Visão geral de alto nível
- abstração … processo conceitual; simplificação da realidade; separação imaginária de uma parte do todo; derivação de regras e conceitos gerais à partir de uso e categorização e classificação de exemplos específicos.
- ação … evento que um agente realiza com um propósito, guiado pela intenção (movimento voluntário)
- aleatoriedade … fenômeno com falta aparente ou real de um padrão definido ou previsibilidade na informação, conceito importante a probabilidade e estatística.
- álgebra … ramo da matemática; manipulação e interpretação de sentenças, equações, funções, fórmulas, modelos matemáticos, computacionais, e geométricos; generalização da aritmética; fazer cálculos complexos; lógica de algoritmos e modelos; ferramenta para servir de base para teorias, conjuntos, probabilidade, ciência e método científico; método de representar e parametrizar a realidade, sistemas de produção, sistemas de filas e tarefas em rede.
- algoritmo … forma de representar e reproduzir problemas decidíveis; lista de instruções para executar uma tarefa; são susceptíveis de redução a operações elementares básicas e capazes de serem reproduzidos pelo computador e o homem; define dados de entrada, parâmetros de funcionamento e eficiência.
- alinhamento … técnica para seguir um plano, perfil, padrão, enfileiramento, modelo, molde, método ou uso de ferramenta,
- ambiente … é o que envolve; conjunto de substâncias, circunstância ou condição, independente do sujeito.
- ambiente social ... conjunto de pessoas, instituições, cultura, educação; alvo de estudo da ciência social.
- ambiente de marketing … conjunto de todos os fatores e ambientes externos e internos que influenciam os negócios da empresa.
- ambiente de mercado … ou ambiente externo … conjunto de fatores externos, físicos e sociais, que afetam a capacidade da empresa de construir e manter relacionamentos; contrasta com o ambiente interno.
- ambiente externo … ou ambiente de marketing, ou macroambiente; representa tudo que a empresa não controla; o que está além dos limites da organização e influi no seu desempenho, corretismo e previsibilidade; são exemplos: meio ambiente, clima, tecnologia, economia – taxa de juros, desemprego, inflação, política e regulamentações, competição, cultura, índice de desenvolvimento social, educação da população, etc; oportunidades e ameaças; se contrapõe ao ambiente interno.
- ambiente interno … inclui todos os fatores ou recursos controlados pela empresa que afetam seu dempenho, tais como: modelo de negócio, proposição de valor (objetivos e planos), ofertas ( produtos e serviços), público alvo, parcerias, canais de relacionamento (físicos e digitais); recursos chave trnsformáveis e transformadores.
- ambiente propício … ambiente inteligente e fisicamente preparado para tarefas, estados mentais, desempenhos específicos, nos seus vários estágios de planejamento, execução, controle e ajustes.
- amostra … é o conjunto de dados coletados e selecionados de uma população estatística.
- amostragem … metodologia da pesquisa quantitativa para gerar amostras.
- análise … método de resolução de problema pela segmentação em problemas menores e mais fáceis de serem resolvidos.
- análise de situação … coleção de métodos para investigar e detalhar o ambiente interno e externo de uma organização, compreender os recursos disponíveis, clientes, ambiente de negócios; analisar forças, fraquezas, oportunidades, ameaças; competitividade da organização e times de trabalho; validar objetivos;
- analogia … tipo de argumento lógico; processo cognitivo de modelagem e transferência de informação ou significado entre dois sujeitos (fonte e destino); explora a semelhança entre conceitos ou objetos; argumento “de um particular para outro particular”; em oposição à dedução, indução e abdução, onde uma das premissas ou conclusão é geral.
- antítese … do grego “colocar oposto”; retórica; figura de linguagem escrita ou falada com uma proposição que contrasta ou inverte alguma proposição mencionada anteriormente, ou quando dois opostos são introduzidos juntos para efeito contrastante; “envolve uma aparente contradição de ideias ( palavras, orações ou sentenças ) dentro de uma estrutura gramatical equilibrada; o paralelismo de expressões serve para enfatizar a oposição de ideias e dar ênfase; fazer com que o público entenda melhor o que o orador está tentando defender; compara duas situações ou ideias antagônicas, para tornar mais simples a escolha da correta; é semelhante ao silogismo na lógica (segundo Aristóteles) devido à apresentação de duas conclusões dentro de uma afirmação; fortalecer um argumento usando opostos exatos ou simplesmente ideias contrastantes, mas também podem incluir ambas; torna uma frase mais memorável para o leitor ou ouvinte..
- aprender … processo cognitivo para ganhar conhecimento; envolve as funções cognitivas todas as funções cognitivas, como atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem e metacognição.
- aprender a aprender … sinônimo de metacognição; aprender como se aprende; compreender o funcionamento da própria cognição; “se ver dentro da cena”; usar técnicas, métodos e ferramentas para aprender;
- aprendizagem de máquina … ramo da inteligência artificia; uso de algoritmos de computação que podem ser auto melhorados via inserção de dados de treinamento, sem programação explícita; algoritmos “não lineares”, (não seriais) mais eficazes e eficientes do que feitos por programadores humanos; resolver problemas ajudando as máquinas a ‘descobrirem’ seus ‘próprios’ algoritmos, sem interferência humana; uso de um grande volume de informações; fundamentos e métodos de otimização matemática; mineração de dados, análise exploratória de dados por meio de aprendizagem não supervisionada; na ciência de negócios é conhecida sob o nome de análise preditiva,ou estatística computacional.
- aprendizagem profunda … ramo da aprendizagem de máquina; conjunto de algoritmos; escolha de múltiplas representações de dados; abstrações de alto nível; uso de grafos, formatos, imagens geométricas, comparação de contextos parametrizados; grande volume de dados e fontes de informação.
- argumento … ideias lógicas ou proposições relacionadas; esclarecimento e resolução de situações ou dúvidas; baseados em premissas para ajudar a construir uma conclusão.
- arquitetura cognitiva … hipótese sobre as estruturas fixas da mente, em sistemas naturais ou artificiais, e como elas trabalham juntas – em conjunto com conhecimento e habilidades incorporadas na arquitetura – para produzir comportamento inteligente em uma diversidade de ambientes complexos.” [Institute for Creative Technologies].
- arquitetura de computador … regras, modelos, métodos para descrever funcionalidades, organização e implementação de sistemas de computador; muitas partes interessadas; natureza multidisciplinar; separação de preocupações; atributos de qualidade.
- arquitetura de hardware … modelo e identificação de componentes físicos de sistema e inter-relações; encaixe na arquitetura; informações para desenvolver e integrar o software; alinhamento com outras engenharias; desenvolver e fabricar em escala, novas máquinas, dispositivos e componentes.
- arquitetura de negócios … projeto, design ou modelo de negócio da empresa; entendimento comum de objetivos estratégicos e demandas táticas”.
- arquitetura de rede … design da rede de computadores; estrutura física, organização e configuração funcionais, princípios, procedimentos operacionais e protocolos de comunicação usados.
- arquitetura de sistema … é o modelo conceitual que define a estrutura , o comportamento e mais visualizações de um sistema
- arquitetura de software … estudo e escolha de estruturas fundamentais, específicas, de longo prazo, para a compreensão e design do software; conjunto de decisões; lógica principal subjacente.
- arte … técnica, habilidade de manifestar, expressar e comunicar sentimentos e emoções; usar linguagens dos sentidos e percepção e depois pensamento; o propósito é xpressar emoções; objetiva prover significados único e diferente para cada interação sujeito – objeto; ofusca o funcional, estética, eficiência, beleza; tê características duais em relação á ciência; são conhecimentos complementares e sinérgicos.
- arte (linguagens) … literatura, arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, fala, cinema, em suas variadas combinações.
- árvore de decisão … estrutura de dados; um tipo de grafo sem lupe; representação gráfica de algoritmo; , comportamentos; mapeamento de alternativas, resultados de decisões e probabilidade de ocorrências; previsão de resultados ou valor esperado de curso de ação; avaliar decisões sequenciais; evidenciar riscos e resultados; calcular caminhos mínimos e máximos.
- atenção … função cognitiva; habilidade para escolher e se concentrar em um estímulo relevante;.seleciona e controlar todas as demais funções, estados e recursos mentais ou cognitivos; tipos de atenção: excitação / prontidão, atenção focada, atenção constante, atenção seletiva, atenção alternada e atenção dividida;
- atividade … parte controlável de um processo; descrição lógica das partes do processo; grupo de tarefas articuladas e sincronizadas para gerar resultados específicos e repetitivos.
- ativo … qualquer recurso controlável pela contabilidade da empresa; recurso transformável ou transformado em produto ou serviço; tangível (no caso de produtos) e intangível no caso de serviços); componente de um sistema que produzir valor econômico; valor de pripriedade que pode ser transformado em dinheiro.
- atributo de qualidade … atributos não funcionais … critérios que podem ser usados para avaliar a operação de um sistema.
- atributos funcionais … definidores de comportamentos ou funções específicas do projeto de sistemas; contrasta com atributos não funcionais.
- avaliação … determinação do mérito, valor ou importância do assunto; segue critérios regidos por padrões; analisa objetivos, resultados de ações, histórico de informações, situações, iniciativas; insumo para a tomada de decisão; permite refletir e ajudar na identificação de mudanças futuras e caracterizar ou categorizar.
- autoridade … direito ou poder de ordenar, decidir, atuar, de se fazer obedecer; detentor de direito ou poder.
- axioma … verdades inquestionáveis; universalmente válida; princípios na construção de uma teoria ou base para uma argumentação; postulado, lei ou princípio.
- balanço … demonstração do valor monetário de ativos da empresa e indivíduos; dinheiro e outros valores pertencentes; diagnóstico da situação econômico-financeira de empresa.
- bem (economia) … produto; tudo o que tem utilidade ou poder de satisfazer uma necessidade; é tangível, em contraste com os serviços, que são intangíveis; pode ser comprado e vendido; permitem obter sensações de prazer, ou afastar a dor.
- benefício … vantagem, privilégio; favor, lucro, resultado de uma melhoria, característica, produto ou serviço.
- capital econômico … qualquer bem aplicado na oferta de outros bens e serviços; um dos fatores de produção junto à terra e o trabalho; é o capital para cobrir os riscos de mercado, crédito , legal e operacional; é o dinheiro necessário para garantir a sobrevivência no pior cenário possível.
- característica … é uma qualidade distintiva de uma pessoa ou coisa que permite sua identificação; propriedades; particularidades; atributos.
- categoria (ção) … reconhecer características compartilhadas, semelhanças entre os elementos da experiência do mundo (como objetos , eventos ou ideias ); criar grupos ou classes de abstrações; capacidade cognitiva fundamental.
- cérebro humano … núcleo de inteligência e de aprendizagem do sistema nervoso, composto de cerca de 100 bilhões de neurônios.
- cibernética …
- ciência …
- ciência cognitiva …
- ciência da computação … ciência exata; estuda lógica, técnicas, instrumentos computacionais; tecnologia digital, linguagem não linear, grafos, algoritmos, softwares, estruturas, processamento, banco de dados, telecomunicações,
- ciência experimental .
- circunstância …
- código-fonte … conjunto de instruções numa linguagem de programação específica.
- cognição … conjunto de funções cognitivas – individual ou coletiva – para aquisição de conhecimento.
- coleta de dados …
- combinação linear … uma expressão matemática; conjunto de termos; termos são vetores (parâmetros) multiplicados por escalares ; (ou parâmetros); por exemplo, [ ax + by + … ] é uma combinação linear ; “a” e “b” são constantes (escalares) e “x” e “y” são termos, vetores ou parâmetros;
- comparação …
- comparação …
- comportamento …
- comportamento ético … baseado no estudo da moral, regras e padrões de certo e errado e intenções.
- compreensão …
- conceito … unidade de conhecimento, registro de estado mental; síntese de um contexto; compreensão de uma experiência.
- conclusão …
- condição …
- conhecimento …
- conhecimento filosófico
- conjunto … é o modelo matemático para grupar coisas diferentes ou elementos; que podem ser objetos matemáticos de qualquer tipo: números, símbolos, pontos no espaço, linhas, outras formas geométricas, variáveis ou mesmo outros conjuntos. [
- conjunto ( teoria ) … ramo da lógica matemática que estuda os conjuntos; são onipresentes na matemática moderna; é um padrão teórico para fornecer fundamentos rigorosos para todos os ramos da matemática desde os anos 1920 e 30; está na base da inteligência artificial e ciência cognitiva.
- construtivismo … teoria do conhecimento, associada a Piaget, Vygotsky, e muitos outros; centrada em métodos e ferramentas; foco na construção do conhecimento (e não na transferência); aprendizagem ativa centrada no indivíduo e tarefas cognitivas; criação de zonas de aprendizagem proximal; colaboração e facilitação do trabalho e aprendizado coletivo em rede; baseada em conceitos e métodos científicos.
- contabilidade … ciência para demonstrar, analisar, contabilizar, gerar eficiência financeira, economica, física e produtividade da empresa, fluxo de caixa, regularidade fiscal, gestão e redução de custos.
- conteúdo …
- contexto …
- contrapolo …
- controle… gestão de tarefa; monitoramento de desempenho, informar padrões, fazer previsões, identificar gaps, propor melhorias.
- convenção …
- correlação … relação e previsibilidade estatística (matemática) entre duas variáveis aleatórias e que pode ser explorado de forma prática em termos de força e direção; exemplos de correlação: preço de produto x quantidade de produto (curva de demanda), taxa de juros x taxa de inflação, taxa de entrada de serviço x tamanho e tempo de fila, nível de serviço x qualidade e satisfação, etc; deve ser usada para explorar relacionamentos, selecionar variáveis, e tomar decisões, semppre considerar o contxto e o objetvo específico do objetivo e problema.
- covariância …
- criação …
- curtose
- curva normal
- custo …
- dados
- dados [ tipos abstrato de ] … modelo matemático para tipos de dados; define e implementa um tipo (formato) da informação ou objeto utilizado na linguagem de programação orientada a objeto ao invés de com estrutura de dados, que são representações concretas de dado, do ponto de vista de um implementador, não de um usuário.
- dedução … um tipo de argumentação ou regra lógica que infere uma conclusão específica á partir de uma regra mais geral; produz um resultado certamente correto à, partir dos dados extraídos do contexto, ou baseado em axiomas e teoremas.
- descrição … é um tipo de linguagem formal ou retórica (os outros tipos são: exposição, argumentação e narração); ou discurso; representação, figura, grafo, gráfico. imagem, enumeração de características, dos seres, coisas, contextos, cenários, ambientes, costumes; os sentidos ´visão, tato, audição, olfato, paladar constituem a “base da descrição”; descrever significa textualizar, imaginar e enumerar; normalmente usam verbos de ligação, que ligam substantivos a adjetivos, tais como ser, estar, ficar, etc, que “não” indicam ação; a estrutura de uma descrição tem: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- design … projeto, conceito de objeto, processo ou sistema que é específico e detalhado. Design refere-se a algo que é ou foi intencionalmente criado por um agente pensante (sujeito). O verbo to design expressa o processo de desenvolvimento de um design. Em alguns casos, a construção direta de um objeto sem um plano anterior explícito também pode ser considerada um projeto (como em algumas obras de arte e artesanato). O projeto geralmente tem que satisfazer certos objetivos e restrições; pode levar em conta considerações estéticas, funcionais, econômicas ou sócio-políticas; e espera-se que interaja com um determinado ambiente . Exemplos típicos de projetos incluemdesenhos arquitetônicos e de engenharia , diagramas de circuitos , padrões de costura e artefatos menos tangíveis, como modelos de processos de negócios
- decisão … escolha de uma dentre mais alternativas. determinação, resolução após julgamento, juízo, sentença.
- decisão racional …
- dedução …
- densidade de distribuição de probabilidade
- descrição …
- desempenho … padrão de execução de tarefa segundo um plano, indicadores, SLAs.
- design … projeto, conceito de objeto, produto, serviço, modelos de processos de negócios.
- desvio padrão
- desvio padrão … medida estatística; medida de variância dos resultados em relação â media.
- determinismo
- determinismo …
- diferenciação …
- digital …
- digitalização …
- dimensões …
- distribuição de probabilidade … descreve o comportamento aleatório de um fenômeno, para compreender e prever os experimentos aleatórios, quando o lançamento de uma moeda tende ao infinito, o número de coroas aproxima-se de uma distribuição normal; flutuações e variabilidade estão presentes em quase todo valor medido na observação de um fenômeno, e quase todas as medidas possuem uma parte de erro intrínseco, pode modelar incertezas e descrever quaisquer fenômenos, há muitas distribuições de probabilidade diferentes, a distribuição normal tem uma importância particular.que aborda o comportamento assintótico de várias distribuições de probabilidade; uma distribuição de probabilidade é uma medida muitas vezes vista como uma distribuição que descreve o comportamento de uma variável aleatória discreta ou contínua. O estudo de uma variável aleatória de acordo com uma distribuição de probabilidade discreta revela o cálculo de somas e de séries, enquanto que o estudo de uma variável aleatória de acordo com uma distribuição de probabilidade absolutamente contínua revela o cálculo de integrais.
- distribuição de probabilidade de Poisson
- distribuição de probabilidade Normal
- dualidade …
- efeito …
- eficácia …
- eficiência …
- empatia …
- empresa … companhia; pessoa jurídica; associação de pessoas; propósito comuns e objetivo específicos declarados; admiite város tipos de sociedade ou contratos sociaiis.
- epistemologia … ramo da filosofia; estudo do saber, objetivo e aquisição do conhecimento, estratégias, métodos, ferramentas.
- equação
- equação … sentença matemática (expressão algébrica) que possui uma igualdade e, pelo menos, uma incógnita (valores desconhecidos) pode ser interpretada como pergunta; descreve todos os valores possíveis da incógnita que tornem a igualde verdadeira.
- escalar … uma grandeza definida por um único valor numérico, associado a uma unidade de medida, para caracterizar uma grandeza física; contrasta e quantifica entidades com muitos valores, como o vetor, matriz, parâmetro.
- estado mental … conjunto de funções e elementos cognitivos, como traços de memória, percepção, consciência, experiência de dor / prazer, crença, desejo, intenção, emoção , sentimento; tem como característica essencial o sujeito ter acesso epistêmico privilegiado; abordagens funcionalistas, estados mentais têm um papel bem definido na rede causal, independentemente de suas propriedades intrínsecas; existem propostas de várias classificaçõe; icações sobrepostas de estados mentais foram propostas. Distinções importantes agrupam fenômenos mentais de acordo com a sua sensorial, proposicional, intencional, consciente ou Ocorrent. Os estados sensoriais envolvem impressões sensoriais, como percepções visuais ou dores corporais. Atitudes proposicionais, como crenças e desejos, são relações que um sujeito tem a uma proposição. Uma classificação influente dos estados mentais se deve a Franz Brentano, que argumenta que existem apenas três tipos básicos: apresentações, julgamentos e fenômenos de amor e ódio.
- estatística
- estatística descritiva
- estatística preditiva
- estética … ramo da filosofia; sinônimo de filosofia da arte; julgamento crítico do gosto artístico; “reflexão crítica sobre a arte, cultura, natureza, bom e mau gosto estético.
- estocástico … é a propriedade de uma variável ou fenômeno ser bem descrito por uma distribuição de probabilidade aleatória.
- estocástico (processo) … modelo matemático utilizados para sistemas e fenômenos que parecem variar de maneira aleatória; aplicado para ciências naturais, ciências de negócios, finanças, engenharia, ciências cognitivas, etc.
- estratégia … arte e ciência de liderar, desenvolver planos, para otimizar os recursos existentes para atingir objetivos e metas com vantagem competitiva.
- estrutura … é o arranjo, organização, relacionamento entre objetos num conjunto, num grafoou sistema natural ou artificial;
- estrutura abstrata … estruturas de dados em ciência da computação e arte musical;
- estrutura matemática (tipos) … são medidas , estruturas algébricas ( categorias, grupos , campos , etc.), topologias , estruturas métricas ( geometrias ), ordens , distribuições de eventos, relações de equivalência, funções, equações, grafos
- estrututuras (tipos) .. .descreve diferentes hierarquias de relacionamentos de um sistema de rede ou grafo: 1) um-para-muitos), 2) muitos-para-muitos, 3) conexões entre componentes que são vizinhos no espaço; estruturas algébricas ( grupos , campos , etc.), topologias , estruturas métricas ( geometrias ), ordens , eventos , relações de equivalência , estruturas diferenciais e categorias .
- ética … ramo da filosofia; estudo da moral e intenções.
- ética aplicada … aplicação da ética para questões específicas e enquadramento de regras normativas.
- ética normativa … ética prescritivas e sociais para o comportamento das pessoas.
- etimologia … estudo científico da origem e evolução do significado semântico de uma palavra ao longo do tempo ; subcampo da linguística e semiótica; visa construir catálogo de todos os significados que um morfema, fonema, palavra ou sinal ao longo do tempo.
- etiqueta … código aplicação de regras e normas comportamentais para transitar bem diversas ocasiões ou situações, inclui aparência, cumprimento, tom de voz, saber proceder, comunicar de form verbal e corporal; criar vínculos com as pessoas, valorizar as relações humanas; saber tratar os outros com cortesia e respeito; um caminho para desenvolver a autoconsciência, autocontrole, socialização; funciona como ferramenta de desenvolvimento humano; deve ser aplicada para todos, sem restrição e diferenças, como uma linguagem de alto nível, acima da linguagem do senso comum, uma forma de diferenciar o sujeito.
- expectância … estatística; valor esperado ou esperança matemática de uma variável aleatória; soma do produto de cada probabilidade de saída de cada experiência pelo seu respectivo valor; valor médio esperado de uma experiência feita repetidas vezes;
- experimento … procedimento do método científico para apoiar ou refutar uma hipótese (nunca provar) ; determinar a eficácia ou probabilidade de algo anteriormente não tentado; fornecer informações sobre causa e efeito, quando um fator específico é manipulado; exige repetição e análise lógica dos resultados.
- explicação … processo de significar alguma coisa; explicitar o que está implícito; processo científico que transforma e substitui “um conceito pré-científico inexato” por um “novo conceito exato”.
- falseabilidade … capacidade de testar a teoria ou proposição para validar ou refutar; é um atributo essencia, de valor ou qualidade de qualquer teoria.
- fato … um dado verdadeiro – propriedade de estar de acordo a realidade – sobre um ou mais aspectos de uma circunstância.
- fato científico … são verificados por observação cuidadosa e repetível ou medição por experimentos ou outros meios.
- fator … qualquer elemento que contribui para um resultado; aquele que faz algo; termos da multiplicação cuja ordem nunca altera os resultados; causa.
- fatoração …
- fila … sequência de pessoas, solicitações, serviços, etc, dispostaos de maneira alinhada e controlada por diversos critérios, tais como ordem de chegada, idade, importância do serviço, tempo de serviço, altura, valor do serviço, destino, tipo de cliente. etc.
- fila (teoria) … método estatístico que permite estimar comportamentos e recursos, esperas de serviços para clientes, níveis de serviço e garantias, considerando chegadas aleatórias, como por exemplo, tempo de espera de atendimento numa loja, congestionamento de tráfego, tempo médio de retardo numa rede social ou de telecomunicações, e assim por diante.
- filosofia …métodos e ferramentas para desenvolver a metafísica, lógica, epistemologia, ética, arte.
- filosofia da ciência … estuda fundamentos, métodos e implicações da ciência; o que pode ser quualificado como ciência, confiabilidade e propósito da ciência; inclui metafísica, ontologia e epistemologia e semântica da ciência, ética, no que se deve ou não fazer com a ciência;
- figura de linguagem … figura retórica; palavra ou frase que se desvia intencionalmente do uso da linguagem comum para produzir um efeito retórico; são de dois tipos: 1) esquemas, que variam a sequência comum de palavras, e 2) tropos (figuração) onde a palavra carregam significado diferente daquele que normalmente significa;
- figura de linguagem (tipos) … metáfora, antítese , hipérbole , metonímia e símile .
- filosofia da mente …
- fluência …
- foco …
- força de trabalho … gestão de pessoas, qualidade e quantidade; fundamentação teórica e prática, escalas de trabalho, medidas, monitoramento, qualidade de dados e informações, etc … permeia isso tudo.
- forma …
- formal … o cumprimento de algum conjunto de requisitos, regras de inferência e construção de sistemas;
- formato …
- fórmula …
- função …
- funções cognitivas … núcleo de funções do sistema cognitivo humano e funcionamento do cérebro – atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem, aprendizagem (principais); agem de forma modular, sobreposta e interativa;
- função estatísticas
- funções mentais … o mesmo que funções cognitivas.
- fundamento…
- gap …
- geometria
- geometria …
- gerência … gestão estratégica – tática
- gerentes … pessoas que gerenciam uma organização.
- gestão … (ou gerenciamento ); ciência de gerenciar o recursos de empresas; estabelecer estratégia e coordenar esforços de pessoas para atingir objetivos via recursos disponíveis; entrega e adaptação contínua de bens e serviços.
- gestão estratégica …
- grafo … representação abstrata de uma estrutura de rede composta de nós e vértices; estudados pela matemática discreta, modelagem de problemas do mundo real; desenvolvimento de algoritmos de computador,
- gramática
- gramatical …
- habilidade … inteligência específica adquirida; poder, fluência, destreza, precisão e maestria para fazer ou desempenhar tarefas artísticas e/ou científicas.
- habilidade cognitiva … função ou capacidade cognitiva; capacidade cerebral para aquisição de conhecimento, manipular informações e raciocinar; está mais associado aos métodos, ferramentas para ganhar conhecimento do que o conhecimento em si; como as pessoas lembram, resolvem problemas, prestam atenção, percebem, aprendem, tomam decisões e habilidades de linguagem.
- heurística … estudo e análise da melhor solução não ótima.
- hipótese … é uma suposição, pré inferência, especulação; teoria ainda não comprovada; o método científico normalmente começa, mas não necessariamente, com: 1) escolha do tema (o fato), 2) formulação do problema, 3) declaração da hipótese (possível solução a ser testada) e 4) seus respectivos testes.
- holístico …
- incerteza … estado de conhecimento, falta de certeza, indecisão, hesitação, imprecisão.
- indicadores de desempenho …
- inferência …
- informação … conjunto de dados formatados;
- informatização
- inovação …
- inteligência …
- inteligência artificial … uso do computador para simular o comportamento humano e aumentar o seu desempenho d cognitivo, em todos os seus domínios.
- inteligência competitiva … capacidade de informar, prever e resolver problemas mais rápido que os concorrentes; inovar em valor; reduzir custos e aumentar o desempenho ao mesmo tempo; quebrar paradigmas na oferta de produtos e serviuços.
- inteligência emocional … é a inteligência mais subjacente ou nucleres da inteligência cognitiva, que pode ser modelada pelos conceitos de autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade, e suas várias ramificações; está na base de todas as inteligências; é fundamental para o pensamento filosófico, científico e artístico; a gestão de tarefas e os seus estágios de planejamento, desempenho, controle e ajustes.
- inteligência de máquina … conceito guarda chuva de uma ramo da ciência cognitiva e ciência da computação ; associado ao conceito de aprendizagem profunda; uso de grafos,
- inteligências múltiplas …
- inteligência técnica …
- intenção … estado mental; compromisso com um plano ou curso de ação.
- interpretação … percepção e compreensão das coisas; atribuição de significados a conceitos, símbolos ou objetos; está associada a modelos físico ou conceitual; depende de objetivo, contexto, perspectiva, cultura, percepção, indivíduo, crenças, valores, campo da ciência ou da arte.
- intuição … capacidade de adquirir conhecimento sem recorrer ao raciocínio consciente ou sem necessidade de explicação; acesso direto ao conhecimento inconsciente; cognição inconsciente; sentimentos viscerais; detecção interna; insight interior para reconhecimento de padrões inconscientes; compreensão instintiva; “conhecimento aproximado”; pressentimento.
- lei de little … teorema de filas que estabelece que … L = λ x T = λ / µ … para qualquer sistema de filas, onde L = carga de trabalho; λ é a taxa média de chegada de serviço e T é o tempo de serviço e µ é igual a 1/T ou taxa média de serviço.
- leitura ativa … ou leitura metacognitiva; uso de técnicas para aumentar o desempenho ou velocidade de compreensão, em várias perspectivas, de acordo com diferentes objetivos cognitivos presentes em diferentes situações do ambiente de tarefas; ganhar visão rápida do todo; captar uma visão gráfica (uso de grafos) do assunto ou área de conhecimento da leitura; aumentar a velocidade de memorização; desenvolver a capacidade de deliberadamente usar a capacidade humana de neuroplasticidade cerebral para memorizar apenas aquilo que interessa – facilitar a repetição espaçada; usar estratégias de leitura para destacar e enumerar a compreensão de tópicos, conceitos, princípios, aforismos, específicos retirados da leitura; usar “ferramentas mentais” para fazer “leituras empresariais” planejar, selecionar, sintetizar conceituar, identificar principais perguntas, facilitar o desenvolvimento de hipóteses e inferências; desenvolver a escrita, imaginação, visualização, resolução de problemas, etc; aumentar a capacidade de ganhar conhecimento, trabalhar inputs (informações), processamento, sistemas de bens e serviços.
- linguagem … sistema estruturado de comunicação e transferência de significado; com vocabulário, regras sintáticas e semânticas.
- línguagem natural … linguagem do “senso comum”, cotidiana, para comunicação numa sociedade humana; é insumo (pilar e de grande importância) para as linguagens artificiais e formais; é a linguagem sem planejamento consciente ou premeditação ou não baseada em teoria com diferentes formas falada, textual, gestual;
- linguagem formal … linguagem artificial, linear e / ou não linear; pensada, especializada, acionável, repetitível, clara, objetiva, não ambígua, com regras e instruções bem definidas, com regras simples de sintaxe e semântica; todos os domínios da ciência e arte usam linguagens formais. ex. linguagem filosófica, científica, matemática, lógica, geométrica, algébrica, estatística, topológica, gráfica (grafos).
- linguagem de programação …
- linguística … estudo científico da linguagem.
- lógica …
- lógica formal …
- lógica informal …
- mapa … representação simbólica; descrição de relacionamentos de algum espaço ou conjunto, real ou abstrato, estático, dinâmico, interativo; linguagem não linear, pode ser lido ou processado de várias formas, explorando vários caminhos, com diferentes inícios e fins; independentemente do contexto ou escala exs: mapeamento cerebral , de DNA, de topologia, rede de computadores; os espaços podem bidimensional, tridimensiionais, abstratos de qualquer dimensão e com muitas variáveis independentes.
- matemática …
- matemática discreta …
- matriz …
- média …
- mediana …
- meio …
- memória … função cognitiva que envolve percepção, codificação, armazenamento e evocação de informações no sistema cognitivo.
- memória de curto prazo …
- memória de longo prazo …
- memória de trabalho …
- mente … todo o conjunto cognitivo fenômenos, sensação, pensamento, imaginação, memória, vontade, sentimento, emoção, conscientização, percepção; um conjunto de ideias pouco relacionadas sem um recurso unificador subjacente (explícito) compartilhado por todos.
- meta … desdobramento e quantificação de um objetivo, de forma específica, mensurável, acessível, relevante e temporal (SMART); resultado do processo de análise, insumo para elaboração de estratégias, controle e ajustes; descreve uma coisa como algo que claramente não é, a fim de levar a mente a compará-las, em “Todo o mundo é um palco”.
- metacognição … cognição superior; gestão da cognição – planejar, desempenhar, controlar e ajustar tarefas cognitivas; capacidade do ser humano de ter consciência e organizar os seus atos e pensamentos.
- metafísica … ramo da filosofia; estudo da existência, formas de existir e natureza fundamental da realidade, primeiros princípios; ser, existir, identidade, mudança, espaço, tempo, causa e efeito, necessidade, atualidade e possibilidade; representação da realidade; mente e matéria, etc; provê vocabulário e a lógica para justificar e analisar crenças e ciências.
- metáfora … figura de linguagem; efeito retórico; refere-se a uma coisa mencionando outra, pela mudança do seu significado; ferramenta linguística que provê pontos de comparação ou analogias entre o mundo e algo, quando se quer transmitir a mesma idéia ou estado mental; palavra grega que significa “transferência (de propriedade)”; o usuário de uma metáfora altera a referência da palavra, “transportando-a” de um “reino” semântico para outro.
- método … é um procedimento estruturado para atingir um determinado objetivo, como adquirir conhecimento ou verificar afirmações de conhecimento.
- metodologia … é o estudo dos métodos e parâmetros de pesquisa; envolve escolher amostra , coletar dados da amostra e interpretar os dados que podem e devem ser utilizados; toda metodologia depende de pressupostos filosóficos de base; conceituação de fenômenos estudados e evidências a favor ou contra eles.
- método bottom up … método serial, linear; sequência de tarefas onde a saída da tarefa corrente é insumo da tarefa futura; construção da solução ou processo de tomada de decisão de baixo para cima, de dentro para fora; do específico para o geral; lógica ou argumento indutivo; em contraposição (e dual) ao método top down.
- método top down … método não serial ou não linear, assume várias direções ou caminhos de solução, de acordo com o estado corrente e estado futuro planejado; construção da solução ou processo de descisão de cima para baixo.de fora para dentro; do geral para o específico; lógica ou argumento dedutivo.
- metonímia … figura de linguagem; onde o conceito é referido por uma relação por contiguidade (associação) e não por analogia como na metáfora; usa a parte representar o todo ou o todo para representar a parte; nome do produto representar um classe de produto; conceito ou frase familiar num novo contexto; comum na fala e escrita do “senso comum”
- mnemônico … gatilho de memória; sigla, slogan, imagem, símbolo, marca, conceito, analogia, equação, fórmula, mapa
- moda …
- modelagem … criar modelos abstratos ou matemáticos, para representar ou explicar a realidade, conceitos ou características de funcionamento e comportamento de sistemas; prever simular e prever eventos e comportamentos reais;
- modelo … resultado do processo de modelagem; representação ou simulação do objeto real; interpretação simplificada da realidade.
- modelo conceitual … representação de um sistema; grupo de conceitos usados para ajudar compreender e simular um assunto que o modelo representa; contrasta com um modelo físico; são modelos formados via processo de conceituação ou generalização; são descrições, normalmente com uso de grafos, coisas no mundo real, seja físico ou social; é uma ferramenta da semântica.
- modelo de negócio … funcionamento geral do negócio, componente chave, – proposta de valor, oferta, recursos chave, cliente alvo, mercado alvo, canais de relacionamento, estrutura de custo e receita.
- modelo estatístico … modelo matemático que relaciona duas ou mais variáveis aleatórias; conjunto de suposições estatísticas; representação do processo de geração de dados;
- modelo físico … se concentra em um objeto físico , como um modelo de produto, que pode ser montado; é feito para funcionar como o objeto que representa.
- motivação …
- mudança …
- necessidade …
- negócio … prática de produzir, comprar, vender produtos, como bens e serviços; qualquer atividade ou empreendimento celebrado com fins lucrativos”.
- neurociência … ramo da ciência cognitiva; ciência do cérebro; funcionamento do sistema nervoso, cérebro, nervos periféricos e medula espinhal; modelada à partir da psicologia cognitiva; funções vegetativas, sensoriais, motoras, mecanismos de atenção, memória e aprendizagem; , emoção, linguagem, comunicação, relação entre cérebro e coportmento; doenças, saúde mentl; compreensão de como 100 bilhões de células nervosas nascem, desenvolvem e se conectam.
- neurônio … célula, transmissão, armazenagem, informações do sistema nervoso; composta por corpo celular, dendritos e axônio.
- neuro plasticidade …
- nó … representação de qualquer coisa (homem ou máquina) inteligente na rede; sistema gerenciável, identificável, endereçável, roteável, comunicável, seguro, resiliente, prover parâmetros de nível de serviço e garantias de desempenho, dimensionável, modulável, padronizado, econômico, produtivo
- norma … princípios que servem de regra de conduta e atividades.
- objetivo …um fim; algo a ser atingido; referência principal do plano; desdobramento de intensões.
- objeto …conceito filosófico usado em contraste com o termo sujeito; alvo de observação ou atenção do sujeito.
- objeto matemático … qualquer coisa que pode ser definida formalmente, fazer raciocínios dedutivos e provas matemáticas .
- ontologia … metafísica, filosofia; existência de tipos de entidades, sistemas de categorias, relacionamentos e hierarquias; categorias mais usadas são: substâncias , propriedades , relações , estados de coisas e eventos
- operação …
- padrão … norma determinada e aprovada pela maioria, ou por uma autoridade, usada como base para estabelecer uma comparação.
- paradigma … variável axiomática; regras fundamentais do funcionamento de um todo, sociedade, empresa, time, indivíduo; expressa os limites da imaginação; justificativas, princípios e regras; são quebrados pela inovação.
- parametrização
- parâmetro … variável de sistema; fator de modelagem de variáveis estatísticas ( média, mediana, moda, desvio padrão); uma referência; um componente de uma equação, ou fórmula matemática ou não matemática.
- pensamento … função cognitiva;
- percentis
- percepção … função cognitiva; interpretação dos sentidos;
- pergunta …
- pesquisa (tipos) … bibliográfica, descritiva, laboratorial, empírica, de campo, acadêmica, científica, artística, econômica, social, de negócios, de marketing, estatística, etc.
- pesquisa … investigar de forma sistemática; construção do conhecimento; descobrir, desenvolver, colaborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar conhecimento pré-existente; aplicada a indivíduo ou grupo de indivíduos; estabelecer ou confirmar fatos, reafirmar os resultados de trabalhos anteriores, resolver problemas novos ou já existentes, apoiar teoremas e desenvolvimento de novas teorias; expandir trabalho e pesquisas passadas no campo; testar a validade de instrumentos, procedimentos ou experiências, replicar elementos de projetos anteriores.
- pesquisa aplicada … é aquela cujo principal objetivo é a geração de conhecimento para aplicação prática e imediata, dirigidos à solução de problemas específicos;
- pesquisa básica … ou pesquisa pura; pesquisa científica; aprimorar pesquisas; investigar informações sobre fenômenos e fatos obseváveis, documentação, descoberta, evidências, interpretação, métodos e sistemas de conhecimento; alimentar inovações da ciência aplicada e obter informações sobre a natureza ao redor; conservação e inovações tecnológicas involuntárias; conhecimento fundamental sobre o mundo; foca na criação e refutação ou apoio de teorias que explicam os fenômenos observados; é a fonte da maioria das novas ideias científicas e formas de pensar sobre o mundo; pode ser exploratória , descritiva ou explicativo; no entanto, a pesquisa explicativa é a mais comum
- pesquisa científica … investigação extremamente disciplinada, que segue as regras formais do método científico.
- pesquisa qualitativa … método de investigação que não retorna com valores numéricos; envolve coletada e interpretação de opiniões das pessoas pesquisadas e pesquisadores; está em contraposição e sinergia (trabalha em conjunto) com a pesquisa quantitativa, que envolve estatística e experimentos científicos; não é generalizável (ou não tem esse proósito); visa captar a visão do senso comum e dos especialistas;
- pesquisa quantitativa … pesquisa científica; resultados são quantificados; visa a generalização; recorre a matemática, probabilidade, estatísticas e inteligência artificia; centrada na objetividade, na análise de dados brutos, instrumentos padronizados e neutros na coleta de dados, normalmente envolve amostras com grande volume de dados representativos da população, e por isso os resultados são encarados como um retrato real de toda a população alvo da pesquisa.
- planejamento … processo de projetar o futuro (de uma tarefa), sistematicamente; gerar planos interativos, parametrizados, padronizados; componente da gestão ( gestão = planejamento + desempenho + controle + ajustes )
- plano … conteúdo da intenção; resultado do planejamento; um documento com descrição do propósito (intensões), objetivo (fins), recursos (partes, meios), estratégias (relacionamentos, caminhos, formas de usar os recursos, técnicas, ferramentas); projeto para garantir um objetivo específico no futuro.
- poder … capacidade de deliberação, ação e mando; autoridade;
- polissemia … capacidade para um signo (símbolo , morfema , palavra ou uma frase ) ter vários significados relacionados de acordo com o contexto – parte indispensável de qualquer significado … a variação de significado está mais associada ao contexto, e não na palavra em si”.
- polo … parte mais central e importante; núcleo, nó, cerne, foco; o que orienta e dirige; uma das partes do todo de duas partes, cuja outra parte é o contrapolo.
- prática … realidade; o que não é teórico; ato ou efeito de praticar; está associada a técnica, métosos e ferramentas para fazer e desenvolver habilidades técnicas e emocionais.
- premissa … uma proposição de um silogismo – sequencia de argumentos – em que se baseia a conclusão.
- previsão … projetar o futuro com base no passado e presente; uso de métodos estatísticos, séries temporais e métodos preditivos; risco e a e o grau de incerteza são fundamentais previsões; dados devem ser de qualidade; não deve ser confundida com orçamento.
- princípio … primeiros momentos da existência; base para construir alguma coisa; causa primeira, raiz, razão.
- prioridade …
- probabilidade
- problema … algo que precisa ser resolvido; obstáculo para alcance do objetivo.
- problema filosófico … problema conceitual (teórico, não empírico); ferramenta filosófica constituída fundamentalmente por questões abertas , ou não definitivas, que evoluem, para criar novas oportunidades e possibilidades para estudar e construir o conhecimento filosófico.
- processo … conjunto de atividades padronizadas e repetítiva; transformador de ativos e recursos em produtos e serviços; projetado para ser executado baseado em planos interativos, cíclicos, com capacidade, corretismo, consistência, controles e ajustes.
- processo … conjunto de atividades; repetição, inter relacionadas, gerenciadas; transformar recursos de entrada em recursos de saída; desenvolver bens e serviços; gerenciáveis
- processo cognitivo … sinônimo de funções cognitiva; conjunto de funções cognitivas
- processo … conjunto de atividades; repetição, inter relacionadas, gerenciadas; transformar recursos de entrada em recursos de saída; desenvolver bens e serviços; gerenciáveis
- processo estocático
- produção …
- produtividade …
- programa … algoritmo codificado em uma linguagem específica de programação de computador.
- projeto … empreendimento com objetivo, metas, prazo, metodologia, tempralidade bem determinados.
- projeto … é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo
- proposição … sentença que transporta um conteúdo que pode ser verdadeiro ou falso; conexão entre dois conceitos; ferramenta de criação de conceitos; intensão.
- protocolo … linguagem de comunicação utilizada entre homens e máquinas, em vários níveis, planos ou arquiteturas de comunicação.
- psicologia cognitiva … área da psicologia que estuda as funções cognitivas, através de modelagem científica e computacional;
- psicologia cognitiva … área da psicologia que estuda as funções cognitivas, através de modelagem científica e computacional.
- qualidade de dados
- raciocínio … associado aos atos de pensamento, cognição e uso do intelecto; pode ser intuitivo ou lógico;
- raciocínio lógico … é o raciocínio formal;produz argumentos logicamente válidos, como raciocínio dedutivo , raciocínio indutivo e raciocínio abdutivo.
- raciocínio intuitivo … por mais válido que seja – pode tender para o pessoal e o subjetivamente opaco; raciocício antagônico (as vezes conflitante) e complementar ao raciocínio lógico; a intuição é frequentemente necessária para os processos criativos, seja na arte, na matemática envolvidos na obtenção de uma nova fórmula ou prova formal.
- racionalidade … é a característica de ser guiado pela razão.
- razão … é a capacidade de aplicar a lógica conscientemente; tirar conclusões de informações novas ou existentes, com o objetivo de buscar a verdade; associada ao uso do pensamento filosófico, científico, artistico; racionalidade; associado a pensamento e cognição; uso do intelecto;
- rede (teoria) … grafo para representar relações entre objetos e conceitos, parametrizações, fatoração, quantificações, peso”, somas ponderadas, combinação linear; uso para modelagem preditiva, controle adaptativo de aplicativos onde podem aprender através de um conjunto de dados parametrizados, para derivar conclusões de um conjunto de informações complexas não aparentemente não relacionado.[ 2 ]
- rede …
- rede neural … circuitos de neurônios; grafo representando nós de um “rede neural artificial”; modelo para estruturar e resolver inteligência artificial ( IA ).
- regra …
- regra empírica
- retórica … arte da persuasão; conjunto de técnicas para informar, persuadir, motivar; tem alta relação com discurso, gramática e lógica.
- resumo …
- risco …
- satisfação …
- segurança …
- semântica … estuda os conceitos, significado que os seres pensantes dão a vários elementos de sua experiência.
- semiótica … estudo de símbolos ou sinais de uma línguagem.
- senso comum … conhecimento ou pensamento popular, vulgar, ingênuo, cotidiano, não científico, superficial; não preocupação com causas e efeitos.
- serviço …
- significado … conteúdo mental dado a um signo, dependente do contexto; relação de um conceito com outros conceitos.
- significante …
- signo … sinal linguístico; algo que se refere a outra coisa; transportam significado; relação arbitrária entre significado e significante.
- silogismo … na lógica, conjunto de premissas que baseiam a conclusão.
- símbolo …
- sinal … unidade linguística
- sincronismo … uniformidade temporal; acompanhar ritmo, frequência, protocolo, plano de ação, aderência a escala de trabalho.
- sinergia … uma interação ou cooperação que dá origem a um todo maior que a simples soma de suas partes; trabalhar em conjunto.
- singularização …
- sinônimo … sinonímia; estrutura gramatical e semântica; semelhança, conotação,
- sincronismo … uniformidade temporal; acompanhar ritmo, frequência, protocolo, plano de ação, aderência a escala de trabalho.
- semântica … área da linguística; estuda conceitos, significados, dos vários elementos da experiência das pessoas, tais como palavras, frases, sinais, símbolos, e o que eles representam ou denotação; se contrapõe a sintaxe; se estende para linguagens de pprogramação, lógica formal e semiótica. é relevantes para vários estágios da formação de conceitos.
- semiótica … área da semântica; estudo de símbolos ou sinais de uma línguagem.
- senso comum … conhecimento ou pensamento popular, vulgar, ingênuo, cotidiano, não científico, superficial; não preocupação com causas e efeitos.
- sincronismo … uniformidade temporal; acompanhar ritmo, frequência, protocolo, plano de ação, aderência a escala de trabalho.
- sinônimo … sinonímia; estrutura gramatical e semântica; semelhança, conotação,
- sistema … conjunto de elementos interdependentes, com um objetivo comum, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados que formam um todo; as partes do sistema se comunicam via fluxos de informações de entrada e saída bem formatados; a boa integração das partes gera sinergia (mais do que a soma das partes separadas) e atingir objetivo geral com eficiência.
- sintática …
- síntese …
- sintoma …
- sistema especialista … uso do conhecimento de especialistas de “solução de problemas” de um domínio de conhecimento, inseridos no computador, para empoderar não especialistas a resolvê-los; sistemas podem ser modulados para abstrair aspectos
- sistema nervoso … parte do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as suas ações voluntárias e involuntárias; com duas partes principais: sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).
- suposição … sinônimo de hipótese.
- sistema especialista … uso do conhecimento de especialistas de “solução de problemas” de um domínio de conhecimento, inseridos no computador, para empoderar não especialistas a resolvê-los; sistemas podem ser modulados para abstrair aspectos
- sistema nervoso … parte do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as suas ações voluntárias e involuntárias; com duas partes principais: sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).
- sistema nervoso … parte do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as suas ações voluntárias e involuntárias; com duas partes principais: sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).
- sistema (teoria) … abordagem holística (transdisciplinar) que estuda sistemas naturais, artificiais, paradigmas, limites causais, gargalos, faixas de tolerância, contexto; estruturas, funççõe, relações com outros sistemas; é bem representado por um grafo;
- sistematização … abordagem de cima para baixo; visão do todo; categorizar e aplicar diferentes conhecimentos, regras, parâmetros, indicadores de desempenho, lições aprendidas para modelar o contexto, foco e periferia da tarefa para atingir metas; busca facilidade de reprodução em diferentes ambientes e situações; prima pela qualiidade e capacidade de prever mudanças; melhoria na forma de pensar, qualificar e valorizar o desempenho de tarefas e habilidades das pessoas, reduzir viéses, falhas, erros, imprecisões e riscos; resolver problemas mais complexos, que reunem muitas variáveis aleatórias, medidas, indicadores de desempenho e técnicas cognitivas; é um método de pensar para a solução de problemas complexos.
- situação … cenário, localização.
- sociabilização
- social
- software … conjunto de programas de computador; documentação, dados associados; contrasta com o hardware, o qual o sistema é construído e que realmente executa o trabalho.
- solução de problemas …
- sucesso
- sujeito …
- sujeito … um ser com experiências e consciência subjetiva;; um ‘observador’, distinto de algo ‘observado’;
- tarefa … uma unidade de trabalho; conjunto de atividades e recursos mentais e físicos reunidos para serem processados e atingir metas, seja num processo ou projeto, de forma específica, mensurável, acessível, relevante e temporal;
- tática … ação conceitual (plano); série curta de ações com objetivo e movimentação de recursos de curto prazo; implementada como uma ou mais tarefas específicas; palavra grega – “arte do arranjo”.
- técnica …
- tecnologia …
- telecomuncações … mix de tecnologias de comunicação à distância e uso de arquiteturas e protocolos de comunicação em redes – satélites, telefônicas, televisivas, rádio, Internet, computadores, celulares, cloud computing, redes definidas por software e sociais.
- tendência …
- teoremas …
- teoria … tipo racional de pensamento abstrato sobre um fenômeno; pode ser científicas.
- teoria científica … explicação de um fenômeno de forma consistente com o método científico e critérios exigidos pela ciência; envolve suporte empírico, teste de não contradição (falseabilidade); é a forma mais rigorosa e confiável e abrangente de conhecimento científico.
- teoria de conjuntos … ramo da lógica matemática;
- teoria de filas …
- teorias do conhecinmento
- topologia … ramo da matemática; estuda espaços topológicos; extensão da geometria; modelagem de objetos geométricos que podem sofrer de formações contínuas.
- unidade de medida … convenção, representação de dimensões.
- utilidade (economia) … poder de satisfazer necessidades, desejos e demandas; qualidade subjetiva; é o grau de rentabilidade ou satisfação que obtemos do uso das coisas; medida de satisfação relativa; medida de valor relativo.
- valor … importância (ética);
- valor econômico agregado .. lucro econômico durante um período; mede desempenho financeiro
- valor financeiro …
- vantagem competitiva … maior probabilidade de ganhar uma competição; capacidade de influenciar; habilidade no fazer; conseguir ser mais eficaz e eficiente que os concorrentes.
- variância
- variáveis contínuas
- variáveis discretas
- variável … um elemento representante do conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno.
- variável de controle … uso na experimentação científica; é constante, controlada e inalterada, para não influenciar os resultados e permitir avaliar a relação relativa entre variáveis dependente e independente; não são de interesse primário para o experimentador.
- variável dependente … é a variável de interesse da modelagem matemática, estatística e ciências experimentais; são supostamente dependentes, por alguma lei ou regra, função matemática, dos valores de outras variáveis; é a variável cuja variação se estuda, através da alteração dos inputs; modelos e experimentos testam os efeitos que as variáveis independentes têm sobre as variáveis dependentes.
- variáveis independentes …. não são dependentes de outras variáveos; exemplos:tempo, espaço, densidade, maassa, vazão de fuido
- variável independente …
- variável aleatória … uma função de possíveis resultados; formalização matemática de uma quantidade ou objeto que depende de eventos aleatórios .
- verdade … padrão, fato, realidade, irrefutabilidade, cultura, religião, paradigmas, contexto, situação, condição, problema.
- verdade absoluta … verdade axiomática; verdade em todos domínios; verdade lógica ou não falseável (falível);
- vetor … elemento matemático; representação de grandeza física; estrutura de dados em ciência da computação, lista de gatilhos mentais na psicologia, lista de associações / relacionamentos/ chaves / valores; módulos; moldes num grafo; orientação, direção e sentido em algum sistema de coordenadas; caminho; dimensão, atributo de valor, parâmetro; representação de um conceito.
- zona de desenvolvimento proximal é conjunto de descrições dos componentes e indicadores de desempenho da gestão operacional da tarefa; descreve a tarefa e como ela contribui ou é afetada pelos seus componentes internos e pelo ambiente externo; serve como fonte de consulta e suporte em rede; busca facilitar a análise de gaps, compartilhamento de dados, informação e conhecimento sobre a tarefa; diagnosticar e ajudar a construção do conhecimento em rede, facilitar a autocorreção, reduzir incertezas e aumentar a autoconfiança para planejar, desempenhar, controlar e ajustar uma tarefa; deve retratar o gráu de especialização técnica, cognitiva e emocional que a empresa julga importantes para executar e reproduzir os resultados esperados da tarefa.
Qual a diferença entre informação e significado?