Plano é a ferramenta mais eficaz para aumentar o desempenho dos modelos e processos de negócio.
- É um componente fundamental da gestão, tais como os demais apresentados no mapa.
- É um check list bem estruturado para descrever como alcançar uma situação futura específica, à partir da situação corrente.
- O plano considera o propósito, objetivo, situação atual, metas, estratégia, a execução, controles e ajustes, para gerar uma lista de ações.
- É uma ferramenta de propósito interativo, orientativo, com alta qualidade de compreensão, portanto simples, com foco no essencial.
- Se renova a cada ciclo de gestão, para incorporar as melhorias e balanceamento de atividades e tarefas.
O objetivo do plano, é executar a estratégia da forma mais objetiva.
- O plano foca no como implantar a estratégia na empresa (ambiente interno) e no campo (ambiente externo).
- Tem como característica fundamental ser SMART – eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Tempotal.
- Para que isso seja possível, é necessário que se renove a cada ciclo de gestão.
- Funcione como uma “ferramenta de trabalho diário”, interativa, compartilhada, colaborativa, para destacar pontos de atenção, controle e ajustes.
- Plano é um produto do processo de planejamento.
- O mapa do processo de gestão mostra esse carater orgânico, sistêmico da gestão, onde o plano se insere.
- Cada estágio tem um compromisso com o próximo estágio e com a gestão e objetivo como um todo.
- O plano conecta e descreve todos os elos da gestão, onde cada um depende de todos e todos dependem de um.
- Se um elo rompe, a corrente se quebra, o sistema perde força motriz, as engrenagens patinam.
- Um plano deve considerar esses componentes para não ficar vulnerável às ameaças e aumentar a probabilidade de sucesso.
- O plano é o retrato estratégico da gestão e uma carta de intensões de que o apresenta.
- Uma das causas mais frequentes do insucesso nos negócios é a falta de planos.
A recomendação é você gravar esse ciclo na sua mente como uma “ferramenta mental”, um check list de refência, ou como memória secundária para fácil consulta e acionar conhecimentos.
Benefícios dos Planos
Os planos são “fluxos de informação” e geram vários benefícios na empresa:
- Formata o fluxo de informações.
- Lista intenções, recursos, pessoas, prazos, trabalho em time, pontos de atenção para sincronismo e alinhamento.
- Facilita a gestão de conhecimento, construção, compartilhamento, transferência de conhecimento e comportamento .
- Agrupa e aciona conhecimentos, habilidades e comportamentos, necessários e suficientes para a execução das atividades e tarefas.
- É uma metaferramenta de gestão, aciona e agrupa várias outras ferramentas .
- É um formato estruturado para armazenar informações e conhecimentos em rede.
- Referência para o sujeito e equipe durante todo o ciclo de gestão.
- Articula vários níveis, escopos, estratégias, táticas e técnicas.
- Permite gerir mudanças, comparar passados e presente e prever o futuro de forma mais científica, objetiva e precisa.
- A experiência e pesquisas comprovam que não ter planos é o maior problema da gestão.
- O segundo é não estar pronto para executar o plano, não ter a compreensão ou fundamentação teórica e prática para executar o plano.
- Permite entrar estado contemplativo ou difuso quando da sua formulação, na etapa de planejamento
- Permite comutar e orientar o estado focado, quando da execução de atividades e tarefas.
- Ampliam a capacidade de fazer conexões pensamentos remotos e conceitos e trazer a tona conhecimentos esquecidos.
- Antecipam e expõem potenciais problemas, qualquer coisa que precisa de solução, e coopera para atingir os objetivos .
- Dificultam colocar a “poeira em baixo dos tapetes”.
- Planos funcionam também, como mapas, que permitem avaliar o contexto numa visão top down de cima para baixo.
- Os planos sintetizam e colocam a realidade e a estratégia, numa conjunção harmoniosa de recursos, no papel.
- Permitem acionar o pensamento tático e estratégco, antes de agir no plano operacional.
- É uma ferramenta de persuasão; o plano aumenta a confiança.
- Funciona como fio condutor entre estratégivo, tático e operacional e planejamento, execção, controle e desempenho.
Porque muitas Pessoas não Planejam?
Existem vários fatores que contrinbuem diretamente …
- Fazer plano dá trabalho porque necessita de interação e repetição, controle e ajustes.
- Gestão de Tempo … incluir as atividades de gestão na escala de trabalho diária
- Cultura da empresa … proposição de valor, história, pensamentos, hábitos, educação.
- Informação … treinamento teórico sobre gestão e ética.
- Compreensão … entender as relações de causa e efeito da gestão e planos na empresa.
- Gestão PDCA … sistema cíclico de planejamento, desempenho, controle e ajustes.
- Crenças não justificadas … pensar de forma subjetiva e não objetiva, assíncrona e desalinhada com time e empresa.
- Inércia … resistir à mudança; característica humana; tendência a manter o estado corrente.
- Ambiente propício … que facilite o pensamento difuso, pensamento mais relaxado, que permita pensar estratégico e tático.
- Métodos, Ferramenta e Técnica … sistematizar e facilitar as atividades de Gestão PDCA.
- Encorajamento … orientar, incentivar, valorizar o plano como ferramenta imprecindível durante todo o ciclo de gestão.
- Avaliação de Desempenho … usar para a execução, controle e ajustes.e resultados estão e planos.
(essa lista não é exaustiva)