Análise de dados são procedimentos estatísticos para analisar dados, técnicas para interpretar os resultados, formas de planejar a coleta de dados, para tornar a informação mais precisa ou mais exata e todo o maquinário de estatísticas matemáticas, aplicadas análise de dados.
A análise de dados objetiva descobrir sistematicamente informações úteis à partir de investigação estatística de amostras de dados.
Suporta as tomadas de decisões mais complexas e científicas, que envolve grandes volumes de dados.
É demandada, em muitas atividades e tarefas:
- Historiar fatos e dados … conhecer por investigação sistemática, registro e documentação da atividade humana; compreende eventos passados, bem como a memória, descoberta, coleção, organização, apresentação e interpretação desses eventos.; buscar conhecer o passado para compreender o presente e poder prever o futuro.
- Descrever e comparar grandes amostras de dados … usar a estatística e suas medidas, como média, mediana, moda, desvio padrão para comparar amostras de dados para servir de insumo para fazer previsões, dimensionamento, estratégia e planos de referência.
- Quantificar indicadores de gestão ... resultados, metas, desempenho, faixas de tolerãncia, desvio, precisão, acuráciade, tendência.
- Fazer previsões … fazer estimativas futuras sobre demanda: necessidades, taxa de distribuição de chegada de serviços, tempo médio de serviço, ticket de venda de serviço, quantidade de clientes no sistema, tamanho e tempo de filas, taxa de abandono de serviços, taxa de efetividade. de serviço.
- Dimensionar e escalar recursos … prover produtos e serviços; ativos, pessoas, processos, máquinas e materiais,, tempo, métodos, ferramentas, qualidade e quantidade.
- Aumentar a lucratividade dos negócios … analisar a relação lucro / receita; margem de lucro.
- Aumentar a rentabilidade do negócio … analisar a relação lucro / investimento; ROI – retorno do investimento.
- Responder perguntas estatísticas específicas … variações de tendências centrais (média, moda e mediana) que representam uma amostra de dados com apenas um valor.
- Tesstar hipóteses … aplicar tecnicas estatísticas para confirmar ou negar determinada suposição de uma população em reação atividades de marketing.
Media, Moda e Mediana são medidas de tendência central.
Média é usada para resumir a visão e valor geral de uma amostra de dados.
A média (Me) é calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.
A média simples Me é calculada com base em valores; é mais significativa (efetiva) quando a amostra de dados é uniforme (baixa variância ou desvio padrão); aplicada para situações onde queremos dar o mesmo “tratamento de valor” a todo o conjunto de dados ex. em média o preço será $.
Exemplos.
- Tempo médio de serviço.
- Tempo médio de produção.
- Tempo médio para reparo (MTTR).
- Tempo médio entre falhas (MTBF).
- Ticket Médio de Venda.
- Tempo médio de chegada de serviço.
- Tempo médio de espera na fila.
- Preço médio de produtos.
- Nível médio de qualidade de serviço.
Moda Mo representa o valor mais frequente ou mais provável da amostra de dados … e bimodal é uma amostra com dois valores mais frequentes.
Mediana Md representa o valor central da amostra, em termos de posição e localização, formatação, distribuição dos dados, após ordená-la de forma crescente ou decrescente; pode identificar falhas de dados (medidas);
É uma medida de formatação ou simetria da amostra.
É utilizada para diagnosticar e retornar a tendência central para distribuições numéricas distorcidas; filtrar valores; avaliar tamanhos e tempo de espera em filas
- Investigar clientes ideiais … quem, onde, quanto, quando, quanto. porque,geram maior rentabilidade e lucratividade.
- Simular estratégias de operação e marketing nos resultados da empresa …, tempo médio de de serviço,carga de trabalho, preço (e custo), pela interpretação de resultados e indicadores de desempenho.
- Suportar argumentos lógicos como: analogia, dedução, indução e abdução, para justificar hipóteses, conclusões ou previsões, de grandes amostras de dados.
- Segmentar clientes … identificar onde e quais os clientes deve se concentrar a promoção de vendas.
- Conhecerá melhor seus clientes-alvo … mapear hábitos de consumo, renda, interesses.
- Rastrear desempenho de produtos e campanhas.
- Analisar curvas de desempenho de demanda e oferta.
- Determinar ciclo e duração de campanhas publicitárias.
- Dimensionar recursos, materiais, força de trabalho.
- Reduzir custos operacionais.
- Redistribur recursos.
- Melhores métodos de resolução de problemas.
- Fornecer informações.
- Fazer as melhores escolhas.
- Evitar armadilhas dispendiosas.
Auementar a precisão e acurácia.
Depois que os dados são analisados, eles devem ser visualizados e comunicados de forma clara e eficiente …
Tabelas são úteis para pesquisar números específicos, enquanto gráficos ajudam a explicar as mensagens quantitativas contidas nos dados.
Tipos de Análise de Dados
As principais técnica são … estatística descritiva, análise exploratória, teste de hipóteses, mineração de dados e análise de negócios.
- Estatística Descritiva – resumir uma coleção de dados … tamanho, média, desvio padrão, mediana, moda, dispersão, distribuição, etc.
- Análise Exploratória – formular hipóteses (explicação de fenômenos), identificar pontos fora da curva, tendências e padrões em dados.
- Análise de Teste de hipóteses – confirmar hipóteses estatísticas e processo de geração de dados.
- Mineração de dados – usar modelagem estatística para fazer previsões para grandes quantidades de dados..
- Análise de negócios – business intelligence – gerar relatórios, analises, mineração de dados, painéis, desempenho de negócios, análise preditiva e prescritiva.