Como selecionar a melhor ferramenta de monitoramento de rede?
Uma parte importante do trabalho de qualquer administrador de rede é monitorar o desempenho da rede, o tráfego, falhas, disponibilidade e responder rapidamente às questões dos usuários.
Uma ferramenta de monitoramento de rede é baseada em software ou uma combinação de software e hardware que assiste a rede de ponta a ponta, coleta dados sobre centenas de métricas de desempenho, entre elas, largura de banda, latência, capacidade de resposta e uso de CPU de hosts.
Uma plataforma de monitoramento de rede deve ser abrangente e oferecer visibilidade para servidores físicos e virtuais, links WAN, arquitetura de rede definida por software (SDN), serviços baseados em cloud, dispositivos móveis e assim por diante.
Os sistemas de monitoramento além de manter tabelas da saúde da rede, podem justificar investimentos em hardware e de infraestrutura necessários para eliminar gargalos crônicos de rede.
Esta capacidade pode gerar economia no longo prazo, pela redução de ocorrência de eventos de falha e redução do tempo de recuperação.
Empresas que usam serviços de provedores de serviços podem usar o monitoramento de rede para avaliar e cobrar o atendimento de SLAs de serviços contratados.
Se uma ferramenta de monitoramento, isto não é viável.
Finalmente, uma rede que funciona corretamente proporciona maior satisfação do usuário que, por sua vez, reduz chamadas para o help desk e tempo de tratamento.
Vários tipos de ferramentas de monitoramento de rede interna de código aberto estão disponíveis.
O utilitário Ping, por exemplo, é adequado para diagnosticar problemas de conectividade de host simples.
O Monitor de rede Microsoft fornece captura de pacotes de rede e análise, que um administrador de rede pode usar para solucionar problemas de rede.
Existem ferramenta de monitoramento de rede de código aberto popular, não tão fáceis de configurar, masfornece dados precisos sobre muitas métricas.
No entanto, ferramentas gratuitas tendem a ser limitadas em foco ou exigir plugins para funcionalidades adicionais, tal como auto alertas.