Percepção de valor é como o cliente interpreta o valor de uma oferta … muda ao longo do tempo, de acordo com situações, informações, conhecimento, sentimentos, emoções.
- A percepção do consumidor segue padrões comportamentais que se repetem e podem ser percebidos e influenciados por você nas suas atividades de marketing e vendas.
- O estudo da percepção do consumidor é de extrema importância em marketing e vendas, porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que elas fazem da realidade e não da realidade em si.
- Cada pessoa percebe o valor de uma oferta de forma diferente, de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.
- À medida que o potencial comprador adquire informações das ofertas, a sua percepção do valor da oferta se altera.
- Uma oferta pode gerar múltiplas percepções, mas também pode não gerar nenhuma percepção se a oferta não tiver relação com a realidade da pessoa … por isso o trabalho de segmentação de mercado e definição dos avatares é de suma importância.
Percepção de Valor = função (situação, informação, conhecimento, sentimento, emoção)