Conscientização de Necessidades
Objetivo … entender a situação, problemática, implicações e imagem de solução para atender necessidades, insatisfações, problemas, e desejos.
Estado mental … atenção, emoção, surpresa, instabilidade, insatisfação, impulso, reação
Perguntas Principais
- Declaração? … propósito, situação, orçamento, satisfaçao, reclamação, necessidade, problema, relação causa e efeito, desejo ou preferência, prioridade, imagem de solução, oferta, objeção, preocupação, justificativa de valor, informação, incerteza, compra?
Necessidades
- Necessidade Ativa? … é imprescindível ou essencial, para ação, situação, ou circunstância, para atingir um objetivo?
- Necessidade Latente? … razão de estar adormecida? Como foi ativada?
- Descrição da Necessidade? … qualidades (categoria, características, aparência, forma) e quantidade (
- Categoria de Necessidade? … fisiológica, segurança, afiliação, autoestima, realização?
- Estágio de Necessidade? … equilíbrio, latente, ativada. ativada o desejo, ativada com imagem de solução?
- Prioridade da Necessidade? … alta ou baixa? pode ser preterida, postergada ou adormecida?
- Necessidade? … necessidade adormecida, necessidade ativa, necesidade com imagem de solução, declarada, específica, mensurável, acessível, relevante e temporal?
- Contexto? … conjunto de circunstâncias (variáveis incontroláveis), situacões (variáveis controláveis) e condições (estados)?
- Circunstâncias? … indício ou prova da situação real … O que, Quem, Porque, Onde, Quando, Como e Quanto?
- Conjectura? … previsões de ocorrências, pressentimentos, hipóteses?
- Escopo? … informações relevantes, foco da atenção, propósito e objetivo, área de abrangência, limites e recursos?
- Situação …. posicionamento, alternativas e recursos frente ao objetivo?
- Exemplos de Situação … satisfatória, inédita, rara, nova, comum, frequente, complexa, preferencial, arriscada, especulativa (teórica), prática problemática, urgente, importante?
- Condição … estado, características e capacidades, do sujeito ou objeto, para atingir o objetivo?
- Problema … descrição, quais os obstáculos para atingir o objetivo, considerando contexto, escopo, situação e condições do sujeito ou objeto?
- Sei descrever o problema?
- Qual a causa ou problema raiz? Existem outros problemas atrelados? Tenho uma imagem de solução (sujeito, ação, tempo, recurso) para resolver o problema? Ou trata-se de uma necessidade latente (adormecida) que não consegui satisfazer no passado e agora veio à tona? ideal para mim, nesta situação? ou trata-se de um desejo? desejo ou insatisfação? Qual o meu conhecimento da situação?
- Objetivos Situações Desafios
- Necessidades Problemas Desejos Insatisfações
- Gravidade Urgência
- Imagens de Solução
- Proposição de valor
O modelo ou teoria da “Hierarquia de Necessidades de Maslow” é uma ferramenta que ajuda a modelar e analisar 5 categorias de “necessidades fundamentais”, do processo de tomada de decisão … qualquer tomada de decisão.
A hierarquia de Maslow formula que as necessidades evoluem naturalmente, e não necessariamente, em 5 estágios ou categorias: , (1) fisiológicas, (2) segurança, (3) afiliação, (4) autoestima e (5) autorealização.
Dividir necessidade nessas 5 categorias, facilita investigar e analisar “necessidades em mais detalhes”, em camadas ou estados mentais.
Em contrapartida, exige conhecimento e habilidades para observar, enumerar, analisar e sintetisar, ciclicamente.
As pessoas têm um conjunto de necessidades que competem entre si e são ativadas de cordo com circunstâncias, contextos, situações, relações de causa e efeito, circunscritas num escopo específico.
De uma forma geral,
a categorria de necessidade fisiológica, por exemplo, é mais priortária do que as demais necessidades , como descreve a hierarquia.
- Uma coisa é perguntar: Quais são as necessidades latentes dessa pessoa que eu posso ativar, com a minha oferta?
- A outra é perguntar: Qual a “hierarquia de necessidade de Maslow” que a minha oferta atende para este mercado ou comprador específico?
A primeira pergunta é boa, mas é pouco específica, não dá para medir, etc.
Já a segunda é específica, mensurável, acessível, relevante e temporal.
Quando fazemos essa “pergunta composta”: Qual categoria de necessidade que a minha oferta endereça? fisiológica? segurança? afiliação? autoestima? autorealização?
A resposta vem da análise comparariva da necessidade que a sua oferta endereça,
Veja exemplos de perguntas que podem ser desdobradas:
A minha oferta
Aumenta o poder de análise nos dá um poder de análise, para observar (enumerar), supor (fazer hipótese) , perceber (interpretar), mapear relações de causa e efeito, ativar e desenvolver necessidades
A premissa adotada aqui, é que de uma forma geral, para efeito de administração e aprendizagem da ciência de negócios, tudo que fazemos é um aranjo de “micro processos de decisão”, descritos “racionalmente” em 5 passos, normalmente nessa sequência, mas não necessariamente: (1) Conscientização (2) Informação (3) Alternativas (4) Escolha (5) Avaliação.
O destaque para o “racional”, é que em condições reais, como somos seres emocionais, e subjetivos, somos naturalmente tendenciosos a tomar decisões subjetivas e emocionais, misturamos uma coisa com a outra, e se isso não for feito de forma consciente, não saberemos formular a síntese da mistura e não consefguiremos aplicar a fórmula, de forma repetitiva, para aprimorá-la. a filosofia e a ciência são baseadas em ferramentas para ajuar as pessoas a repetirem boas práticas, de forma metódica, clara, transparente, objetiva, que possa ser facilmente validada ou refutada.
que mistura esses cinco componentes de forma intuitiva e pode dar um resultado surpreendentemente bom, como ao contrário.
O lado racional ajuda a formatar (modelar) a emoção à filosofia e ciência … direciona, mas limita a emoção.
O lado da emoção resolve o problema num piscar de olhos, de forma evidente e intuitiva
O conceito de “tomada de decisão” está na base de TODOS os os Essa modelagem se aplica para comprar, vender, aprender, resolver problemas
Você pode ter a necessidade de ser um campeão, mas nunca ela sobrepujará a necessidade de ir ao banheiro, só se isso representasse um grande atalho e evidenciasse a sua vitória, antes de sujar as suas calças!
Gestão de Informação
Gestão de Dados
Gestão de Informação
Gestão de Conhecimento
Gestão de Mudança
Métodos de Pesquisa
Alternativas de Soluções
Critérios para Escolher Alternativas
Alternativas Viáveis
Comparação Alternativas
Calcular Valor = benefício / (custo x risco)
Alternativas Preferenciais
Tomada de Decisão
Alternativa Escolhida
Lista de Benefícios
Lista de Custos
Lista de Riscos
Lista de Resultados Esperados
Avaliação da Decisão
Satisfação e Precisão
Curva de Eficácia de Uso
Garantias Manutenção Corretiva e Preventiva
Treinamento Suporte
Serviços Agregados