respostas.
Perguntas são usadas para explorar a imaginação e visualizar situações, passadas, presentes e futuras.
Perguntas fazem nos imaginar num grafo de meios e fins, que conecta situações correntes com futuras.
Convidam o sujeito a reagir, interagir, dar uma resposta, explicar ou informar.
Perguntas inspiram descobertas e atalhos, caminhos mínimos e máximos e trilhar o caminho do meios.
Pergunta é a ferramenta nuclear e esencial no processo de aprendizagem.
Funcionam como gatilhos e memorizar caminhos.
É uma ferramenta cognitiva simples, fundamental e poderosa.
É uma das melhores formas de desafiar positivamente a si mesmo.
Perguntar é arte e ciência.
Numa conversa, a liderança é de quem pergunta.
A pergunta participa de inúmeras técnicas cognitivas e emocionais.
Permite criar “caminhos lógicos” entre situações entender contextos e resolver problemas.
Quando usar Perguntas
As perguntas estão na base ou nascedouro do conhecimento. São usadas o tempo todo para …
- Conscientizar … tomar consciência de algo.
- Aprender …
- Avaliar a compreensão.
- Investigar, coletar dados, informação para a tomada de decisão.
- Investigar objetivos e intensões.
- Usar a lógica e garantir inferências corretas.
- Comunicar, planejar, organizar, obter, guardar, acessar, integrar informação.
- Aprender teorias, métodos, ferramentas, prática, simulação e resultados.
- Explicar.
- Resumir e memorizar conteúdos..
- Tentar antecipar a visão futura.
- Acionar pensamentos, emoções e sentimentos.
- Identificar analogias,.
- Transferir conhecimentos entre domínios de conhecimento diferente.
- Saber o que passa na cabeça da outra pessoa.
- Obter declarações e informações específicas.
- Saber opiniões subjetivas.
- Compreender argumentos e justificativas.
- Conduzir conversa de forma eficiente.
- Guiar a solução de problemas.
- Entender situações, contextos, escopos e desenvolver imagens de solução.
- Passar o controle da conversa ou fala para o outro.
- Recuperar o controle da conversa.
- Gerar informação.
- Criar caminhos lógicos
- Memorizar blocos de informação.
- Acionar memória
- Capturar declarações das pessoas
- Conduzir e controlar um caminho de tomadas de decisão.
- etc.
Como fazer Perguntas?
Um método simples de fazer perguntas pode ser sintetizado nos seguintes passos:
- Estabelecer um objetivo (meta) para a pergunta e foco (objetos, conceitos conectados com o objetivo).
- Apoiar a pergunta num cenário … visualisar a situação e circunstâncias (o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto) … se posicionar, entender a situação atual e o desafio de alcançar o objetivo.
- Produzir uma lista de frases interrogativas (perguntas) … relacionar objetivo, conceitos e circunstâncias.
- Priorizar a lista de perguntas … escolher as perguntas que criam os caminhos mais intrigantes, que geram maior vontade de responder e conduzam ao objetivo estabelecido.
- Compreender (explorar) onde as perguntas levam …. os caminhos que as perguntas traçam no contexto para chegar ao objetivo.
- Registrar o aprendizado e a riqueza do processo … o objetivo, contexto, conceitos, relacionamentos, caminhos, distâncias
Tipos de Perguntas
- Aberta … gerar um conjunto ilimitado de respostas; fazer uma pessoa falar livremente; iniciar uma conversa.
- Controle …delimitar um conjunto limitado de respostas; direcionar a fala da pessoa dentro de um domínio específico.
- Fechada … gerar uma resposta específica, ou uma ma lista de respostas específicas.
- Circuntancial… obter informações sobre o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto (5W2H).
- Direção … buscar instrução (diretriz) ao invés de informação factual. ex. quando ou como fazer isso?
- Exibição … produzir informações já conhecidas por quem pergunta. ex. testar conhecimento.
- Hipotética … fazer suposições com o propósito de refletir sobre suas consequências. ex. analisar causas e efeitos.
- Retórica … enfatizar uma circunstância ou opinião do falante, iniciar uma conversa, não gerar resposta direta, desafiar uma reposta.
- Semântica … explorar e investigar; gerar umconjunto de repostas logicamente possíveis e verdadeiras.
- Sugestiva … induzir uma certa resposta … podem ser diretas (você entendeu?), repetidas (questionar a primeira a resposta anterior).
Porque fazer Perguntas
As perguntas bem formuladas levam as pessoas ao entendimento, compreensão e estados mentais diferentes, de forma controlada e eficiente.
- Aumenta a sua fluência para tratar com o novo.
- Foca a sua atenção.
- Relaciona conceitos, procedimentos e experiências anteriores.
- Gera mudanças no que você acredita.
- Torna você um “criador ativo” do seu próprio conhecimento.
- Ajuda a explorar e avaliar o que você sabe.
Pergunta como disparadora de situação de aprendizagem.
Aprender num contexto no qual a pergunta circule faz toda a diferença.
Uma das estratégias para que os processos de ensino na empresa e aprendizagem fluam na empresa é desenvolver um modelo de perguntas de mediação, com foco nos objetos do conhecimento da empresa, para questionar, validar ou reestruturarprocessos e estratégias.
Quais são os efeitos das perguntas numa situação de aprendizagem?
A pergunta é mediadora, na medida em que ela responde aos anseios e desafios do viver e da empresa.
Pergunte para você mesmo: o ensino e aprendizagem na minha empresa está satifatório?
É necessário métodos para não só conduzir situações e processos de forma adequada, mas ir além, saber escolher qual o melhor métodos para determinadas situações.
É necesário também práticas, para serem aplicadas em diferentes contextos.
Práticas bem conduzidas envolvem:
Clareza dos objetivos a serem alcançados.
Rerelação ensinante e aprendente dos objetos do conhecimento a serem aprendidos.
Significado dos objetos a sereM, aprendidos.
Organização do processo e dos conteúdos a serem transmitidos, construídos e compartilhados.