Qualquer monitoramento e análise de desvio depende da definição e uso de indicadores de desempenho que têm como objetivo medir mudanças.
Na monitoramento intradiária são usados duas categorias de indicadores: 1) tempo real e 2) acumulativos.
- Os indicadores de tempo real focam na análise do ambiente presente … as flutuações.
- Os indicadores acumulativos focam no longo prazo … nas tendências.
- Para a tomada de decisão, os dois indicadores de mudanças devem ser analisados.
Indicador de Tempo Real
Os indicadores de tempo real são medidas de mudanças reais e físicas, coletadas diretamente do ambiente por observação humana e aparelhos.
A empresa considerando a evolução do mercado local e global digital precisa acompanhar o ambiente externo e interno diariamente.
Com o número de indicadores de tempo real disponíveis para a análise em contínuo crescimento via as redes digitais e sociais, as empresas e governos precisam agir para incorporar inndicadores de tempo real na empresa para a sua tomada de decisão.
O valor comercial de conhecer a demanda do cliente em tempo real é imenso!
O ponto principal está em poder estudar, aprender e atender suas necessidades e problemas.
O valor estratégico idem …
A habilidade para processar grandes volumes de dados e indicadores em tempo real abre uma série de novas oportunidades” de colocar os dados e indicadores de tempo real no centro da estratégia e proposta de valor da empresa.
O que são indicadores de Tempo Real?
Os indicadores de tempo real – ITR, são conjuntos de dados continuamente atualizados em tempo real, ou o mais próximo possível do tempo real (por exemplo, diariamente).
No entanto, para que os ITRs sejam verdadeiramente em tempo real, os conjuntos de dados devem ser recolhidos, entregues e analisados imediatamente para que os utilizadores finais tenham informações oportunas e acionáveis para apoiar a tomada de decisões.
Esse é o verdadeiro propósito dos indicadores em tempo real!
Aumentar a predição, percepção, precisão para tomar a decisão agora ou curtíssimo prazo.
Um bom exemplo, é fazer uma pesquisa no Google Trends – website do Google de ranqueamento de popularidade das pesquisas na internet – é um bom exemplo como os resultados de consultas compalavras chave e regiões específcas mudam ao longo do tempo
Benefícios …
Compreensão das mudanças imediatas na demanda dos clientes
Os indicadores de tempo real estão na base das estratégias empresariais
- sinalização de movimento de fluxos sociais.
- demandas imediatas que podem acionar táticas ou campanhas de marketing.
- discussões on line e mídias sociais
- dados de mobilidade, uso de transportes públicos, caminhadas
- pesquisas na Internet.
- listas de empregos.
- dados de gastos de consumidores e empresas.
- oportunidades de emprego.
Benefícios
capacidade de reagir rapidamente
antecipar melhor como as mudanças externas impactarão sua organização
implementar ações de negócios apropriadas para combater mudanças externas.
alinhar e ajustar pontos fortes e fracos da empresa com as oportunidades e ameaças de mercado, continuamente, sem saltos e solavancos.
aumentar a visibilidade de como as suas métricas estão sendo afetadas em temo real.
saber quando reagir
identificar e destacar a ocorrência de uma oportunidade ou ameaça
conduzir melhores decisões para todos na empresa.
Como
Especificidade
Indicadores de Tempo real e a análise básica de tendências NÃO são suficientes.
O verdadeiro dos ITRs são exponencialmente aumentados com a IA – Inteligência Artificial.
São ferramentas para apoiar a decisão e não impulsioná-la..
Representa uma excelente fonte de informação.
NÃO retratam o quadro completo.
Devem sempre serem analisados em conjunto com outros indicadores.
Podem apresentar variações significativas no dia a dia.
Exemplos de Indicadores de Tempo Real (ordem alfabética)
- aderência = horário escalado de início e fim / horário realizado de ínício e fim.
- benefício = ganho de receita, redução de custo, evitação de custo.
- custo = receita lotal – lucro total.
- custo unitário = custo total / quantidad total.
- disponibilidade de agentes = quantidade x aderência
- eficiência = produtividade =
- eficácia = taxa de sucesso
- liquidez operacional = giro de capital = ativocurto prazo – passivocurto prazo
- lucratividade = margem de lucro.
- lucro = receita – custo.
- ocorrência = tarefa, produto, serviço, solução, oferta, produção, venda, cliente referência.
- margem de lucro = lucro / receita.
- preço = custo unitário + margem de lucro.
- produtividade = quantidade de produção / quantidade de recursos utilizados = output / input.
- quantidade = número, percentual = produção.
- receita = custo + lucro; preço x quantidade.
- satisfação = resultado real / expectativa
- valor = receita / custo / risco.
- velocidade = quantidade / tempo
- velocidade de negócio = receita / tempo
- volumetria = tamanho, metragem, volume, comprimento, peso.
- taxa de sucesso = quantidade serviço ofertado / quantidade de serviço aceito.
- tempo = data, hora, minuto.
- demanda = ocorrência
Permitem tomar decisões.
Melhorar a compreensão do que acontece nas áreas mais relevantes do dia a dia.
Adaptar intervenções para a máxima eficácia ou taxa de sucesso.
Proporcionar benefícios reais às atividades habituais da empresa.
Proporcionar um novo nível de conhecimento do seu ambiente operacional e das bases de clientes e das equipes de trabalho.
Monitorar a operação diária, o intradia.
Registram o comportamento do tráfego ou carga de trabalho em minutos na entrada, filas e saída do sistema.
Registram e quantificam a ocorrência de fatos e dados.
“Fotografam” um lapso de tempo do contexto.
São os olhos e sentidos da empresa.
São sinalizadores.
Têm caráter aleatório e não determinístico.
- Não são independentes.
- Nunca são analisados sem a análise complementar de outros indicadores de tempo real e indicadores acumulativos atrelados e vice versa.
- A frequência de amostragem da coleta de dados deve ser pelo menos duas vezes maior que a frequência do ciclo da tarefa; exemplo, para uma tarefa com ciclo resperado de 30 minutos a frequência de amostragem deve ser a cada 15 minutos, para garantir a quantficação da distribuição da demanda
Qualquer processo de tomada de decisão deve ser apoiado na avaliação equilibrada de indicadores de tempo real e acumulativos
Qual o propósito ou escopo dos indicadores aracterísticas … Aplicações:
- Medidas Diretas de Mudanças … observação, instrumento, número, percentual, volumetria, tempo, espaço, receita, custo.
- Mudança no Curto Prazo… sinalização, desvio, recálculo da meta, alinhamento, sincronismo, planos de referência.
- Tempo de Tarefa … total, front office, backoffice,
- Tempo de Espera … total, entrada, serviço, entrega, pagamento.
- Tráfego … carga de trabalho,
- Maior Tempo de Espera … clientes com maior tempo de espera na fila.
- Pontos de Atendimento … nós da rede, agentes, servidores, fontes, recursos.
- Agentes … quantidade dimensionada, quantidade ativa, perfil técnico, localização, aderência.
- Quantidades … agentes, clientes, produtos, ofertas, filas.
- Sinalizar flutuações ... prever picos de cobrecarga ou ociosidade, balanceamento de recursos , no curto prazo
Indicadores Acumulativos
Características e Aplicações:
- Historiar o passado …
- Prever mudanças no longo prazo … tendências, média, mediana, moda, variância, desvio padrão.
- Definir e calibar Nível de Serviço NS … dimensionamento de recursos, nível de qualidade, diferencial,
- definir Consistência e Capacidade
- dependentes do histórico de indicadores de tempo real.
- insumo para definição de metas dos indicadores de tempo real.
- Sinalizar tendências ... prever crescimento de demanda e oferta no médio e longo prazos.
Características dos indicadores de Tempo Real … contar o agora; avaliar corretismo, flutuações, mudanças rápidas, sinalização de instabilidade, em tempo real; sinalizar possíveis mudanças nos indicadores acumulativos.
Exemplos: quantidade de serviço entrante, quantidade de serviço na fila, serviço mais antigo na fila.
Características dos indicadores acumulativos … contar o que aconteceu; medir consistência, capacidade, medidas estatísticas de tendência central e indiretas; mais lento e mais estável, determísticos, previsões de mais longo prazo; dimensionamento de recursos.
Exemplos de indicadores acumulativos … NS, TME (tempo médio de espera na fila), TMA (tempo de atendimento da tarefa ), tempo médio de abandono da fila.
Para fazer monitoramento, avaliações e previsões é necessário avaliar simultaneamente os dois tipos de indicadores de tempo real e acumulativos.