Tecnologia é o conhecimento de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens e serviços.
A tecnologia em uma das suas principais versões, vem embutida em máquinas, ferramentas, softwares, para aplicar a ciência de forma simples, sem conhecimento muito detalhado, voltado para a utilidade e poder de obter ganho de escala.
Os sistemas, máquinas e empresas, usam a tecnologia ao pegar uma “entrada” ( informação, matéria prima ou recurso de entrada) modulam ou modelando de acordo com características projetadas, para gerar bens e serviços.
A forma mais simples de implantar a tecnologia na empresa, produtos e serviços é usar ferramentas básicas criadas e customizadas … não precisamos inventar a roda e sim usar cada vez mais novas tecnologias, como insumos, que sintetizam as tecnologias passadas e consolidam o passado para trabalhar o presente e olhar para o fututo projetado.
Entre os efeitos da tecnologia está o desenvolvimento de economias mais avançadas.
Tecnologia gera Inovações sempre influenciam os valores de uma sociedade e levantam novas questões na ética da tecnologia. Exemplos incluem o aparecimento da noção de eficiência em termos de produtividade humana.
A tecnologia é analisada pela filosofia da ciência, para delimitar paradigmas sobre ética, regras, necessidades e suficiências para construir as bases do conhecimento científico que a sustenta.