Objetivo: Destacar a importância de cada um monitorar o ambiente de tarefa.
São exemplificadas Perguntas Principais para prover fundamentação teórica sobre a importância das atividades de monitoramento que todos devem se comprometer a fazer.
Fundamentação Teórica
Fundamentação Teórica
Fundamentação teórica é um conceito na ciência e “pesquisa científica”, em modelar, rever e selecionar dados, informação e conhecimento, para criar “redes ou conexões” na empresa, que permitam “construir” o conhecimento conectando pessoas, ferramentas material teórico descritivo, que dá base ao objetivo de conhecimento (familiarização, descrição e habiliadde) que a empresa tem, como foco desenvolver.
Exemplos.
Gestão … como os recursos da empresa são gerenciados e previstos nos planos estratégico tático e operacional.
Modelo de negócio … explicar os componentes básicos e relacionamentos “essenciais da empresa”, como funciona e se difencia no mercado.
Proposta de valor – representar em 5 atributos de valor chave – foco, singularidade e mensagem de valor.
Código de Ética ... explicitar as regras de conduta e intensões e comportamentos aproriados e não apropriados,
Objetivos – “enumerar” o conjunto de objetivos: financeiro, logística, produção, marketing, venda, conhecimento.
Análise de Situação – explicar como “dividir para conquistar”, transformar problemas maiores, em problemas menores, de mais fácil solução; acompanhar sistematicamente, forças, fraquezas, oportunidade, ameaças e poder avaliar o nível de competitividade (nível de serviço).
Porque usar a Fundamentação Teórica?
A fundamentação teórica define as características qualitativas essenciais, para as pessoas compreenderem os conceitos chave do modelo de negócio.
Visa empoderar as pessoas da empresa a ganhar autonomia para fazer correto e consistente e poder transferir o “conhecimento tácito” para os mebros da equipe e vizinhos, via a interação de times.
Permite a empresa entender uma atividade empresarial em vários níveis ou perspectivas.
- estratégico … prever recursos, comportamentos, valores e capacidades no longo prazo.
- tático … distribuir recursos; conectar o estratégico ao tático e vice versa.
- operacional … corretismo técnico.
- construtivista.
- crítico.
- sistematíco.
- ; saber quais são as fontes de dados, informações e conhecimento.
A fundamentação teórica é fruto do trabalho de gestão de conhecimenro da empresa via treinamento (curto prazo), programas educacionais continuados voltados para:
Código de ética – um documento que reúne os princípios e valores adotados pela empresa , e serve como regimento interno, com objetivo central de promover uma postura homogênea entre todos os integrantes dos times e empresa.
Indicadores qualitativos.
Serve de orientação … para a coleta, análise e interpretação dos dados, nas interações com clientes e na cadeia de valor da empresa.
Esta etapa é importante nas pesquisas científicas e nos trabalhos de conclusão de curso. Se bem executada, ela consegue dar credibilidade a pesquisa e situá-la no contexto do campo científico.
A fundamentação teórica deve estar baseadas em fontes fidedignas da empresa (pessoas, ferramentas, ofereçam informações de qualidade para a pesquisa.
Rede, Pessoas, Fontes
Aplicação … Normalmente, a fundamentação teórica é utilizada em dois momentos importantes da pesquisa: na elaboração do projeto inicial e na sua redação final.
No projeto inicial as ideias tendem a não ser muito claras quanto aos objetivos da pesquisa e somente com o seu andamento é possível avaliar o que é importante colocar de informações. Nestes momentos, a função do orientador é de fundamental importância para nortear o aluno sobre quais autores e textos utilizar (bibliografia adequada).
Já na redação final, a fundamentação teórica é tida como uma comparação com os resultados obtidos, para refletir se de fato o aluno conseguiu atingir seus objetivos.
Todos os membros de times e equipes, para qualquer tipo de negócio, precisam operar os recursos, gerenciar o tempo, conhecimento e as mudanças no ambiente de trabalho.
Respeitar as regras para a qualidade de dados, informação e conhecimento.
equipamentos, preencher formulários e
o DAC de forma correta e consistente (informar o status correto – atendimento, pós atendimento, aguardando atendimento, pausa, atividades off line, dentre outras) e saber como essas atividades impactam na fila.
Além do treinamento continuado sobre fundamentos e sobre a operação corrente, uma boa prática é existir mecanismos para “alimentar” supervisores com informações em tempo real, a fim de ajustar – prioridades conforme as necessidades da operação. Informações em tempo real conscientizam, valorizam e direcionam as equipes de agentes e podem ser fornecidas de várias formas:
Relatórios.
Informações gráficas das filas em cada terminal.
Telas dos supervisores e monitores.
Painéis.
Telefones programados para fornecer estatísticas de fila.
As informações da fila de atendimento devem ser acompanhadas de treinamentos específicos, instruindo como proceder e quais as atitudes corretas a serem adotadas, a fim de que os agentes saibam como reagir.
Devem ser também estabelecidas expectativas claras em relação à aderência à escala. Para que a monitoração do fator de aderência seja realizada a bom termo é necessário avaliar “quanto tempo” e “quando” os agentes estão logados e disponíveis.
Fundamentação teórica ou referencial teórico é um dos elementos da pesquisa que consiste na revisão de conteúdos, manuais e todo material pertinente da área ou do assunto estudado … neste caso, monitoramento.
Olhar o tema em várias perspectivas e saber responder:
- O que é monitoramento?
- Quem faz?
- Porque?
- Onde?
- Quando?
- Como?
- Quanto?
Cada empresa tem que definir resposta específicas, código de ética e conduta para regular esse comportamento.
Uma das formas é fazerperguntas e discutir racnalizações