Plano de Referência – é um tipo plano de ação padrão, elaborado para as situações estratégicas, mais frequentes e emergente do modelo de negócio da empresa e ambientes de tarefa … São feitos para serem levados de “baixo do braço” … são planos táticos … pré-formatrados para serviurem de planos de ação, a serem executados em tempo real
30 Razões para uso de Planos de Referência:
- Documentar … servir como um documento vivo para analisar o passado, projetar o futuro e agir no presente; fazer análise, previsão,
- Conteúdo (1) propósito, (2) objetivo, (3) situação, (4) meta, (5) estratégia, (6) plano, (7) produto do plano (8) quantificação dos indicadores de desempenho e (9) ajus
- Pensamento prático … descrever a estratégia – o plano das idéias – no papel
- Metaferramenta … grupar, articular, conectar c
- tes do ciclo de PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle Ajustes.
- Intensões … demonstrar intensões e comprometimento com um plano ou curso de ação; valores e condutas.
- Proatividade … aumentar a capacidade de enumerar e projetar eventos prováveis e reagir de forma planejada, antecipada e consistente, para atingir metas.
- Formatação … criar uma padrão de formato memorável, objetivos, gráficos, que aumente a qualidade e velocidade de de compreensão do que deve ser feito e autonomia para a tomada de decisão; casar conteúdo e forma.
- Compartilhamento e transferência de conhecimento … orientar coletar informações, com qualidade e quantidade adequada, orientar a leitura ativa e escrita de diferentes conteúdos para diferentes propósitos; associar com entradas e saídas de atividades e ferramentas.
- Acionar Pensamentos … análisar cenários e fazer previsões de curto prazo ou em tempo real; para identificar situações e escolher o melhor caminho para atingir os fins (metas); usar “gatilhos e ganchos” para acionar pensamentos, habilidades, técnicas “convenientes” e objetivas.
- Modelar e simular … planejar situações do ambiente de tarefa, “projetar sequência de ações” a serem acionadas; prever o futuro imediato; fazer perceber “situações chave”.
- Usabilidade … o planode referência é uma ferramenta para faciilitar o PDCA de
- plano precisam ser fácéis de usar e organizar de forma clara o propósito, objetivo
- Nível ... operacional, técnicas (individuais) e táticas (time).
- Preparação de Recursos …. orientar a qualificação e quantificação de pessoas, materiais, ambiente, ferramentas.
- Balanceamento de Produção …. atividades para antecipar ou reagir a ociosidade vs sobrecarga de trabalho.
- Pacotes de atividades e tarefas …
- Uso de ferramentas …
- Conteúdo … objetivo, normativo, analítico e memorável.
- Check list …
- Para ra aplicação on the job.
- Um guia rápido
- Um simulador do método.e uso de ferramentas.
- “ferramenta de alto uso” (tipo chave de fenda e alicate).
- dinâmico, evolui a cada ciclo, adaptativo
- Dual, ao mesmo tempo que orienta, evolui e se molda ao longo do tempo, às pessoas e equipes.
- Acionador de pensamento, emoções e sentimentos
- Guia ético de intensões e comportamentos.
- Acionador de emoções e sentimentos.
- Conjunto de ações para sair da situação corrente para a futura desejada.
- Sintetizador de propósito, objetivo, metas e estratégias;
- Técnica de pensar e planejar antes de agir.
- Ferramenta para projetar o futuro.
- Descrever gatilhos, acionamentos e ganchos.
- Treinar pessoas.
- Dar autonomia
- Agir automaticamente, quase sem pensar.
- Acionar pensamentos … estratégico, tático, técnico, crítico; sistemático, prático, objetivo, assertivo, proativo, holístico, de cima para baixo, de baixo para cima; imaginação
- Fio condutor da valores, crenças, intensões, proposta de valor, mudanças, sincronismos, alinhamento, expectativas, indivíduos, equipes, pacote de alto signitficado na rede de informação e conhecimento da empresa.
Exemplos de Planos de Referência mais frequentes
O que orienta os planos de referência são os objetivos frente as situações planejadas.
Têm o propósito de projetar atividades que grupam tarefas que serão executadas em tempo real.
Os planos de referência ou “metaplanos” , são planos táticos, que têm como um de seus objetivos, gerar planos de ação (planos operacionais, planos técnicos), a serem executados em tempo teal.
Em cotrapartida, os planos de ação são são planos de referência instanciados, quantificados e ajustes às situações e contextos.
Períodos de Ociosidade de Produção …
Em periodos de ociosidade o Nível de Serviço estará em alta, os clientes satisfeitos, os trabalhadores e recursos, “sobrando”, não existe filas; em contrapartida, o ROI estará em alta, o seu orçamento será questionado, os trabalhadores ficarão insatisfeitos, as filas aumentarão e a taxa de cancelamento de serviço.
Aproveitar o tempo para projetar melhor o futuro.
Plano de Referência para Períodos de Ociosidade.
12 atividades frequentes de um plano de referência para tratar a ociosidade:
- Identificar situação de ociosidade e elaborar planos de referência específicos (causa demanda ou oferta) para o próximo ciclo.
- Fazer previsões de curto e médio prazo sobre demanda e carga de trabalho.
- Fazer análise estatística de dados (quantitativa) – coleta e amostragem, precisão das previsões, tendências centrais, variâncias e covariâncias.
- Fazer análise de SWOT .(qualitativa) … competição, forças, fraquezas, ameaças, oportunidade, caminhos estratégicos para atingir metas.
- Modelar, simular e melhorar atividades chave do ambiente de tarefa para o próximo ciclo de gestão.
- Fundamentar a teoria sobre modelo de negócio, ambiente de tarefa, aprendizagem on the job, causas e efeitos da ociocidade e sobrecarga.
- Gerenciiar escalas de trabalho … atividades x pessoas x banco de horas x aderência
- Negociar e acumular banco de horas.
- Disponibilizar, instrumentar e treinar atividades com ferramentas.
- Fazer exercícios e práticas deliberadas para o próximo ciclo.
- Definir lista de melhorias para próximo ciclo para previsões, dimensionamentos, escalas, medidas e monitoramento.
- Gerar relatório … prever o próximo ciclo de gestão e plano de referência a ser instanciado.
Sobrecarga de Produção …
- Identificar situação de sobrecarga
- Executar planos de ação = função (plano de referência + dados de contexto).
- Executar atividades de forma otimizada e em tempo mínimo.
- Postergar atividades de backoffice.
- Usar banco de horas para aumentar a disponibilidade de força de trabalho.
- Executar planos de referência com corretismo, na hora certa, com duração mínima, com a ferramenta certa.
- fundamentação teórica; causas e efeitos da sobrecarga.
- ajustar escala de trabalho.
- usar planos de referência específicos para situações de sobrecarga
Gestão de pico de demanda … gestão de escala, previsão de curtíisimo prazo (minutos, hora, dia).
Lançamento de Produto … inovação, riscos, objeções, migração
Prospectar oportunidade … problemas que a oferta resove
Vender cliente novo … informar, engajar, conectar, converter, imagem de solução, ofertas digitais, ofertas com alto desconto.
Vender cliente eventual … informar,
Vender cliente regular … expandir, monetizar,
Vender cliente preferencial …
Vender cliente insatisfeito …
Vender para ex-cliente
Scripts de campanhas
Roteiros de Venda