Uma função da gestão é criar um ambiente propício para desenvolver o pensamento crítico e científico centrado no modelo de negócio da empresa.
A gestão é o pensamento crítico aplicado na empresa apoiado em 3 categorias de indicadores:
- indicadores técnicos … planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
- indicadores cognitivos … atentar, perceber, pensar, memorizar, comunicar e aprender.
- indicadores emocionais … autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
.
É um tipo de pensamento ou estado mental mais complexo, estruturado e intelectualizado do que o pensamento e estado mental do conhecimento ingênuo ou do senso comum.
Pensamento Crítico
- Reflexão
- Autoconhecimento … ” Conhece-te a ti mesmo”.
- Autocontrole
- Metacognição
- Investigação
- Neutralidade
- Racionalizdade
- Razão
O pensamento crítico é onsiderado uma forma de pensar e ajuizar as coisas que gera um novo significado e identifica incongruências.
No ambiente empresarial Gestão e pensamento são sinônimos.
Pensamento Crítico e Gestão
Na empresa o pensamento crítico é evidenciado pela capacidade identificar o melhor arranjo da tarefa em termos técnico, cognitivo e emocional.
Quanto melhor a gestão, melhor será o pensamento crítico empresarial (pensamento coletivo)
Neste particular, observa-se uma grande quantidade de profissionais carentes de habilidades reflexivas e críticas.
A consciência do gap entre senso comum (cotidiano) e pensamento crítico e científico, abre oportunidades para a empresa e individuos desenvolverem vantagens competitivas e obter sucesso nos negócios.
Gestão como Ferramenta de Líderes e Liderados
Os princípios da gestão de tarefas conduz ao “pensamento crítico e científico.
Gestão de tarefas é uma habilidade a aprendida por todos e não por alguns, para saber liderar, ser liderado, se comportar em time, desenvolver relações verticais e horizontais.
Compreender a tarefa no contexto de categorias de tarefas e suas relações de causa e efeito.
Destaca-se nesse particular a dualidade de “líderes e liderados”, sincronismo e alinhamento de equipes.
Pensar crítico é pensar em gestão, usar teorias, métodos, ferramentas, técnicas e práticas da gestão de recursos físicos e mentais.
Sistematizar a Gestão da Tarefa
A sistematização da tarefa significa modelar a realidade da tarefa como um sistema complexo de causas e efeitos.
É também conhecida como abordagem de cima para baixo.
Busca visão do todo.
Categorizar e aplicar diferentes conhecimentos, regras, parâmetros, indicadores de desempenho, lições aprendidas para modelar o contexto, foco e periferia da tarefa para atingir metas.
Busca facilidade de reprodução em diferentes ambientes e situações.
Prima pela qualiidade e capacidade de prever mudanças do ambiente externo ou periférico que interferem no ambiente interno.
Aplica métodos para melhorar a forma de pensar, qualificar e valorizar o desempenho de tarefas e habilidades das pessoas, reduzir viéses, falhas, erros, imprecisões e riscos.
A teoria de sistemas visa resolver problemas mais complexos, que reunem muitas variáveis aleatórias, medidas, indicadores de desempenho e técnicas cognitivas.
Indicadores de Sistematização da Gestão
A gestão de uma tarefa chave na empresa é uma excelente amostra para medir a sistematização, qualidade e maturidade da gestão.
Existem vários indicadores para medir a qualidade e maturidade de um sistema de gestão.
- Alinhamento … apontar direcionamentos; destacar recursos, indicadores, tarefas, pessoas e técnicas para a mesma direção e sentido estratégico da proposta de valor da empresa.
- Ambiente propicio … medir mudanças nas condições para planejar, desempenhar, controlar e ajustar a tarefa.
- Articulação … garantir conexão da tarefa com o todo, suas partes;
- Autonomia … capacidade de tomar decisões informadas, não coagidas, planejadas, consistentes, justificadas; autogovernança; autogestão, autosuficiência.
- Economia … capacidade de reduzir despesas, otimizar os recursos e gerar tarefas
- Credibilidade …
- Flexibilidade … maleabilidade, rapidez de movimento ou reposta a um estímulo ou problema; elasticidade; elegância.
- Controle … averiguar execução correta com o plano; garantir faixas de tolerância e poder de decisão, níveis e padrões de qualidade, garantias, acordos de níveis de serviço, melhorias contínuas e inovações.
- Resiliência … da estrutura de recursos que suporta a tarefa.
- Planos … coleção de planos de referência, articulados a objetivos e situações empresariais nos vários níveis (ioperacional, tático, estratégico).
- Padronização
- Produtividade …
- Parcimônia … equilibrar planos e ação, não adianta muitos planos e pouca ação ou vice versa; trilhar o caminho do meio.
- Qualidade
- Reprodutibilidade … repetição de resultados da tarefa com grau de fiabilidade elevado.
- Sincronismo … capacidade de controlar o ritmo da tarefa e TMA da tarefa.
- ZDP … conjunto de descrições dos componentes e indicadores da gestão da tarefa, e como ela contribui ou é afetada pelos seus componentes internos e pelo ambiente externo; fonte de consulta e suporte em rede; busca facilitar a facilitar a análise de gaps, compartilhamento, controle e construção do conhecimento em rede, facilitar a autocorreção, reduzir incertezas para planejar, desempenhar, controlar e ajustar uma tarefa.a compreensão ou execução da tarefa; a ZDP deve retratar o gráu de espeialização técnica, cognitiva e emocional para executar e reproduzir os resultados esperados da tarefa.
Conceituar, contextualizar, situacionar, conhecer os limites (paradigmas e fronteiras); mapear o escopo, formular propósito