Gestão de Mudanças é um dos conceitos mais nucleares da administração de empresas ou gestão de negócios … Quais são os principais conceitos e formas de fazê-la?
Quando há necessidade de mudança, sempre existe reatividade … o principal motivo é o medo das pessoas em perderem posições cômodas, de não ter mais o controle individual e intelectual das informações, de ter que “zerar” todo o conhecimento adquirido, se deparar com uma nova realidade e uma nova forma de fazer as coisas.
Para tentar lidar com o deasfio da mudança, vale a pena refletir e usar a fórmula da mudança elaborada por Peter Drucker:
M = D + M + P > R
Como usar a fórmula para conduzir o pensamento racional e tomar decisões?
- A soma de D + M + P deve sempre ser maior que R.
- Se em um determinado momento você notar que a resistência é maior, está na hora de elevar o grau dos itens precedentes, de preferência da direita para a esquerda, da seguinte forma:
- Ajustar Plano – rever o seu plano/projeto, pode ser que algo não foi bem definido, o plano de comunicação não está sendo eficiente.
- Ajustar Modelo – reveja o modelo proposto. Será que o modelo resolve tudo? É necessário utilizar outras práticas? As ferramentas do modelo estão adequadas para executar o método?
- Ajustar Desconforto – esta deve ser a última opção, se nenhuma das opções anteriores funcionar, gere desconforto; se necessário, é preciso entender que as reclamações do cliente podem aumentar no primeiro momento (como na implementação de um “novo sistema de atendimento”, mas o compromisso gerencial deve ser mantido.
10 conceitos sobre Mudança
- Os problemas devem ser entendidos como oportunidades de liberar a energia criativa.
- O novo deve ser entendido como oportunidade – se não de prosperar, ao menos de sobreviver.
- Uma época de turbulência é uma grande oportunidade para quem compreende, aceita e aproveita a nova realidade.
- Mudança é algo que as pessoas fazem, e moda é algo que as pessoas falam. Quando se fala demais de alguma coisa, não é mudança.
- A organização não sobreviverá se não entender que é sua tarefa colocar-se à frente da mudança.
- Para que uma organização se torne líder da mudança, deve estar em condições de: abandonar o passado; procurar a melhoria sistemática e contínua de tudo o que faz, interna e externamente e se concentrar em alimentar as oportunidades, aproveitando o sucesso que teve.
- Em períodos turbulentos, as mudanças são a regra, por mais que doam e exijam esforço.
- As organizações devem ter como finalidade a mudança constante e a inovação, e estas precisam ser “gerenciadas” por alguém responsável por definir metas e o modo de alcançá-las.
- Sem abandonar o foco em objetivos específicos, as empresas devem assumir sua responsabilidade social, sabendo transformar um problema social em uma oportunidade.
- Só se identifica oportunidade se há estratégia.
Mudança e Perspectivas
A mudança tem vários significados, que se complementam, de acordo com diferentes perspectivas.
- Impermanência … a mudança é uma diferença em um estado de coisas em diferentes pontos no tempo; é abordada destacadamente no budismo, hinduísmo e, na filosofia ocidental, desde Heráclito.
- Metamorfose … no processo biológico animal, após o nascimento ou incubação, a mudança, envolve uma alteração abrupta na estrutura do corpo.
- Mudança Social … é a capacidade de atender às necessidades humanas fundamentais, melhorar a qualidade de vida, oferecer oportunidades. Masllow
- Mudança tecnológica … pode ser segmentado em:
- 1) invenção (dispositivo, método, único ou novo).
- 2) inovação (uma nova ideia, melhores soluções e
- 3) difusão de novas ideias, tecnologias ( técnicas , habilidades , métodos e processos) usados na produção de bens ou serviços.
- Desenvolvimento pessoal
- melhorar a inteligência emocional, em particular a autoconsciência,
- perceber e desenvolver hábitos, rotinas de comportamento que se repetem regularmente e tendem a ocorrer subconscientemente.
- Os 3 tipos de conhecimento (descritivo, habilidade e familiaridade)
- Atributos sociais e de personalidade (conjuntos característicos de comportamentos, cognições, padrões emocionai, incluindo a criatividade ) incorporados na capacidade de realizar trabalho de modo a produzir valor econômico, facilitar a empregabilidade , aumentar a a qualidade de vida e contribuir para a realização de sonhos e aspirações.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontade
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E enfim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía (costumava).