Check List – 5 Boas Práticas Qualitativas para Fazer Análise
Veja na sequência, 5 Indicadores de Desempenho Qualitativo do processo de análise.
- Proatividade.
- Fatos e Dados.
- Hipótese Inicial.
- Método Estruturado.
- Foco em Resultados.
1. Análise é Proativa ou Reativa?
- Antecipo-me à ocorrência do problema ou só atuo após o problema acontecer?
- Quando atuamos proativamente significa que analisamos o processo e indicadores de controle, antes do resultado final, não apenas resultado final.
- é a melhor forma de gerir processos.
- A proação exige planejamento, plano, ação, controle e ajustes.
- … quando atuamos reativamente, significa que “não” estamos analisando o processo e sim apenas avaliando o resultado dele, ou seja, o produto do processo.
- Isso gera dois problemas: 1)excesso de atividades secundárias, que reduzem o tempo para o foco principal e 2) necessidade de melhorar conhecimento, habilidades e atitudes nos processos de planejamento e análise.
2. Análise baseada em Fatos e Dados?
- Minhas fontes e indicadores (métricas) são confiáveis?
- Uso fatos e dados para construir o caminho para encontrar a solução e são os pilares para fundamentá-la?
- No início do processo de análise pesquiso para reunir fatos suficientes para lançar uma luz sobre o problema?
- Esboço uma hipótese inicial para o problema e, na sequência compilo fatos (métricas, ações e resultados) necessários para confirmá-la ou refutá-la?
- Faço uma análise cuidadosa, de alta qualidade, aliada a uma atitude assertiva na coleta de dados.
3. Hipótese Inicial” para a Solução do Problema?
Gero uma hipótese inicial na tentativa de solucionar o problema numa primeira abordagem … para efeito de referência, comunicação, conscientização do problema?
Hipótese Inicial e Vantagens de uso.
A essência da hipótese inicial é: descubra a solução do problema antes de iniciar!
A formulação da hipótese inicial tem várias vantagens:
- É uma teoria que deverá ser provada ou desmentida, ao longo da análise.
- Dá visibilidade ao seu processo de análise.
- Permite compartilhar perspectivas e gerar integração.
- Gerar uma hipótese inicial demanda estudo e pesquisa profunda sobre a “categoria” do problema”.
- Não é uma coisa “da boca para fora, pouco pensada”, é fruto de método sistemático de observar, registrar e aplicar métodos científicos no processo de decisão e solução de problemas.
4. Método Estruturado?
- Divide o problema em problemas menores para facilitar a solução?
- Desdobro a hipótese inicial em seus componentes (principais causas)?
- Elaboro recomendações factíveis para cada causa?
- Consegui montar a árvore lógica do problema?
5. Foco em Resultado?
Os requisitos ou critérios de valor da solução irão gerar o desempenho esperado a um custo compatível?
Estou sendo empático?
Busco alinhamento?
Faço perguntas, escuto, atendo todas as necessidades, problemas, desejos. insatisfações investigadas, evidenciadas ou declaradas?
Estou direcionado para atender as necessidades e requisitos técnicos na perspectiva do cliente?
Consegui fazer uma conexão emocional adequada? gerei confiança, empatia, motivação para solucionar o problema?
Gerei uma “imagem de solução do problema” forte na mente de clientes, parceiros ou equipe que “desagua” ou está alinhada com as nossas ofertas?
A solução é percebida como sob medida?
Essas 5 perguntas (e seus desdobramentos) estão longe de serem exaustivas, mas ajudam a compreender, fazer perguntas, simular e e aprender (após repetições) a executar o processo de análise com maior corretismo (sem erros) para gerar análises mais consistentes (resultados estáveis).
Conclusões
- Análise de dados e =informações na empresa, é um processo para resolução de problemas e tomada de decisão.
- Divide o todo em suas partes para entender as relações de causa e efeito e criar uma árvore de decisão de alternativas.
- A análise de problema é o núcleo do processo de resolução de problemas, determina principais causas do problema ou peças chave de um sistema
- Isso vale para qualquer tipo de análise.
- Se não identificarmos claramente e de forma enumerada as causas raízes, perderemos tempo e dinheiro em várias tentativas infrutíferas de solução.
- A habilidade de análise refere à capacidade do indivíduo e empresa, coletar e organizar dados e informações, ganhar inteligência e vantagem competitiva.
- Sem a habilidade de análise de dados fica difícil entender o comportamento do ambiente e cliente e tomar decisões bem informadas e eficientes, identificar os riscos potenciais que precisam ser evitados e gerenciados e as oportunidades que devem ser aproveitadas.
- Essas 5 boas práticas ajudam a avaliar a qualidade do seu processo de análise e ajudará a aumentar o nível de satisfação dos clientes e suas necessidades., e fazer ofertas com produtos e serviços que proporcionam maior satisfação para eles e ao atraiam mais que os concorrentes.