A mediação estuda formas de desenvolver o ser epistêmico através da relação sujeito e objeto.
Tem origem na filosofia.
Existem vários tipos de mediação sustentadas por diferentes corrente filosóficas adotadas.
A mediação positivista, adota a ciência, professor, aluno, currículo linear e rejeita a intuição, introspecção ou fé religiosa.
A mediação piagetiana é construtivista e eminentemente dialética (*), tem o objetivo gerar interação, reflexão, metacognição, assumir o controle da aprendizagem, entender e acionar diferentes tipos de abstrações (estados mentais e pensamentos)
Na mediação construtivista o foco está na interação e interpretação da experiência do sujeito, vai além da experiência, admite e convive com outras corrente como empirismo, pragmatismo, racionalismo, objetivismo e outras correntes.
Relação sujeito Objeto.
Na epistemologia (ramo da filosofia), psicologia, educação e aprendzagem e ciência cognitiva, um dos pontos centrais do debate é o da relação entre o sujeito e objeto … aquele que conhece e aquilo que é conhecido, e vice versa.
Essa discussão acerca da relação entre sujeito e objeto se estende para a psicologia e aprendizagem que lançam mão do uso da mediação.
Mediação é um tema ou conceito importante para a cognição defendida por Lev Vygotsky, Humberto Maturana, Jean Piaget (1896-1980) e por uma grande quantidade de estudiosos e cientistas correntes.