
- Definir um título excepcional, explorando …
- Curiosidade
- Urgência
- Escassez
- Aviso
- Histórias
- Novidades
- Incluir uma forte introdução, com as seguintes características:
- Focar no perfil do avatar (leitor) – valores, crenças, demografia, desafios, obstáculos e possíveis objeções.
- Contextualizar. Indique o caminho que você pretende seguir ao longo do texto.
- Trazer informação relevante para o seu leitor para ele não ir embora.
- Despertar a curiosidade e fazer uma pergunta ou promessa que deve ser respondida ou cumprida no texto.
- Ser breve e o mais sucinto possível.
- Revelar os benefícios para o leitor se continuar a leitura.
- Desenvolver o corpo do texto usando componentes que facilitem o conteúdo de fácil consumo:
- Usar estrutura atraente para facilitar o consumo.
- Desdobrar o título em subtítulos para facilitar as conexões de ideias.
- Fazer transições suaves entre subtítulos para facilitar o entendimento e o fluxo contínuo da leitura.
- Usar parágrafos curtos.
- Incluir imagens e vídeos de alta qualidade e que sejam carregados rapidamente.
- Usar lista com marcadores.
- Usar fontes em negrito e Itálico para ressaltar palavras e textos.
- Cumprir a promessa do título e introdução.
- Incluir mídias de alta qualidade:
- Incluir imagens, vídeos e arquivos de áudio, que sejam carregados rapidamente, caso contrário geram frustração aos usuários e a saída do site; esse é um compromisso importante diante de um mercado de conteúdo altamente competitivo.
- Fechar o artigo:
- Um bom fechamento aumenta a qualidade do seu texto/post.
- Utilizar uma combinação de humor, conclusão, emoções, que instigue o leitor a comentar, compartilhar, ou visitar outros artigos do seu blog.
- A conclusão não necessariamente necessita ser épica (admirável, memorável) mas você não pode finalizar o artigo de forma abrupta.
- Para saber se você atingiu o seu objetivo, solicite ou incentive comentários e compartilhamento.
- SEO – “search engine optimization”:
- O uso de SEO ajuda o seu post atingir maior ranqueamento nos motores de busca, tal como do Google, e fazer com que ele seja achado pelo seu público alvo.
- Para otimizar o seu post você deve incluir palavras ou frases relevantes ou chave, nos títulos, no corpo do texto, na descrição das imagens, na URL (universal resource locator e na meta descrição da página (palavras-chave ocultas que resume o conteúdo de uma página).
- Outro importante caminho para otimizar seu blog é incluir links de/para outros sites ou posts relevantes que você tenha escrito ou não.
- Categorizar Posts:
- Quando a quantidade de posts aumenta você deve categorizar os posts.
- A categorização ajuda na organização, na busca, contribui com a qualidade da experiência de uso e agrega valor para a sua audiência.
- Entregar o prometido:
- Entregar o prometido pelo título e introdução; essa é uma questão fundamental para a qualidade e sucesso do post; a não entrega da promessa é um erro grave que baixa a qualidade do post e deturpa a sua reputação.
- O post deve ser adequadamente refinado, claro, completo, que não necessite de mais informação para o seu entendimento.
- Consistência da marca:
- Produzir conteúdos que reforcem a sua marca.
- As partes precisam estar coerentes entre si em com o todo; um post não pode contradizer outro.