Quais são anomalias mais frequentes e como devem ser tratadas?
As anomalias mais frequentes nos dados são: erro nas medidas e geração de dados, padrões de repetição, feriados e eventos
O histórico de dados é o ponto de partida para qualquer previsão (forecasting) .
A qualidade de previsões, análises e decisões depende de um histórico de dados de qualidade;
O histórico de dados deve refletir os serviços oferecidos nos seus vários tipos.
O histórico de servoços contêm vários tipos de anomalias que precisam ser normalizadas.
Anomalias devem ser entendidas como dados que precisam ser validados, retirados ou alterados para poderem servir de base para as previsões e análises.
O trabalho de normalização de dados é de extrema importância e consiste em:
1) identificar as discrepâncias.
2) descobrir as razões.
3) verificar se necessário fazer ajustes.
4) fazê-los.
Trabalhar com dados mal organizados, com erros e anomalias, repercute negativamente em toda a cadeia do processo de planejamento de força de trabalho em contact centers. Muitas vezes é a razão de forecasts imprecisos, variações na qualidade do atendimento e custos não previstos.