Muitos de nós, e não são poucos, trabalhar sem saber ou com “pouca consciência” o que é uma empresa e qual o seu propósito na sociedade, sem ter uma visão clara do que ela realmente representa.
Na maioria das vezes temos um “saber por familiaridade” … convivemos com a empresa e deixamos de compreender “o que” ela é , porque ela existe na sociedade, “quem” é envolvido e afetado, “porque” precisa ser criada, “onde” será criada e atuará, “como” deve ser o contrato social, “quanto” gerará de receita para os sócios, quais são os direitos e deveres, quem são os personagens importantes.
Outras pessoas, tem objetivos mais desafiadores, buscam galgar sucesso na carreira, criar empresase adminitrá-las, vender para o mercado varejo (B2C) ou empresarial (B2B), de acordo com seus conhecimentos e experiências.
Com esse objetivo em mente, essas pessoas, começam a buscar “métodos científicos” (teorias, conhecimento descritivo) para “aplicar a ciência na prática”.
(saber fazer, ir além de descrever).
Começam a ver a empresa de forma mais “metacognitiva” , de cima para baixo, num patamar superior, mais estratégico, como um “sistema social”.
Nessa etapa de “conscientização de necessidades, busca teorias de administração, marketing, vendas, economia, finanças, contabilidade, recursos humanos, para ajudar a modelar a empresa (num nível maior) e negócio (num nível menor e articulado).
Começa a traçar o mapa mental tal como exemplificado, para conceituar, modelar e simular a empresa e seus movimentos e mudanças na empresa, servir de modelagem de negócios.
A partir daí, num processo cíclico de PDCA (planejar, desempenhar, controlar e ajustar), os mapas é desdobramentos de outros mapas vão sendo articulados e preenchendo os espaços a serem conquistados.
Isso exige foco no objetivo e a sistematização da gestão.
Com o passar do tempo, a cada interação (repetição) as informações, conteúdos, formatos, tipos de informação e conhecimento são construídos.
Agora, olhe de novo para o mapa mental, imagine você sobrevoando a sua empresa, observando como as pessoas interagem no ambiente interno e externo, como saem e entram dentro dos seus quadrados; agora imagine sobrevoar um pouco mais alto, ver a sua empresa, como uma “pequena aldeia” dentro da comunidade.
Esse exercício deve ser periodicamente feito cos ciclos de PDCA, para “subir no banquinho e olhar por cima do muro”
Observação sobre Conceitos e Aplicação de Mapas Mentais
O que é …
- O mapa de uma forma geral é uma ferramenta para traçar e controlar rotas para chegar de um lugar a outro, por exemplo de A para B.
- No dicionário, é sinônimo de catálogo, gráfico, esquema, carta, lista, planta, quadro, relação, que permite traçar rotas entre dois pontos de origem e destinos, através de caminhos.
- O mapa apresenta características determinísticas, claras, específicas, mensuráveis e temporais
- Todos conhecemos o que é um mapa, mas paramos pouco para entender os seus princípios … conhecemos superficialmente.
- Os mapas reunem teorias e práticas que são excelentes ferramentas cognitivas e de gestão nas empresas e devem ser usados para elevar o “patamar cognitivo da empresa” tanto no nível individual, quanto coletivo.
Lista de Qualidades de um Mapa
- Servir de ferramenta para guiar, direcionar, orientar, nortear, acompanhar as pessoas a formular objetivos e traçar caminhos.
- Empregar uma linguagem gráfica, estruturada em caminhos, origens, destinos para ensinar e relembrar caminhos ou lições aprendidas.
- Analisar e diagnosticar posicionamento frente a um objetivo ou tomada de decisão.
- Avaliar onde estamos ou poderemos estar, num escopo determinado (origens, destinos e rotas).
- Identificar caminhos ou rotas alternativas, que facilitem a resolução de problemas e comparar alternativas.
- Investigar necessidades, problemas, desejos, gatilhos e ganchos mentais que possam ser acionados no caminho.
- Explicitar pontos de atenção, referências chave, informações.
- Registrar e compartilhar caminhos e informar resultados.
Observações.
- Os mapas existem em vários campos ou domínios do conhecimento.
- Os mapas não focam em conceitos, ao contrário, enumera-os e relacionam numa caminho para atingir um objetivo.
- Facilitam o sincronismo, alinhamento, integração, desenvolver estratégias, caminhos, direções, sentidos, velocidades, ritmos, medidas ao longo do trajeto ou contexto de tarefas.
- Mapas têm sofrido grandes avanços com a tecnologia digital.
- O Google maps explora bastante esse potencial tecnológico dos “mapas” em várias perspectivas e ajuda a imaginar, visualisar e antecipar as várias situações reais do nosso dia a dia e mapear conhecimentos.
- Quanto maior o uso das tecnologias maior é o poder dos mapas para filtrar grandes volumes de informações e destilar alternativas para a tomada de decisão.
Aplicação dos Mapas nas Empresas
- Modelagem da Linguagem … construir uma linguagem de alto nível.
- Foco em traçar caminhos e facilitar a pesquisa ... ex. ensinar ir de A para B via caminhos alternativos.
- Construtivismo … catalogar, facilitar a construção e registro de origens, objetivos, rotas, caminhos, para se chegar de um ponto a outro, considerando o conhecimento corrente da empresa e tecnologias disponíveis.
- Enumeração … enumerar de forma estruturada, gráfica, organizada, os “caminhos” (formas de pensar ou solucionar problemas conhecidos) , alternativas para chegar a objetivos (destinos), possibilitar avaliar alternativas em “check points” (pontos de atenção), durante o caminho, ganhar autonomia para fazer “paradas estratégicas”, alterar rotas, retomar ou usar caminhos já traçados anteriormente, da forma mais conveniente e flexível possível.
- Multidimensional … exploram os vários sentidos, e funções cognitivas, de forma integrada, com ênfase na dimensão visual, gráfica, geométrica e espacial, para representar a realidade.
- Ler de forma Ativa … formatar conteúdos de forma visual, sintética, para aumentar a qualidade da compreensão da leitura.
- Descrever e Explicar .… listar componentes de forma gráfica e hieráquica para facilitar a compreensão de causas e efeitos.
- Aprender a Aprender … ganhar visão do todo e metacognitiva, e facilitar inserir conceitos e procedimentos, enumerar, planejar, simular, executar, repetir, controlar, ajustar atividades e comportamentos chave de aprendizagem com autonomia
- Gerenciar Projetos … administrar contextos, escopos, conceitos, relacionamentos, procedimentos, atividades, tarefas, resolução de problemas.
- Usar a Memória … criar “artifícios mnemônicos” para facilitar a gestão e otimização de recursos cognitivos envolvendo a memória” – capacidade, organização, registro, gestão, acesso, economia, compariilhamento, transferência.
- Identificar e Controlar a Atenção … “mapear” os pontos de atenção da gestão do conhecimento, tais como conhecimento de familiarização, conhecimento descritivo e conhecimento de como fazer.
- Perceber Mudanças … facilitar a identificação de mudanças nas fontes, canais, redes de conhecimento mais frequentes e prováveis do escopo.
- Acionar gatilhos cognitivos ... facilitar a organização de gatilhos e acionamentos de tipos de pensamentos, emoções, atenção,automonitoramento, autodiagnose, autocorreção, autorficácia e vários outras habilidades cognitivas e emocionais, necessária para atingir objetivos.
- Usar de imagens … substituir textos por imagens estruturadas; criar mapas para descrever escopos, perspectivas, caminhos para avaliar a situação, desafios, objetivos, estratégias, planos e desempenho, numa visão dinâmica, flexível, articulada.
- Quando … descrever, explicar, informar, comunicar, transferir, compartilhar informações e conhecimentos, analisar o todo e suas partes
- Quem … gerentes, liderados, equipes, aprendizes, pesquisadores (internos e externos), facilitadores, professores, você, eu … todos nós.
- Porque … se diferenciar, ganhar vantagem competitiva, (1) se comunicar, (2) resolver problemas, (3) perceber e interpretar o ambiente e sentidos, (4) memorizar e acionar a memória, individual e coletiva, (5)
- Modelagem … selecionar elementos essenciais para construir, simular, transferir e gerenciar o conhecimento e informações.
- Memorização … desenvolver blocos de informções memoráveis e acionáveis.
- Metacognição … que permite aprender a aprende, construir, trasferir e compartilhar o conhecimento de forma eficaz e eficiente.
- Gestão do conhecimento descritivo para aprender a aprener e contruir o conhecimento.
- Este mapa mental tem como objetivo dar uma visão simplificada e geral dos conceito de “Empresa e Negócio”.
- É uma forma de descrição não linear que permite traçar vários caminhos de diferentes origens e destinos e pode ser acionado e usado repetidas vezes, para contextualizar, analisar escopo, pensar de forma reflexiva (visão do todo de cima para baixo) ou focada de (baixo para cima)
- Mapas mentais são feitos para serem feitos, exercitados, reconstruídos … é uma ferramenta de “leitura ativa”, com alta participação e contrle do leitor.
- É uma ferramenta para desenvolver conceitos, mapear contextos, escopos, prover visões e perspectivas.
- São ferramentas para facilitar você compreender, visibilizare ou não, conceitos e relações de causa e efeito, conforme objetivo cognitivo.
- Só se consegue fazer um mapa mental de qualidade, quando refletimos a questão num nível de “profundidade crítica” ou de compreensão.
- Dessa forma, é um excelente ferramenta para sintetizar contextos e escopos, compartilhar informações, registrar a sua compreensão, facilitar a comunicação e compreensão das outras pessoas.
- Mapas são extremamente úteis para fazer repetições espaçadas, autodiagnósticos, análise de melhorias, resiolução de problemas e tomadas de decisão.
9 Princípios da Ordem Econômica
3 fatores para constituir uma empresa
Contrato Social e Tipos de Empresa
- Empresa Individual – EI
- Micro Empresa Individual – MEI
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
- Empresa LTDA
- Sociedade Limitada Unipessoal
- Sociedade Anônima
- Regimes Tributários
- Impostos Empresariais
- Simples Nacional
- Portes de Empresa
Estratégias Empresarial e de Negócios
Principais Atividades Empresariais.
Palavras chave
Resumo
Conclusão
Teste seu Conhecimento
Empresa é uma entidade legal com função social formada por pessoas que realizam negócios, organizam recursos e habilidades, envolvendo produtos e serviços, com um objetivo comum.
- A empresa tem uma função social orientada para o bem da sociedade.
- É uma entidade responsável por um produto, serviço ou função.
- Se relaciona com o estado, outras empresas e pessoas.
- É também um meio de expressão, representação e divulgação de um grupo de pessoas ou de uma marca.
- Pode ser composta por um ou mais negócios e vice versa.
- É o canal para fazer negócios mais seguros e orientados para o bem estar da sociedade.
EMPRESA > ENTIDADE LEGAL > FUNÇÃO SOCIAL > PESSOAS > NEGÓCIOS > ORGANIZAÇÃO > HABILIDADES > RECURSOS > PRODUTOS E SERVIÇOS > OBJETIVOS COMUNS
(*)
- Em sociologia, uma sociedade ( “associação”) é um grupo de indivíduos se relacionando, a fim de conseguir e preservar seus objetivos comuns.
- Os objetivos comuns, compartilhados pelos membros da sociedade , são os próprios objetivos da sociedade , ou seja, o bem comum.
Estratégias Empresarial e de Negócios
A diferença mais notável quando analisamos a administração de empresas e negócios, diz respeito à forma como ela classificada nos vários tipos de contrato social que existem para definir de forma clara e completa a função social da empresa no mercado, direitos e deveres, os vários tipos de sociedades e mercados.
O contrato social é uma evidência que a empresa apresenta a sociedadediz ao mercado (governo, empresas, investidores, clientes, sócios, investidores, qual a sua Proposta de Valor como a empresa
Um passo estratégico a característica fundamental é o contrato social que estabele o papel social da empresa.
Essa é uma primeira evidência de como a empresa é qualificada no mercado e o conjunto de regras, deveres e direitos, que ela deverá seguir.
- Se você dirige uma empresa e assumiu dívidas de vários credores, é responsável por todo o empréstimo tomado … se houver qualquer perda no negócio e você não puder pagar seus credores, os credores têm todo o direito de receber de volta seu dinheiro com a venda de seus bens.
- Quando você estabelece seu negócio como uma empresa de acordo com as leis do país, ele se torna uma empresa.
- Uma empresa tem uma escala maior do que um negócio … por exemplo, a empresa “X” tem um negócio de vendas do produto A, um negócio de vendas do produtos B … cada negócio pode ser registrado como empresa separada, de propriedade da empresa-mãe, ou não e estarem sobre a guarda de uma única empresa.
- Uma empresa é representada por CNPJ no Brasil ou de uma forma mais geral, por um registro que confirme o caráter de pessoa jurídica de uma entidade.
Principais Atividades das Empresas
- Administração – a gestão do negócio. fiscalizar e supervisionar as operações de negócios e áreas relacionadas, que incluem contabilidade, finanças e marketing.[1]modelo de negócio, gerenciar mudanças, recursos (ativos da empresa) … financeiro , marketing, recursos humanos , estratégia empresarial, gestão da produção, gestão de operações, gestão de serviços, gestão de tecnologia da informação,
- Contabilidade – medir e avaliar informações de atividades e resultados econômicos e transmitir para uma variedade de interessados na cadeia de valor da empresa.
- Finanças (pessoais, corporativas e públicas) – gestão do dinheiro, adquire dinheiro necessário – capital – e como gastar ou investie o dinheiro.
- Operação – produzir produtos, serviços e soluções, por meio das pessoas (mão de obra), inteligência, máquinas, ferramentas, processos, tecnologias.
- Marketing – criar, comunicar, vender, entregar, trocar ofertas ( produtos, serviços e soluções), que tenham valor para um grupo seleto de clientes, parceiros, sócios, investidores e grupos sociais, da cadeia de valor da empresa.
- Vendas – prospectar potenciais compradores e converter em clientes
- Pesquisa e desenvolvimento – gestão de dados, informação e conhecimento, inovar, criar produtos e ganhar vantagem competitiva.
- Segurança de Ativos – controle e proteção ativos, valor, vulnerabilidade, ameaças, riscos, informação de incidentes, impactos, custos, tecnologias.
Organização … é associação de pessoas que combinam esforços individuais e em equipe com a finalidade de realizar propósitos coletivos, tais como empresas, associações, órgãos do governo, entidades públicas, privadas e sem fins lucrativos …
Entidade é um termo genérico para significar uma pessoa jurídica pública ou privada.
ORGANIZAÇÃO > PESSOAS > PROPÓSITO COLETIVO > EMPRESAS > ASSOCIAÇÕES > ENTIDADES > ÓRGÃOS DO GOVERNO
Função Social da Empresa
O Art. 5º da Constituição Federal estabelece que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade’ …
- No inciso XXII – “é garantido o direito de propriedade” … o direito de propriedade é o direito que indivíduos ou organizações têm de controlar o acesso a bens de que são titulares … o proprietário tem, sobre sua propriedade, o direito de uso, prazer e disposição.
- No Inciso XXIII – “a propriedade atenderá a sua função social”… uma propriedade, como uma empresa, não deve atender apenas aos interesses de seus proprietários, mas também ao interesse da sociedade.
A função social da propriedade é um importante princípio, para a elaboração de regras de ordenamento jurídico, limitações e deveres para orientar a atividade empresarial, interesses dos sócios, das pessoas envolvidas e interessadas pela empresa, como trabalhadores, consumidores, concorrentes, poder público e comunidade como um todo.
FUNÇÃO SOCIAL > PRINCÍPIO > ORDENAMENTO JURÍDICO > LIMITAÇÕES e DEVERES > ATIVIDADE EMPRESARIAL > INTERESSES > SÓCIOS > PESSOAS INTERESSADAS
Saiba mais. Constituição Federal de 1988, Código Civil Brasileiro.
9 Princípios da Ordem Econômica Constitucional Brasileira
O art. 170 da Constituição Federal de 1988 dispões que “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
- Soberania nacional – internamente ao estado, o poder do estado é o maior … e entre estados não há subordinação nem dependência, e sim igualdade.
- Propriedade privada – é o direito civil que “assegura ao seu titular diversos poderes, como usar, gozar e dispor de um item ou espaço, de modo absoluto, exclusivo e perene.
- Função social da propriedade – é o dever de boa administração, ponderando o bem pessoal e o bem comum, para o bem-estar da coletividade …
- Livre concorrência – é a liberdade de praticar negócios segundo princípios da livre concorrência, oferta e procura … evitar abuso do poder econômico, dominação de mercados, eliminação da concorrência, aumento arbitrário dos lucros.
- Defesa do consumidor – assegurar que os consumidores obtenham: acesso a informações sobre origem e qualidade dos produtos e serviços, proteção contra fraudes, transparência, recorrência judicial.
- Defesa do meio ambiente – cuidar das coisas vivas e não vivas e sociais que permitam abrigar e reger a vida em todas as suas formas.
- Redução das desigualdades regionais e sociais – erradicar a pobreza e a marginalização, incrementar a produção local, gerar riqueza … contratar trabalhadores de maneira formal e respeitar os encargos trabalhistas … trabalhar em sinergia com o estado.
- Busca do pleno emprego – valorizar o trabalho para a mão de obra disponível.
- Tratamento favorecido – para as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte.
Os princípios da ordem econômica constitucional estabelecem as orientações gerais dos agentes econômicos e das empresas … desta forma, a Constituição Federal demonstra um entendimento de que a justiça social deve reger a ordem econômica, logo o direito de propriedade deve estar condicionado ao respeito pelo bem coletivo.
Saiba mais. Constituição Federal de 1988, Código Civil Brasileiro, Pessoa Jurídica, Direito Comercial, Direitos Humanos, Agentes Econômicos.
3 fatores para constituir uma empresa … tipo societário, regime tributário e porte da empresa.
- Definir o tipo societário: se abrirá sozinho ou com sócios
- Exemplos (*) Empresário Individual (EI), Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Limitada (Ltda) e Sociedade Anônima (S.A).
- Enquadrar o porte da empresa (CNPJ) – tamanho e faturamento.
- Escolher o regime tributário.
Contrato Social e Tipos de Empresa
O Contrato Social define fundamentalmente 3 fatores para constituir e operar a empresa … tipo societário, regime tributário e porte da empresa … esses 3 fatores (dimensões) são combinados de várias formas, para gerar diferentes categorias das empresas nas várias sociedades.
O contrato social de uma empresa define características fundamentais de uma empresa – a natureza jurídica, exigências e normas que os sócios terão que obedecer, capital social, participações dos sócios, faixas de faturamento aplicáveis, tributação, regulamentação trabalhista, participação em licitações, prestação de serviços públicos, tipo de patrimônio, filiais, e …
Existem vários tipos contrato de natureza jurídica, mas vamos nos concentrar apenas nas seis principais, que sofrem variações ao longo do tempo (*)
- Empresário Individual (EI) – único dono.
- MEI – único dono e micro empresa.
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) – único dono com responsabilidade limitada e capital social.
- Sociedade Limitada (LTDA) – vários donos com responsabilidade limitada.
- Sociedade Limitada Unipessoal – único dono com responsabilidade limitada sem necessidade de capital social.
- Sociedade Anônima – as cotas dos sócios são chamadas ações, que podem ser vendidas no mercado financeiro, como na Bolsa de Valores.
(*)
O objetivo aqui é principalmente prover uma visão qualitativa e rápida, via enumeração dos principais contratos sociais utilizados no Brasil.
Um dos objetivos dos contrato sociais é definir para a sociedade em geral o modelo societário da empresa
conceitos que definem uma empresa e o seu modelo papel societário, legal, fiscal, contábil nos vários tipos de contratos sociais existentes no Brasil.
rápida das várias estrutaras empresariais, propósitos, principais regras societáreas, fiscais e legais, aplicadas no Brasil que definem os tipos de empresa na sociedade a empresa na sociedade e enquadram
Saiba mais. Contrato Social
Empresa Individual – EI
Empresa individual é uma empresa operada por um único indivíduo.
- Contrato Social: é um requerimento de empresário, um formulário federal padrão sem cláusulas extras.
- Capital social: Não há valor mínimo.
- Nome: nome da pessoa física.
- Razão social: deve ser composta pelo nome civil do proprietário, com algumas variações.
- Tipo de Sociedade: sem sociedade, todos os lucros do negócio pertencem ao proprietário.
- Responsabilidade: ilimitada … o proprietário é responsável por todas as responsabilidades incorridas.
- Público alvo: pessoas que querem ter um negócio sem sócios, como autônomos, freelancers, profissionais liberais.
- Limite de Faturamento: ilimitado ou bem alto quando opção do Simples Nacional.
- Impostação: Simples Nacional ou Lucro Presumido.
- Restrições: Segundo o Artigo 966 do Código Civil e o Artigo 150 do Regulamento do Imposto de Renda, nenhuma profissão regulamentada pode constituir uma empresa individual.
- Vantagem: não precisa sócio, nem “capital social mínimo”, impostação simplificada- Simples Nacional.
- Desvantagem: não existe divisão de patrimônios entre a pessoa e a empresa … o proprietário enfrenta responsabilidade ilimitada … os credores da empresa podem ir atrás dos seus bens pessoais se a empresa não puder pagá-los.
Saiba mais. Manual de Registro de EI
Micro Empresa Individual – MEI
MEI é uma categoria de regime jurídico indicada para microempresa individual (sem sócios) com limite de faturamento … é a forma mais simples e rápida de empreender, que permite obter um CNPJ rapidamente, emitir notas fiscais e pagar impostos de uma só vez com uma única guia.
MEI – Micro Empreendedor Individual
- Público alvo: microempresa, faturamento limitado, sem sócios, simplificação para criação da empresa e redução tributária.
- Capital social: sem exigência.
- Nome: nome do CPF.
- Razão social: nome e número do CPF.
- Tipo de Sociedade: sem sociedade, só existe um único sócio.
- Responsabilidade: ilimitada – o patrimônio pessoal do titular fica comprometido caso a empresa tenha dívidas ou entre em falência.
- Limite de Faturamento: depende do enquadramento se microempresa ou empresa de pequeno porte.
- Impostação: Simples Nacional.
- Taxa fixa mensal: Simei – Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais do Tributo Abrangidos pelo Simples Nacional).
- Restrições: não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular; permite a contratação de apenas um funcionário, não aplicável para quem exerce atividade intelectual, como dentistas, médicos, programadores.
- Vantagem: fácil de abrir a empresa, redução de impostos via Simples Nacional, sem sócio e “capital social mínimo”.
- Desvantagem: não existe divisão de patrimônios entre a pessoa e a empresa … o proprietário enfrenta responsabilidade ilimitada … os credores da empresa podem ir atrás dos seus bens pessoais se a empresa não puder pagá-los.
As outras duas possibilidades de começar uma “Empresa Individual é a Micro Empresa EI ou Microempresa EIRELI, onde o faturamento pode ir até R$ 4,8 milhões e enquadradas como Simples Nacional.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI
EIRELI é um tipo societário de micro empresa no qual é exigido apenas um sócio, o proprietário, sem limite de faturamento anual ou limitado a R$ 4,8 milhões no regime tributário Simples Nacional e é uma boa opção para empreendedores e profissionais que não se enquadram como MEI.
- Público alvo: Microempresas, empreendedores e profissionais que não se enquadram como MEI ou EI, e buscam as mesmas vantagens das empresas limitadas LTDA.
- Capital Social – exigência de um capital social mínimo.
- Tipo de Sociedade: sem sociedade, só existe um único sócio.
- Responsabilidade: limitada, com separação do patrimônio empresarial do privado.
- Limite de Faturamento: R$ 4,8 milhões para o Simples Nacional e sem limites para lucro presumido e lucro real.
- Impostação: Simples Nacional, Lucro Presumido, ou Simples Nacional.
- Vantagem: separação do patrimônio pessoal do empresarial, sem limites de faturamento, escolha do modelo de tributação mais adequado, incentivos e subsídios do governo, formalização de trabalhadores, participação de licitações e prestar serviços públicos, permite abertura de filiais.
- Desvantagem: capital social mínimo alto, impossibilidade de outra empresa com mesmo tipo societário.
O surgimento da EIRELI em 2011 foi devido ao desejo de alguns empreendedores de abrir suas empresas sem sócios, mas com as características de uma Limitada.
Saiba mais. Manual de Registro da EIRELI
Empresa de Responsabilidade Limitada – LTDA
A Sociedade Limitada (LTDA) é o tipo societário mais comum e adotado pela maioria dos empreendedores que possuem sócios … é o tipo de natureza jurídica em que duas ou mais pessoas se juntam para abrir uma empresa, dividindo igualmente ou não.
- Público alvo: Microempresas, empreendedores e profissionais que não se enquadram como MEI ou EI e buscam as mesmas vantagens das empresas limitadas LTDA.
- Nome –
- Razão social –
- Contrato Social – explicita como a empresa será gerida, participação de cada sócio, como os bens serão divididos em caso de falência, como será feita a remuneração dos participantes e outras questões relevantes para a empresa.
- Capital Social – não exigência de capital social mínimo
- Remuneração dos sócios: para pequenas e médias empresas existem 2 modelos: 1) pró-labore (salário fixo mensal do sócios) e 2) distribuição de lucros quando entre os sócios ou outras pessoas com direito.
- Administrador – permite que a empresa tenha um administrador que não pertence ao quadro de sócios, desde que tenha o consentimento e a concordância dos demais.
- Responsabilidade: limitada, com separação do patrimônio empresarial do privado.
- Impostação: Simples Nacional, Lucro Presumido, ou Simples Nacional
- Restrições –
- Vantagem – não exigência de capital mínimo, mais de um proprietário, separação do patrimônio pessoal do empresarial, flexibilidade de impostação.
- Desvantagem – sócios respondem pelo capital total … se um sócio investiu R$ 100 mil; outro R$ 10 mil e o terceiro R$ 5 mil, todos irão responder pelo total de R$ 115 mil; conflitos societários;
Sociedade Limitada Unipessoal – SLU
A SLU é uma permite que o profissional empreenda sozinho, sem sócios, existe separação do patrimônio pessoas e empresarial e também não há exigência de valor mínimo para compor o capital social, para o pequeno empreendedor.
- É uma natureza jurídica criada em 2019.
- Une o melhor de ambos tipos de empresa LTDA e Individual.
- Pode ser uma opção excelente e muito prática para quem pretende empreender sozinho.
Vantagem – não precisa de sócio para ser aberta; não exige Capital Social mínimo, reduzindo, assim, os custos com investimento inicial; separa o patrimônio pessoal do empreendedor do patrimônio da empresa; é possível abrir mais de uma empresa nesse formato.
Desvantagem – razão social, obrigatoriamente, o nome jurídico da empresa deve ser formado pelo nome civil do seu proprietário, seguido da palavra “limitada” (Ltda), mas nada impede a criação de um nome fantazia.
Sociedade Anônima
A Sociedade Anônima (também conhecida como S.A) é um tipo societário um pouco diferente das outras sociedades, pois, ao invés de cotas, os sócios dividem o capital em ações comercializadas na bolsa de valores.
- É frequente em grandes corporações.
- São divididas em duas modalidades, capital aberto e capital fechado.
- Capital aberto comercializa as ações na bolsa de valores.
- Capital fechado não comercializa ações para o público geral e, sim, para outros sócios ou “convidados”.
Sociedade LTDA e S.A
Sociedade LTDA e S.A são duas naturezas jurídicas que consideram a participação de sócios no capital da empresa de forma de capital fechado e de capital aberto, respectivamente.
Sociedade LTDA: existe um limite de quantos sócios a empresa deverá ter … a inclusão de novos sócios e alterações nas cotas terão que serem aprovadas pela sociedade, com decisão “registrada como atualização” no contrato social.
x
Sociedade Anônima (S.A): as cotas dos sócios são chamadas ações, que podem ser vendidas no mercado financeiro, como na Bolsa de Valores.
Regimes Tributários
Regime de tributação é o tipo de cobrança de impostos de cada CNPJ, de acordo com o montante da arrecadação e depende de porte, o tipo de atividade exercida, faturamento etc.
- No Brasil os tipos de regime tributário são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
- O regime tributário influencia diretamente nos valores dos impostos a pagar.
- O enquadramento inadequado pode provocar problemas fiscais com a Receita Federal
Impostos Empresariais
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre Serviços (ISS);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
Simples Nacional
- O Simples Nacional foi criado para pequenas e médias empresas, incluindo as MEIs – micro empresas individuais.
- O objetivo é reduzir impostos, simplificar a burocracia de recolhimento de impostos.
- Isenta tributos federais, como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, PIS, Cofins, IPI e CSLL e aplica uma taxa fixa mensal, atualizada pelo salário mínimo, para cobrir à Previdência Social e ICMS ou ISS.
- Podem optar pelo Simples Nacional empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões em 2021.
- Nesse limite de receitas brutas, se encaixam as microempresas, conhecidas pela sigla ME, e também as Empresas de Pequeno Porte, que recebem a sigla EPP.
- Contudo, há algumas atividades cuja opção não é permitida.
Saiba mais. Simples Nacional (wiki), Simples Nacional (gov),
Portes de Empresas
Tipos de Empresa | Faturamento Anual | Quantidade de Funcionários |
---|---|---|
MEI (Micro Empresa Individual) | > R$ 81 mil | 1 |
ME (Micro Empresa) | > R$ 360 mil | Comércio – 9 … Indústria – 19 |
EPP (Empresa de Pequeno Porte) | R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões | Comércio – 10 a 49 … Indústria – 20 a 99 |
EMP | > R$ 4,8 milhões | Comércio e Serviço – 50 a 99 … Indústria – 100 a 499 |
EGP | Comércio e Serviço – >100 … Indústria – > 500 |