A filosofia é a busca da sabedoria. Tem como propósito desenvolver a capacidade intelectual de contemplar (observar atentamente) e agir usando compreensão aprofundada (insight) e bom senso.
A filosofia (ocidental) tem mais de 2500 anos, nasce na Grécia e originou a ciência.
Na realidade, o pensamento filosófico é um traço da civilização humana.
A filosofia é a mãe da ciência e agente fundamental do conhecimento moderno.
O termo (e conceito) ciência foi criado, tal como hoje concebemos, no século XIX, antes era tudo filosofia desdobrada em várias áreas.
Através do estudo da filosofia, podemos entender o mundo, natureza, evolução do pensamento ao longo dos tempos, várias formas que representamos a realidade, percebemos e compreendemos mudanças contínuas no ambiente.
O estudo filosófico (racional) alavanca o estudo científico (experienciação) e vice versa.
A filosofia cria uma “camada intelectual” ou “artificial”, via ferramentas mentais, que permitem o “sujeito epistêmico” “mediar e medir” o seu desenvolvimento e do seu círculo de convivência e reproduzí-lo segundo um “padrão filosófico”.
Episteme e Teoria do Conhecimento
Episteme do grego significa conhecimento.
Epistemologia significa “teoria do conhecimento”.
Desde os seus primórdios, a filosofia constrói continuamente uma estrutura de conhecimento, que estuda, refuta, aprimora as habilidades humanas, como pensar, conversar, argumentar, investigar, analisar, compreender, comunicar, inferir, persuadir, resolver problemas, tomar decisões …. e formar ” redes de conhecimento” e “pessoas epistêmicas”, via um “protocolo filosófico” comum, aberto, evolutivo, que permite criar, desenvolver e disponibilizar “ferramentas mentais” segundo o rigor da “modelagem filosófica”.
A bíblia conta a história de Cristo, a filosofia conta a história da humanidade.
A filosofia modela uma arquitetura conceitual e estabelece um protocolo de alto nível que roda acima do senso comum … mais do que isso, depende dele como insumo, para desenvolver pessoas epistemes.
Epistemologia ou teoria do conhecimento, é o ramos da filosofia endereçado aos métodos e ferramentas que estudam o “o que e o porque” da natureza e qauisição de conhecimento.
Conhecer o “certo e científico”.
Criticar princípios.
Formular hipótese que sejam guias do pensamento, método científico e para os resultados nas diversas ciências.
Determinar seus fundamentos lógicos, valor e importância objetiva.
Existem diferentes definições de conhecimento …
Conhecimento é sensação … ou seja baseado na experiência … são os sentidos humanos que fornecem o primeiro plano de informações (direto), mas os sentidos são subjetivos e dependem de cada pessoa, pode ser alterada com a idade e tempo, e portanto é um tipo de conhecimento inconfiável (não científico), não universal,.
Conhecimento é a decomposição do objeto para análise … a principal proposição de defesa do empirismo, pois, para melhor análise de cada estrutura, cada cientista, de cada área do conhecimento, decompõe o objeto até buscar o seu particular e nele a ideia do que é conhecimento.
Crença verdadeira justificada … nesta teoria defendida por Platão, que busca a universalização ao invés de subjetivação, o conhecimento é aceito de acordo com a sociedade e cultura de onde se existe; crença são convicções aceitas por grupos de pessoas porque tem base em valores, costumes e hábitos desses grupos; o conhecimento considerado verdadeiro, dentro desta concepção, deve ser acreditado à luz de algum critério que seja aceito por todos; dessa forma, pode-se construir um conhecimento capaz de transcender o particular e o tempo e alcançar o inteligível.
( … no “Mito da Caverna” o mundo sensível, os sentidos determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos, enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas ...)
O mundo real é o mundo das ideias, em que as experiências sensíveis não têm efetiva importância porque são subjetivas.
O ideal é universal e real.
Nesse real, o conhecimento seria válido para todas as entidades.
De forma contrária, o empirista acredita e formula sua teoria na existência de particulares e conceitua o universal como uma coisa inexistente
Por exemplo
… para os idealistas (racionalistas, universalistas) como Platão, o conceito universal de mesa, captura características gerais pertencentes a todas as mesas … mesas com três pernas, com quatro, de madeira, de vidro ou de plástico…
… para os empiristas o mais importante são as particularidades de cada mesa; não existe um conceito de mesa comum ou entidade “mesa”.
Para os “platonistas” (idealistas) o mais importante é a alma – aquilo que está dentro de nós mesmos e onde está a realidade e para isso, é necessário abandonar o sensível e experiência.
Já Aristóteles seu discípulo tinha uma visão e posição diametralmente antagônia ( empirista, ode os sentidos são a primazia do conhecimento).
Na teoria do conhecimento de Platão é necessário que a pessoa esteja “equipada intelectualmente” para interpretar a realidade, lidar com suas próprias buscas, descobertas e paradigmas.
Cada teoria tem suas correntes filosóficas que se conflitam e desse conflito objetivo é gerada a evolução das espéciees e conhecimento.
Para Platão a busca do conhecimento tem um significado exatamente contrário: um conhecimento universal, imutável e eterno.
O inteligível (ou compreensível) é sempre o objetivo do filósofo (cientistas, pessoas epistemes, especialistas).
Dessa forma, as emoções, o que o ser humano exala, tem de mais orgânico e animal, devem estar sob controle da razão.
A filosofia é uma ferramenta qualitativa … se preocupa com o nível de realidade que não pode ser quantificado, com significados, motivações, aspirações, crenças, valores e atitude.
A ciência busca quantificar isso tudo preservando os conceitos filosóficos.
A filosofia visa amadurecer intelectualmente a criança, o adolescente, o adulto, o profissional, empresa e sociedade.
para o nosso uso, para ficarmos mais inyteligentes ou conhecdores do que fizeram antes e com sucesso!
Filosofia está encrustada no desenvolvimento humano e foca no uso e desenvolvimento do intelecto e do pensamento crítico.
Tem o propósito de fazer com que o sujeito desenvolva pensamentos e habilidade cognitivas de ordem superior.
Por causa disso, a filosofia originou a matémática, psicologia, astrologia, antopologia, medicina, todas as ciências.
Filosofia é uma atividade meio que estuda a existência e essência de tudo que circunda o sujeito e depende exclusivamente do seu olhar subjetivo para entender a objetidade das coisas.
A filosofia ensina as pessoas, com seus métodos e ferramentas, criar e desenvolver o hábito de fazer perguntas que não têm respostas certas ou erradas para um problema específico, mas admitem várias soluções, porque assim é o mundo.
Tudo muda e a forma de pensar idem … mudança é um pilar da filosofia e para todos nós.
Dessa forma, à partir de perguntas e problemas filosóficos ( problemas abertos, claros, não subjetivos), foram e são desenvolvidos vários métodos e ferramentas, nas várias áreas do conhecimento humano, que são validados ou refutados pelas várias gerações de teoria filosóficas (e depois científicas), através de novos métodos, ferramentas e resultados anteriores, numa evolução contínua.
Dessa forma a filosofia estã na origem do pensamento científico que surgiu há um dos seus vários ramos, dentre os quais são: metafísica, epistemologia, lógica de “problemas filosóficos” e lógicos que existem ou irão ainda acontecer, fazer previsões de comportamentos, ajustes na forma de pensar e resolver novas categorias de problemas do presente e do futuro.
Um conceito importante que distingue a filosofia é que ela não se preocupa com o “como fazer” e sim com “o que é” e “porque fazer”.
O foco está no sujeito (eu, você, empresa) … na investigação filosófica, analisar, sintetisar, modelar, compreender pensamentos, natureza, sujeitos, seus objetos e relações.
Ensinar as pessoas a pensar crítico, investigativa, inteligente, criativo.
Educação, psicologia, matemática, literatura,
É um modo recursivo de pensar, que pode ser repetido várias vezes, tal como na matemática e outras ciências.
Nesta perspectiva, filosofia” parece ciência, mas não é, já que não trata da experienciação, mas é a semente da ciência.
Precisamos saber as nossas origens e de onde vem ou é criado o conhecimento, aprender com a história, ganhar conhecimentom à priori do que irá provavelmente acontecer, porque já aconteceu e foi estudado inúmeras vezes por pessoas ilustres cujas teorias sobtrevivem e validam outras até hoje.
Desta forma o estudo da filosofia para o empresário ou qualquer profissional, representa uma resumo e síntese da história da humanidade em poucoa capítulos e cheui de personagens ilustres, qye se preocupoaram em multiplicar e artificalizar o conhecimento, não ser a criatura da natureza como també criador.
Filosofia Empresarial
A filosofia empresarial é a aplicação da filosofia na gestão de empresas e negócios e envolve a definição e reforço de valores, princípios e diretrizes, estímulo do comportamento ético, lógica e aargumentação visando orientar o processo de melhoria do desempenho da empresa … filosofia empresarial situa-se no núcleo da gestão
Funciona como alicerce e referência para profissional e empresa aplicarem a ciência e seus métodos e ferramentas científicas e tecnológicas para pensar e se comportar de forma correta e consistente.
A filosofia empresarial observa e analisa contextos, conceitos, valores chave para a sustentabilidade da empresa e negócios.
Ensina e ajuda a criar mecanismos para acionar formas de pensar, compartilhar, padronizar comportamentos, empoderar as pessoas, dar autonomia, facilitar o autodiagnóstico e autoaprendizado.
- A filosofia cria, estuda e avalia a ciência … ambas andam alinhadas e sinérgicas.
- Cientistas buscam saber científico via métodos científicos, que passam por um tratamento formal.
- A ciência têm como base a experiência e a lei de causa e efeito, onde “o acaso não existe”.
- Daí a afirmação de que todo efeito tem uma causa.
- Essa causa pode ser boa ou ruim e promover resultados positivos ou negativos.
Filosofia empresarial é o estudo de questões relacionadas a empresa e aquilo que a cerca, como ética, moral, linguagem, existência, verdade e conhecimento.
Filosofia da Ciência
Filosofia é a única atividade intelectual que se esforça para questionar a si mesma, em contraste com as ciências (matemática, física, etc) que não questionam o seu propósito.
- Podemos dizer que a filosofia é uma “disciplina científica distinta”, já que contém a si mesma como objeto de investigação.
- Ou seja, o pensamento filosófico é metafilosófico, consiste em avaliar o próprio papel da filosofia enquanto ramo do saber humano.
- Buscar entender limitações, objetivos e produção de conhecimento.
- É uma atividade intelectual que consiste em pensar generalizado e que pode ser recursivamente repetido inúmeras vezes, de modo infinito.
A tentativa de dar uma resposta bem fundada à pergunta “O que é a ciência?”, levou ao surgimento e desenvolvimento da filosofia da ciência.
Princípios da Filosofia da Ciência
Quais são os conceitos comuns para todas as ciências?
Filosofia da ciência é um ramo da filosofia que estuda todas as ciências – fundamentos, pressupostos e implicações filosóficas da ciência, para compreender e investigar suas origens, transferir conhecimentos, avaliar uma boa explicação científica.
Quais são as principais preocupações da filosofia da ciência nos negócios.
- Modelagem de Negócio … descreve como a empresa entrega e captura valor, constrói, modifica e inova as estratégia de negócios.
- Gestão do Conhecimento … reunir coleção de métodos relacionados à criação, compartilhamento, uso e gerenciamento do conhecimento e da informação da empresa para fazer melhor uso e aplicação do conhecimento.
- administração de empresa …
Uma disciplina estabelecida desde 1991, [3] KM inclui cursos ministrados nas áreas de administração de empresas , sistemas de informação , gestão, biblioteca e ciência da informação . [3] [4] Outros campos podem contribuir para a pesquisa em GC, incluindo informação e mídia, ciência da computação , saúde pública e políticas públicas . [5] Várias universidades oferecem mestrados dedicados à gestão do conhecimento.
- Processo de Conceituação … construir “bibliotecas blocos de informação” para desenvolver uma linguagem de alto nível na empresa, padronizada com uso de conceitos, princípios, formatos, para construir comunicação, compreensão, modelagem, argumentação, justificação, inferência, previsão e tomada de decisão.
- Método Científico … garantir um processo eficaz, teórico e empirico para as atividades chave da empresa
- Ética … orientar comportamentos e filosofia moral.
(*) linguagem de alto nível – linguagem conceitual, clara, não ambígua, personalizada, fácil de comunicar, compreender e de alta significância,
Empirismo e Filosofia da Ciência
Um conceito central em filosofia da ciência empresarial é o empirismo ou dependência da evidência.
- O empirismo, junto com o pragmatismo, é uma corrente filosófica que domina o pensamento das empresas e sustenta o método científico.
- É a visão de que o conhecimento deriva da experiência e observação do mundo.
- Uma hipótese ou suposição científica é desenvolvida e testada através de métodos empíricos que são baseados em observações e experimentos.
- Uma vez reproduzidos vários ciclos de observações e experimentos, a informação resultante conta como evidência (histórico de fatos e dados), para desenvolver teorias que expliquem os fatos.
- Observações envolvem percepção, que são influenciadas por nossa compreensão do mundo, que conforme mudam, gera mudanças nas observações.
- Os cientistas usam indução, a dedução, metáforas conceituais chaves (analogias) para trabalhar as observações em uma estrutura coerente e autoconsistente.
(*)
Método Empírico (pesquisa qualitativa) é baseada na vivência do pesquisador, sua maturidade experimental para recolher dados de fontes diretas (pessoas). que conhecem ou vivenciam o tema, fato ou situação … deve se diferenciar a abordagem e entendimento, gerar mudança, alteração profunda, relevante, que não distorça, agrida ou altere o “conteúdo principal” , mas sim enriqueça e o transforme em conhecimento de fácil compreensão e atração.
Fato … Realidade é tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise … é “tudo o que existe”.
- Fontes de Informação – afirmações, conceitos científicos, teorias.
- Linguagem – produção de informação, conceitos e gestão do conhecimento.
- Tecnologia – processos, métodos, habilidades, ferramentas – para coleta, processamento, produção, distribuição, integração de bens e serviços.
- Método científico – sistematização, aquisição e uso do conhecimento.
- Ética e Comportamento – regras para argumentos e condutas.
Ramos da Filosofia
A filosofia pode ser melhor entendida quando analisamos quatro dos seus principais ramos … metafísica, epistemologia, lógica e ética.
Epistemologia … estudo do Conhecimento
A Epistemologia e o ramos da filosofia que investiga o que é conhecimento e teorias sobre conhecimento, crenças, justificações das crenças e relações entre o sujeito (ser pensante) e o objeto (ser sobre ação do sujeito).
- Epistemologia é a teoria que justifica a validade do conhecimento.
- É também chamada de filosofia da ciência, já que examina os problemas, significado, estrutura e papel da ciência.
- É o estudo crítico da ciência, com o objetivo de determinar a sua origem lógica e o valor do seu conhecimento.
- Preocupa-se principalmente com o saber descritivo, o “saber o que”.
Teoria do Conhecimento
Entender o conhecimento, tipos de conhecimento, objetivos do conhecimento e origens vem de longa data.
A teoria do conhecimento foi formulada pelo filósofo grego Platão é bem aceita durante esses 2500 anos de história, usa três condições necessárias e suficientes, para a definição do que é conhecimento … Conhecimento é crença verdadeira justificada.
Onde:
- Crença … não se pode conhecer algo em que não se acredita … ou seja, “Eu sei x, mas não acredito que x seja verdadeiro” é contraditório.
- Verdade e Falso … Aristóteles, definiu um pouco depois, o que era na sua visão o conceito de verdade e formulou os princípios da lógica formal.
“Dizer de algo que é que não é, ou de algo que não é que é , é falso.
No entanto, dizer de algo que é que é, ou de algo que não é que não é, é verdade. “
Definição de Aristóteles sobre Verdade e Falso.
Justificativa … o ser humano não acredita em algo puramente como uma questão de sorte … existem vários pensamentos para justificar as suas crenças …
A Epistemologia nos dias de hoje se concentra em justificar crenças para gerar conhecimento.
Contra exemplo da Teoria do Conhecimento de Platão.
O filósofo americano Edmund Gettier questionou a teoria tradicional do conhecimento, alegando que há certas circunstâncias nas quais não se tem conhecimento , mesmo quando todas as condições da teoria do conhecimento são satisfeitas.
- Por exemplo: suponha que o relógio da praça parou de funcionar às 23h56 da noite anterior e ainda precisa ser consertado.
- A caminho da aula do meio-dia, exatamente doze horas depois, olho para o relógio e acredito que são 11h56.
- Minha crença é verdadeira , é claro, já que o tempo é de fato 11h56.
- E minha crença é justificada, já que não tenho nenhuma razão para duvidar sobre a hora que o relógio diz.
- No entanto, parece evidente que não sei se a hora é 11h56.
- Afinal, se eu tivesse passado pelo relógio um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde, teria acabado com uma crença falsa, em vez de verdadeira.
Como Justificar Crenças e gerar Conhecimento?
O conhecimento, é um processo sistemático de justificar crenças como verdadeiras.
Como justificar crenças de uma forma geral?
Exemplos de fatores usados para justificar crenças como conhecimento são:
- Evidencialismo … a crença possuir evidências … acontecimentos, fatos, dados, estar ajustada às evidências de uma pessoa.
- Confiabilismo … ser uma crença produzida de forma confiável e racional.
- Infabilismo ... a justificação (ou teoria) que justifica a crença é infalível e não apresentar erros.
- Externalismo … avaliar fatores externos, foras de controle e relevantes, que podem interferir no conhecimento.
- Internalismo … avaliar as condições de produção de conhecimento geradoa por vários tipos de pensamentos ou estado mentais.
Quais são as principais questões Epistêmicas?
Existem várias categorias de questões epistêmicas na empresa.
O que é conhecimento?
- O que realmente eu sei e o que preciso saber?
- Qual o saber por familiaridade … experiência, vivência, entendimento de mudanças, relações e padrões?
- Qual o saber descritivo … ou saber o que … explicar objetivos, estratégias, planos, teorias, métodos e ferramentas usados?
- Qual o saber fazer ou habilidade … fazer e gerar bens e serviços com eficácia e eficiência?
Quem participa do conhecimento?
- Quem decide?
- Quem faz?
- Quem controla?
- Quem facilita?
- Quem ensina?
- Quem usa?
Porque o conhecimento?
- Propósito … familiaridade, descritivo ou habilidade.
- Objetivos … financeiros, marketing, vendas, produção, operação, pessoa
- Metas … específica, mensurável, acessível, relevante, temporal.
Quando usar o conhecimento?
- Planejamento … modelar, formular objetivo, analisar situação, definir metas, formular estratégias, planos e indicadores.
- Execução … administrar o tempo, recursos, executar o plano, registrar as informações e resultados para controle.
- Controle … fazer previsões, avaliar desvios, padrões, erros, tendências e sazonalidades.
- Ajustes … fazer melhorias corretivas e preventivas.
Onde usar o conhecimento?
- Desenvolvimento pessoal –
- Modelagem de Negócio – funcionamento dos componentes chave.
- Processos de Negócio – planejamento, finanças, marketing, vendas, compras, logística, pessoa, tecnologia.
- Atividades de rotinas.
- Tarefas ou procedimentos específicos.
Como ganhar conhecimento?
- Quais os métodos e ferramentas para aprender?
- Como ganhar conhecimento por familiriadade?
- Como ganhar conhecimento descritivo?
- Como ganhar conhecimento de “como fazer” (ganhar habilidade)?
- Quais os blocos de informação a serem criados e compartilhados para informar e comunicar?
- Como aprender na empresa?
Quanto conhecer?
- Sabemos aquilo que julgamos conhecer?
- Como criar objetivos e metas epistêmicos?
- Quanto sabemos?
- Quais os limites do conhecimento?
A visão epistêmica é “trabalhosa” e exige tempo e “pensamento investigativo”, um dos pilares da filosofia.
A epistemologia foca no conhecimento proposicional ou “conhecimento do o que”, baseado em perguntas “o que”, em contraposição as perguntas “como”, formadoras do conhecimento procedural.
Ética
O que é Ética?
Ética é o estudo da moral, que busca sistematizar conceitos de comportamento, como se deve viver e com que base tomar decisões.
- É “muito” importante no mundo dos negócios … para atrair clientes, aumentar a produtividade e manter talentos .. segundo pesquisas, mais de 30% dos consumidores optam por empresas que causam impacto social ou ambiental positivo.
- A principal “desvantagem” da ética nos negócios … é que pode aumentar os custos e reduzir a capacidade da empresa de maximizar o lucro.
- Desenvolver, implementar e manter a ética nos negócios pode ser demorado … exige atualização contínua, de acordo com as mudanças nas leis e regulamentos, especialmente à medida que a empresa cresce.
- Ética e Marca … o comportamento ético, invariavelmente, aumenta a reputação da marca e existem várias teorias e práticas para fazer isso.
Como desenvolver o pensamento ético na empresa
Ter uma forte ética de trabalho faz sentido para os negócios porque os funcionários querem trabalhar para uma empresa da qual se orgulham e com colegas que sabem que agem com integridade. Clientes ou clientes em potencial também são mais propensos a escolher uma empresa que possa mostrar como eles se comportam eticamente porque fornece o fator de ‘sentir-se bem’ adicional a qualquer transação comercial.
Dicas para criar um local de trabalho mais ético:
1. Crie um código
Criar um Código de Conduta consistente e identifique um conjunto de valores para orientar como os funcionários trabalham juntos e se envolvem com os clientes ou a sociedade. … por exemplo? ‘espírito empreendedor’, ‘união e entusiasmo’. etc. Em vez de se concentrar no que é proibido, pense no tipo de comportamento que deseja promover.
2. Envolva-se com seus funcionários e clientes
É mais provável que seus colegas se envolvam em qualquer Código de Prática ou Código de Ética se estiverem envolvidos em seu desenvolvimento.
3. Reforce os benefícios do código
Ter um Código de Conduta ou Código de Ética consistente, viável, desejável e alcan;[avel, que complemente o tipo de negócio que você faz. Mas não adianta encorajar sua força de trabalho a atingir metas difíceis se isso envolver comprometer sua integridade de alguma forma.
4. Seja um bom modelo
Muitos de gerentes querem ser vistos como éticos, mas a grande maioria dos trabalhadores não acham que seu gerente dá um bom exemplo moral. O comportamento ético sólido começa no topo com os líderes da sua empresa – seve ser uma regra única para todos.
5. Treine seus funcionários
Todos precesam saber o que é e por que é importante, o que está em risco, quais possíveis consequências de violação e como podem aderir ao código, via treinamento sobre os valores e a ética da empresa em situações frequentes, emergentes e importantantes.
6. Promova seu comportamento ético
Ter uma reputação de empregador ou fornecedor ético é ótima ferramenta de marketing… por exemplo, ajudar a garantir que qualquer resíduo de sua empresa seja reciclado adequadamente, obter recursos de fontes sustentáveis, aplicar políticas de RH robustas que protegem seus funcionários, usar o site da empresa com materiais de marketing, mídia social e relações públicas para dizer às pessoas como você está fazendo a diferença.
7. Recompense o comportamento ético
Valorizar e recompensar o comportamento ético, tal como prêmio mensal em reuniões de equipe, para indivíduos que deram bom exemplo de como de comportamento íntegro.
8. Aprenda com seus erros
Falta de ética resulta em danos à reputação gera danos, cujo único benefício é gerar a oportunidade de mudar a maneira de trabalhar para evitar que isso aconteça novamente …. é um bom momento para alterar seu Código de Conduta ou Política de Ética.
9. Denunciar comportamento antiético
Criar uma maneira fácil e privada de denunciar qualquer comportamento antiético … é preferível delatar colegas do que as consequências do comportamento antiético … garantir que haja pessoas em sua força de trabalho treinadas para investigar quaisquer reclamações.
10. Mova-se com os tempos
As políticas de ética precisam refletir o mundo em constante mudança em que vivemos, inspirar a evolução da marca.
Lógica
A lógica é um campo interdisciplinar que analisa a verdade e o raciocínio que leva a verdade.
Avalia argumentos (premissas ou proposições), destinadas a determinar o grau de verdade de outra afirmação – a conclusão.
Estuda regras válidas de raciocínio, ou regras de inferência (dedução e indução), que levam à aceitação de uma conclusão.
A lógica formal … usa regras bem determinadas, expressa as verdades sob alguma interpretação dentro de algum sistema lógico.
Uma verdade lógica é uma afirmação que é verdadeira em todos os mundos possíveis ou sob todas as interpretações possíveis.
Não é necessário que um argumento válido tenha premissas que sejam realmente verdadeiras, mas que tenha premissas que, se fossem verdadeiras, garantiriam a verdade da conclusão do argumento.
Fatos
O raciocínio lógico está em oposição com o fato que é uma ocorrência no mundo real que pode ser verificada por experiência ou envolvimento dos 5 sentidos, ou seja, pela percepção.
Um fato é um componente estruturado existente da realidade que é o criador da verdade para uma proposição verdadeira.
As obras de referência padrão são frequentemente usadas para verificar os fatos.
Os fatos científicos são verificados pela observação cuidadosa repetível ou medição por experimentos ou outros meios.
No método científico, os fatos científicos são fatos que podem ser verificados por observação cuidadosa e repetível ou medição por experimentos ou outros meios.
É fundamental para a construção de teorias científicas.
Os fatos são independentes de crença e de conhecimento, são imunes à viéses, são verdades.
Fatos podem indicar alegações, argumentos ou descobertas, à partir de um processo de avaliação, testemunho, observação direta, raciocínio, experimento, experiência pessoal, investigação, argumentação.
Em epistemologia um fato é definido como algo verdadeiro.
Em matemática, um fato é uma afirmação (chamada de teorema ) que pode ser provada por argumentos lógicos à partir de certos axiomas e definições.
A definição de um fato científico é diferente da definição de fato, pois implica conhecimento, observação ou medição cuidadosa repetível e fundamental para a construção de teorias científicas
- Axioma lógicos … são afirmações consideradas verdadeiras dentro de um sistema lógico e frequentemente são descritos na forma simbólica “Se A e B então implica A“, enquanto axiomas não lógicos (por exemplo, a + b = b + a ) são afirmações fundamentais sobre os elementos de um domínio de conhecimento específico (como a aritmética).
Metafísica
Metafísica estuda a existência e a relação entre as coisas, incluindo mente e matéria … porque algo existe ou está sendo proposto, a relação entre as coisas, política e estética.
“Existe uma ciência que considera o ser enquanto ser e as competências que lhe competem enquanto tal. Ela não se identifica com nenhuma das ciências particulares: de fato, nenhuma das outras ciências considera universalmente o ser enquanto ser, mas delimitando uma parte dele, cada uma estuda as características dessa parte.”
Aristóteles … UMA FILOSOFIA PRIMEIRA … UM conjunto de conhecimentos independentes de qualquer atividade empírica e de qualquer experiência sensorial.
O estudo metafísico é realizado a partir da dedução daquilo que é conhecido a priori .
relato coerente da estrutura do mundo
explicar nossa percepção cotidiana e científica do mundo
Saiba mais. Pensamento Socrático