A repetição consolida, ilumina, destaca semelhanças e diferenças de padrões, desvios, mudanças no contexto, circunstâncias, condições, meios empregados, recursos … tudo que envolve experimento, tarefa, tomada de decisão, solução de problema e aprendizagem.
O processo de aprendizagem humana é baseado na repetição de fenômenos, interações, movimentos, pensamentos, que geram hábitos, bons ou maus.
Qualquer “ato consciente” gera informações modeladas de um histórico de dados circunstancial que o explica.
Entenda circunstancia com a “descrição completa do fato” (o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto).
Tudo que fazemos é diferente do que foi feito antes, mesmo quando dizemos que são coisas iguais … o igual ou verdadeiro são relativos e diferentes “sempre”.
Dessa forma, será a repetição da pergunta e da resposta que marcará o caminho mais provável ou verdadeiro para chegar de um ponto ao outro, considerando todo o contexto envolvido entre esses dois pontos A e B.
Por decorrência, a aprendizagem de máquina, inteligência artificial, gestão de sistemas, processos cognitivos e físicos, estão baseados no conceito da repetição, de experimentos, formação de rede de caminhos, observação dos caminhos, mudanças, o que é mais determinístico ou mais aleatório, nos dados gerados pelos caminhos que retratam todas as decisões do ambiente.
Tudo está conectado e teoricamente e por repetição, poderemos identifica “qualquer” mudança e revisitando seus caminhos.
Esse ganho de inteligência significa maior capacidade de repetir, armazenar dados, comparar caminhos mínimos e máximos, avaliar pesos, custos, tempos.
Qualquer sujeito ou objeto ou ambiente muda e a cada repetição é possível identificar o que mudou, porque mudou, quem mudou, quando, onde, como e quanto.
O nosso sistema cognitivo é uma rede complexa e de alto desempenho com 100 bilhões de neurônios (nós) e cada qual com 10 mil conexões (relacionamentos).
A repetição cognitiva está subjacente à repetição de tarefas.
A razão está no processo e resultados de interações e experimentos sucessivos.
Tudo muda … o que, quem, porque, onde, quando, como e o quanto.
A habilidade de identificar essas mudanças é fundamental para adquirir conhecimento e justificar crenças e verdades.
Modelo Cognitivo da Repetição
Se pensarmos o modelo repetição modelado num grafo fica mais claro entender o papel da repetição no sistema cognitivo e como melhor compreendê-la.
Um processo de repetição pode ser representado num grafo pelo caminho mais provável A – B e outros caminhos alternativos visibilizados.
A modelagem via grafos permite mapear a qualidade e quantidade de caminhos entre quaiquer dois pontos.
A partir dessa modelagem, uso de estatísticas e aplicação de algoritmos da “teoria de rede”, é possível monitorar e identificar, “todos” caminhos e escolher os melhores caminhos para cada repetição, considerando o histórico de repetições.
Quais são as estatísticas de nós e conexões de uma repetição AB- média, mediana, moda e variância da repetição?
Quais os horários ou momentos de maior tráfego repetitivo?
Quais são os principais pacotes de informação trafegados na rede?
dos dados das decisões e caminhos registrados na rede.
A audiência até passa a esperar por determinados momentos do seu dia, semana ou mês.
Incluir frases e pequenos textos que estão alinhados com valores.
Engajar pessoas.
Medir repostas.
Desenvolver rotinas e hábitos
Compartilhar e conectar idéias.
Gerar e sinalizar caminhos de conexão, rotas, para facilitar engajamento e relacionamentos.
Familiarizar as pessoa sobre produtos, serviços, soluções, tarefas.
Encontrar relações e referências com planejamento, organização, etc.
Reforçar positivamente a decisão de compra de quem te acompanha.
Organizar rotinas no dia.
Mostrar para as pessoas a tarefa e o trabalho.
Atrair pessoas.
Significar o trabalho, missão, valores e visão ao longo do tempo.
Fazer associações imediatas.
Padronizar formatos e fluxos de informações, uso de materiais, seja no ambiente digital ou no offline.
Socializar.
Criar Comunidades
Reforçar ou destacar a marca e identidade visual.
Ajusta modelos cognitivo via rede sociais, grafos, pesos, filtros, padrões, para identificar conceitos, marcas, etc.
Desenvolver e prover conexão prazeroza
Desenvolver compreensão imediata pela percepção da rede, sem necessidade de pensar.
Recordar caminhos na rede, Reproduzir situações e estados mentais conscientes, ao longo do caminho.
Recordar significa lembrar daquilo que pode ser lembrado, enquanto Repetir significa agir para aquilo que não pode ser lembrado.
Repetir é fazer aquilo que não pode ser lembrado.
A mediação cognitiva é uma exploração dessa diferença, não perceptível pela pessoa, fazendo com que este se dê conta dos acontecimentos que o tomam enquanto sujeito da ação.
A repetição se apresenta na rede social e na mediação como uma força que atualiza componentes sociais que antes não podiam ser recordados.