Aprender é o processo de adquirir ou modificar conhecimentos, comportamentos, habilidades, valores ou preferências.
Aprender e Cognição
A aprendizagem exige várias recursos cognitivos trabalhando em conjunto, quais sejam:
É frequente, principalmente pelo fato do sistema cognitivo humano ser muito complexo e facilitar a sua compreensão, usar uma estrutura hierárquica que tem um núcleo cognitivo formado por funcções cognitivas básicas e ramificações com funções cognitivas de nível superior.
Funções Cognitivas Primárias
Para adquirir uma visão simplificada do sistema cognitivo podemos apresentá-lo como um conjunto de funções cognitivas primárias e superiores.
As funções cognitivas primárias estão na base de todas as outras funções e sempre trabalham juntas.
- Atenção … selecionar, acionar e controlar os recursos cognitivos para todas as demais funções cognitivas.
- Percepção … transduzir sinais do ambiente físico externo, via sentidos, sistema cerebral e nervoso, para interpretação e memorização.
- Memória … gerenciar, gravar e acessar quaisquer informações pensadas ou percebidas.
- Pensamento … organizar as funções cognitivas para executarem atividades cognitivas, para atingor objetivos cognitivos.
- Linguagem … representar e modelar a realidade num formato que possa ser percebida, pensada, memorizada, aprendida, fr forma eficaz e eficiente.
- Aprendizagem … capacidade de adquirir conhecimento, interagir, prever, mudar o ambiente, combinando as funções cognitivas.
Uma analogia frequente entre Cognição e Computação:
- Atenção – unidade de controle e sincronismo do uso de recursos.
- Memóriade trabalho e longo prazo – memória principal e secundária.
- Pensamento – unidade de processamento.
- Percepção – dispositivo de entrada
- Linguagem –
- Aprendizagem – programação
Essas funções cognitivas, estão na base de outros processos cognitivos, tais como:
- Observação … perceberver, registrar e não interpretar; constatar um fato;
- Categorização …
- Organização
- análise, síntese, conceituação, contextualização, etc.
- Enumeração …
Aprender e Mudar
Aprender no proceso de aprendizagem, significa mudança “voluntária e consciente” na forma de agir, pensar ou sentir.
Aprender é um processo, não um produto, não é algo feito para uma pessoa mas algo que a própria pessoa fazer.
Aprender exige insumos, insumos, recursos, atividades e resultados, que são melhorados com métodos e ferramentas específicos.
Aprender envolve compreender e mudar o mundo por meio da reinterpretação do conhecimento … continuamente.
Porque Aprender?
De uma forma geral, buscamos uma combinação de TRES TIPOS de CONHECIMENTO.
- Saber O QUE … saber descritivo sobre teorias, métodos, ferramentas; saber descrever o que deve ser feito.
- Saber COMO FAZER … executar uma tarefa com HABILIDADE, EFICÁCIA, EFICIÊNCIA … aplicar teorias, métodos e ferramentas, aplicxando técnicas e com habilidade; controlar qualidade, nível de serviço, quantidade, tempo, desempenho, corretismo, consistência, capacidade, eficácia,
- Saber CONVIVER … seguir o código ético e moral; buscar o bom senso e boas intenções; buscar o conportamento assertivo e evitar comportamentos agressivos, passivos e manipuladores.
(essas três categorias são muito usadas para descrever e analisar métodos e ferramentas epistêmicas (que buscam o conhecimento científico que
Quanto Aprender?
O SUCESSO em atingir o OBJETIVO da aprendizagem está na mistura QUALIDADE e QUANTIDADE.
- O primeiro passo para projetar o futuro é definir o propósito e os objetivos atrelados.
- Com esses dois conceitos em mente podemos qualificar e quantificar o conhecimento para a gestão dos recursos cognitivos.
- Gerenciar o conhecimento, significa planejar, desempenhar, controlar e ajustar continuamente e em ciclos as mudanças necessárias.
- Dessa forma, podemos evitar aprender demais para não perder TEMPO e ENERGIA e evitar a aprender de menos
- Buscar APRENDER a APRENDER … o CAMINHO DO MEIO … para COPREENDER e APLICAR..
Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal e motivação.
Há diferentes teorias de aprendizagem.
Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes e pode ser aplicada a sistemas artificiais.
Utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.
Outra característica é a temporalidade, ciclicidade dos conteúdos a serem aprendidos, estrutura, tempo e necessidades.
O processo de aprendizagem pode ser medido via curvas de aprendizagem, para mostrar a importância da repetição espaçada, para acelerar o progresso.
Sono e sonhos têm um papel muito importante … durante o sono o cérebro recorda coisas que aprendeu recentemente e podemos influenciar deliberadamente a aprendizagem durante o sono, recordar novas memórias e guardar essas memórias por um longo prazo.
“Aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explcadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo (por exemplo, fadiga, drogas, etc.)’
O processo de aprendizagem pode levar a fadiga, após uma atividade repetida muitas vezes em curto espaço de tempo e gera perda de eficiência … a fadiga é produto da prática, que ao contrário da fadiga, melhora a curva de aprendizagem … é, portanto, um tradeoff (relação de compromisso) repetição x fadiga.
“A aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura de comportamento resultante da experiência. Ela ocorre quando os organismos se beneficiam da experiência para que seus futuros comportamentos sejam mais bem adaptados ao ambiente.