O que é Pesquisa?
Pesquisa, de uma forma geral, é o “ trabalho criativo e sistemático realizado para aumentar o estoque de conhecimento ”.
O que é Pesquisa Primária?
A pesquisa primária é o processo e estrutura usada para resolver problemas específicos, sem respostas na esfera pública, e obtidas de fontes primárias de informações, tais como pessoas, ferramentas, evidências, registros circunstanciais.
- São também chamadas de pesquisa de campo, já que que trabalham com fatos reais.
- Podem ser feitas pela empresa ou terceiros.
- Fontes primárias de informação são extraídas de relatos, escritos, ocorrências, fatos, objetos, ferramentas, circunstâncias, que estão no entorno do “problema de interesse”.
- Envolve a coleta de dados que ainda não foram previamente reunidos, em vez da análise do que já está disponível.
- Ao conduzir uma pesquisa primária, você geralmente tem 2 tipos de propósitos: (1)
Pesquisa Primária Exploratória
- Fazer perguntas abertas“
- Mapear contextos e explorar caminhos (opiniões) ou argumentos.
- Formular hipóteses.
- Ganhar visão top down (de cima para baixo).
- Mapear situações estratégicas.
- Saber entrevistar um indivíduo ou um pequeno grupo de pessoas, para extrair o máximo de informação relevante, estabelecer critérios e ajudar a reduzir a incerteza, e aumentar a confiança para a tomada de decisão ou resolução de problema.
- Saber dividir para conquistar, analisar o todo e suas partes.
- Formular hipóteses
- das no planejamento da pésquisa, identificar padrões, que permitam fazer modelagem e simulações.
- Específico … pesquisar de forma mais precisa, button up, da visão de baixo para cima, do específico para o geral, “mapear escopo”, resolver um problema identificado na pesquisa exploratória, gerar uma avaliação, julgamento, determinar o melhor caminho. Envolve entrevistas mais estruturadas e formais.
- Estados mentais … cada tipo de pesquisa gera estados mentais diferente
- Habilidades … exigem habilidades cognitivas e emocionais diferentes.
- , a pesquisa exploratória dá uma visão mais difusa e ampla, flexível, estratégica, para resolver novos problemas e a esspecífica provê uma visão e abordgem mais paragmática, focada, procedural, objetiva, operacional de curto prazo, mais voltado para o prático, fazer acontecer.
- Observe que são pesquisas que exigem habilidades distintas.
A pesquisa primária geralmente custa mais e geralmente leva mais tempo para ser realizada do que a pesquisa secundária, mas fornece resultados conclusivos e específicos.
Como fazer Pesquisa Primária?
As informações para as pesquisas de marketing são coletadas a partir da observação direta dos consumidores alvo, entrevistas, fontes publicadas na Internet e mídias sociais, SEO, análise de tráfego web e navegação no site.
- Escolher as fontes primárias.
- Pode ser quantitativa e/ou qualitativa.
- Pode ser feita pela empresa ou terceiros.
Onde fazer as Pesquisas Primárias? Quais as fontes primárias?
Pesquisas primárias identificam e avaliam as informações diretamente das “fontes primárias”, que geraram ou experenciaram o fenômeno.
- Relatos de testemunhas oculares.
- Diários pessoais.
- Histórico de dados de operações e transações.
- Entrevistas.
- Pesquisas.
- Experimentos.
- Documentos …., históricos de dados, e-mails, midias, site.
- Artefatos … enumerar e examinar ferramentas e informações atreladas, geradas, usos.
- Visita e observação …. anotar, evidenciar, enumerar, para depois analisar
- Questionários … padronizar estrutura, formatos, conteúdos, abordagens, resultados
- Outros.
Quem faz a Pesquisa Primária?
Todos nós fazemos pesquisas primários o tempo todo.
Pessoas e empresas que querem usar a informação de forma direta, extraídas diretamente de pessoas envolvidas num fenômeno e possam dar suas opiniões (subjetivas e intuitivas) sobre um fenômeno, objeto, bem, serviço, uma solução.
Empresas quando do planejamento, desenvolvimento,
tendo a pessoa como o veículo fundamental para extrair o melhor retrato da situação e ajudar a resolver o problema, tomar uma decisão ou aprender alguma coisa.
Pessoas e empresas mais empiristas do que racionalistas, que buscam conhecimentos a posteriori específicos para buscar diferenciação, novas propostas de valor e ofertas, compreender necessidades, desejos, sentimentos, emoções, que afetam o processo de tomada de decisão, de forma direta com o tomador de decisão ou informações geradas dele.
Porque a Pesquisa Primária?
Resolver problemas específicos ainda sem respostas na esfera pública.
Observar Eventos, Fenômenos e Comportamentos …
- Como consumidores ou um “cliente estratégico” escolhe e compra o produto ou serviço específico?
- como o vendedor se comporta no atendimento, antes e depois do método, ferramenta ou prática?
- como o mercado irá reagir ou regiu as campanhas?
- como melhorar a interface e relacionamento com o cliente?
- como usar melhor uma nova ferramenta de gestão?
- como aplicar melhor uma técnica?
Pesquisa de Opinião … coletar opinião via perguntas …
- o que os consumidores preferem?
- quais os valores ou critérios mais importantes para a tomada de decisão?
Provar Hipóteses … comprovar suposições .
- O modelo de negócio planejado no papel está funcionando na prática?
- A ação de marketing ou campanha causou o impacto previstos nos KPIs?
- O método de gestão de negócio atingiu o objetivo proposto?
- A proposta de valor, da oferta ou campanha, atraiu os “clientes ideiais planejados”
- A nossa situação competitiva aferida internamente estava correta?
- A solução proposta atingiu o ROI – Retorno do Investimento (rentabilidade) ESPERADA?
Qualificativa … fazer contatos de negócio
- Investigar necessidades, problema e desejos de consumidores.
- Identificar a prroposta de valor mais significativa ou importantes para um consumidor ou público alvo.
- Fazer entrevistas, grupos de foco, questionários, de forma não numérica.
Pesquisa Quantitativa …
- Fazer estatística.
- Calcular o tamanho do mercado.
- Projetar KPIs
- Identificar tendências e padrões de carga de trabalho.
- Fazer previsões de distribuição de carga de trabalho, velocidade de negócio, tempo médio de serviço
- Fazer “benchmarking” de tempo médio de serviço, taxa de chegada de serviços, tempos de fila, taxas de desistência.
- Fazer previsões de demanda e quantidade de clientes,
Atualização … coletar dados novos e não usar dados / informações anteriores.
Quando
Vantagens:
- Abordar diretamente o tópico e fornecer informações que não estão disponíveis em outro lugar.
- Validar ´pesquisa secundária.
- Testar uma hipótese específica.
- Projetar seu próprio experimento.
Desvantagens:
- Relatos ou testemunhos, podem estar muito perto do assunto e faltar “distância crítica”.
- Entrevistas, pesquisas e experimentos, são demorados para preparar, administrar e analisar.
- Limitada em aplicação em certos campos de estudo sua pesquisa onde pode não ser reconhecida como válida.