
Veja ferramentas que você pode utilizar para aumentar a eficiência das suas atividades de marketing e vendas!
- Saiba selecionar e adaptar ferramentas cognitivas para o seu dia a dia.
- Desenvolva habilidades para aumentar a inteligência competitiva de forma individual e coletiva.
- Aprenda a aprender e se transforme num Autodidata, de forma eficiente, econômica, acelerada e continuada.
- Saiba selecionar os seus melhores cliente potenciais e aumentar o desempenho do marketing e vendas.
- Conheça a sua oferta de forma ampliada.
- Trate a venda como um processo e ganhe habilidades de forma continuada.
Modelo de Ciente Ideal

Descrição da ferramenta
Descrever detalhadamente o perfil dos clientes ideais ou clientes referência das ofertas, campanhas, conteúdos de marketing para servir como referência para visualizar, modelar e pesonalizar pessoas físicas ou jurídicas alvo das ações de marketing e vendas.
Esmiuçar (analisar, evidenciar, enumerar, detalhar) as características do público alvo, para garantir estratégias de marketing (atrair) e venda (converter) com foco, singularidade e mensagem consistente e alta percepção de valor.
Público Alvo … Quem usa?
Empresários … modelar funcionamento e processos de negócios, proposta de valor e oferta.
Gerentes de Serviço … modelar mix 7P –
Gerente de canal … modelagem relacionamento, funil de marketing
Representante de venda … modelagem de contatos de venda
Aplicação e Benefícios
- Representar e facilitar a visualização dos clientes ideais das suas ofertas.
- Esmiuçar as características comportamentais do clientes ideal no canal de venda.
- Fornecer a referência principal para as atividades de marketing e vendas na cadeia de valor.
- Ajudar a determinar onde concentrar melhor o tempo para aumentar a produtividade.
- Orientar o desenvolvimento do produto e estratégias de venda.
- Atrair os potenciais clientes mais valiosos para a sua empresa.
- Sincronizar e alinhar a empresa com foco na compreensão do comportamento, necessidades, problemas, desejos, objetivos dos clientes ideiais.
Mix de Marketing 7P
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Descrição da ferramenta
- Resumir e memorizar a estratégia das suas ofertas e facilitar o aprendizado, comparação e comunicação interna na empresa.
Público Alvo
- Empresários, gerentes de serviço, gerentes de canais de venda e representantes de venda.
Aplicação e Benefícios
- Descrever a estratégia da oferta via 7P – Produto, Preço, Promoção, Praça, Processo, Pessoas e Evidências físicas (physical evidences).
- Aumentar a eficiência da aprendizagem da oferta.
- Ajudar a determinar onde concentrar seu tempo.
- Orientar o desenvolvimento do produto e permitir o alinhamento de toda a organização.
- Servir como base para a proposição de valor das suas ofertas para atrair potenciais compradores.
Alavancas de Utilidade
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Descrição da Ferramenta
- Identificar formas para prover utilidade excepcional para potenciais compradores durante a jornada de compra das suas ofertas.
Público Alvo
- Empresários, gerentes de serviço, gerentes de canais de venda e representantes de venda.
Aplicação e Benefícios
- Investigar onde estão os maiores obstáculos à utilidade ao longo da experiência de compra dos potenciais compradores.
- Identificar as melhores e mais promissoras oportunidades para criar valor excepcional.
- Identificar se os seus produtos e serviços removem os obstáculos à utilidade, ao longo da experiência de compra.
- Verificar se as suas ofertas passam pelo teste da utilidade excepcional.
- Comparar seus produtos e serviços com as ofertas concorrentes, em termos de utilidade.
Perguntas de Problemas que a Oferta Resolve
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Descrição da Ferramenta
- Formular Perguntas de Problema para mapear a lista de problemas que a sua solução resolve para os potenciais compradores e clientes.
Público Alvo
- Empresários, gerentes de serviço, gerentes de canais de venda e representantes de venda.
Aplicação e Benefícios
- Descrever as ofertas pelos problemas que ela resolve e aumentar a sua empatia.
- Desenvolver o perfil de “resolvedor de problemas“ muito valorizado no mercado.
- Aumentar a fluência nos contatos de venda para conectar problemas com soluções.
- Aumentar a sua capacidade de atrair e gerar confiança nos potenciais compradores.
- Ampliar a sua capacidade de identificar oportunidades de venda.
- Criar o mapa de valor de necessidades e problemas que a sua oferta resolve.
Matriz de Avaliação de Valor da Oferta
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Descrição da ferramenta
Avaliar o desempenho da sua oferta com ofertas concorrentes e desenvolver estratégias com foco, singularidade e mensagem consistente.
Público Alvo
Empresários, gerentes de produto, gerentes de canais e representantes de vendas.
Aplicações e Benefícios
- Identificar os atributos de valor mais importantes para os potenciais compradores.
- Avaliar os níveis de percepção de valor desses atributos mais importantes.
- Comparar graficamente a sua oferta com ofertas concorrentes.
- Formular estratégias / proposições de valor com foco, singularidade e mensagem consistente.
- Melhorar a comunicação e aumentar a percepção de valor das suas ofertas,
Mapa de Valor da Oferta
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Objetivo da ferramenta
Mapear, categorizar e memorizar atributos de valor da sua oferta para facilitar a avaliação e desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas.
Público Alvo
Empresários, gerentes de produto, gerentes de canais e representantes de vendas.
Aplicações e Benefícios
- Mapear os atributos de valor das suas ofertas que o mercado alvo mais valoriza.
- Melhorar a comunicação entre empresário, gerentes de serviço, gerentes de canal e representantes de venda.
- Aumentar a fluência situacional – conexão entre características e benefícios das suas ofertas nos contatos de venda.
- Facilitar a criação e recriação de imagens de solução da sua oferta que resolvem necessidades ou problemas dos potenciais compradores.
- Facilitar o desenho de matrizes e curvas de valor da sua oferta.
Descritor de Ofertas Sob-medida
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Objetivo da ferramenta
Descrever a oferta sob medida para o potencial comprador.
Público Alvo
Empresários, gerentes de produto, gerentes de canais e representantes de vendas.
Aplicações e Benefícios
- Descrever a sua oferta com foco no perfil de necessidades e valores do potencial comprador.
- Causar efeito sob medida das suas ofertas.
- Aumentar a percepção de valor das suas ofertas.
- Padronizar a descrição das suas ofertas.
- Facilitar o aprendizado, memorização, comparação das suas ofertas.
Mapa do Comportamento do Consumidor
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Objetivo da ferramenta
Mapear o processo de compra dos potenciais compradores da sua oferta e planejar estratégias de venda para os contatos.
Público Alvo
Empresários, gerentes de produto, gerentes de canal e representantes de venda.
Aplicações e Benefícios
- Avaliar as etapas do processo de compra, comportamentos e perguntas dos potenciais compradores.
- Prever comportamentos e formular estratégias de venda.
- Desenvolver habilidades técnicas e emocionais
- Identificar com antecedência problemas e soluções mais prováveis.
- Ajudar o potencial comprador na sua jornada de compra.
Planilha de Fluência Situacional
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Objetivo
Demonstrar fluência situacional (tipo de conhecimento do produto para situações específicas) para um potencial comprador, para conectar problemas específicos à capacidades específicas, para situações específicas, para uma oferta específica.
Público alvo
Empresários, gerentes de produto, gerentes de canal e representantes de venda.
Aplicações e benefícios
- Desenvolver habilidades para selecionar perguntas de controle de problema, implicação e solução para situações específicas.
- Avaliar as situações mais frequentes e prováveis para um produto ou serviços específico.
- Listar “perguntas de controle” de razões de um problema específico.
- Listar “perguntas de controle” de implicações do problema, para a mesma situação.
- Listar “perguntas de controle” para identificar capacidades para a mesma situação.
–
Plano de Contato
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Descrição da ferramenta.
Planejar contatos e aumentar o desempenho da execução dos contatos.
Aplicações:
- Desenvolver um padrão de referência para planejar, executar, controlar e ajustar contatos de venda.
- Definir objetivos, estratégias, perguntas e possíveis scripts do contato.
- Visualizar e simular a execução do contato, situações e variantes mais prováveis.
- Guiar a execução, avaliação e ajustes dos contatos.
- Servir como insumo para o próximo plano de contato.
Público Alvo: Representantes de Vendas.
Objetivo SMART
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Objetivo
Método para definir objetivos e metas de forma clara, consciente, motivadora, organizada e eficaz.
Público alvo
Empresários, gerentes de produtos, gerentes de canais de vendas e representantes de venda.
Aplicação e Benefícios
- Definir objetivos e metas de forma estruturada e eficaz.
- Estruturar as suas ideias, concentrar esforços, usar o seu tempo e recursos de forma produtiva.
- Criar desafios e motivar a si mesmo e outras pessoas.
- Destacar aspectos importantes na formulação de seus objetivos.
- Aumentar a probabilidade de sucesso no alcance de seus objetivos de negócios ou pessoais.
Rapport
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Objetivo
Aplicar métodos e comportamentos para estabelecer conexões emocionais prazerosas e aumentar o desempenho dos seus contatos de venda.
Público Alvo
Empresários, gerentes de produtos, gerentes de canais de venda e representantes de venda.
Aplicações e Benefícios
- Evitar objeções e conflitos.
- Melhorar as relações interpessoais.
- Construir relacionamentos e melhorar a comunicação.
- Os empregadores acharão que você vai se dar bem com a equipe de trabalho, clientes e parceiros.
- Melhorar o seu desempenho nos contatos de venda.
Fórmula ACIDA

Objetivo
Aplicar check list para aumentar as suas capacidades para atrair, despertar a curiosidade, interesse, desejo e incentivar decisões de compra de suas ofertas.
Público alvo
Cliente referência e Histórias de Sucesso
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Fundamentos relacionados: plano de contato, roteirização, método para contar histórias; scripts; prospectar oportunidades; investigar necessidades; fluência situacional.
Scripts

Fundamentos relacionados: roteirização; eficiência na execução de contatos; check list para geração de script;
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Perguntas SPIS

Fundamentos relacionados: processo de decisão, processo de compra, processo de venda; alinhamento e controle da venda, perguntas de situação, problema, implicação e solução (o que é, para que serve, como usar e riscos).
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Perguntas Socráticas
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Imagem de Solução
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Fundamentos relacionados: comportamento de compra, comportamento da venda, alinhamento da venda com a compra; imagens mentais x comunicação narrativa, imagem de solução e desejo, componentes para criar uma imagem de solução e benefícios da imagem de solução
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Simulador de Contatos
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Fundamentos relacionados: modelagem, etapas da venda, perguntas SPIS, perguntas socráticas, criação de imagem de solução, recriação de imagem de solução; confiança e fluência.
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Solução Sob-medida
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Fórmula de Valor
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Fundamentos relacionados: valor e atributos de valor; percepção de valor; racionalização do valor, interpretação da fórmula de valor; proposta de valor, valor percebido, vantagem comnpetitiva; alternativas estratégicas.
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ROI – Retorno do Investimento
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Fundamentos relacionados: sumário executivo, indicadores de receita e custo, coleta de dados, estimativas de melhorias, lucro com o uso da solução, retorno financeiro e resumo financeiro.
Proposta de Alto Impacto
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Fundamentos Relacionados: sumário executivo, KPIs, coleta de dados, estimativas de melhorias, cálculo do ROI, resumo financeiro.
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Prevenir e tratar Objeções
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Fechar a Venda
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Equação de Desempenho
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Fundamentos relacionados: indicadores de controle, velocidade da venda, número de contatos, tamanho médio da venda, taxa de conversão, tempo médio de conversão, análise de tradeoffs da venda; método Ceteris Paribus para fazer previsões; estratégias de venda e justificativas de valor.
Balanceamento da Venda
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