
Lead e Prospect são dois conceitos muito utilizados em marketing para distinguir dois estágios fundamentais para prospectar o mercado alvo.
Lead é uma pessoa “provavelmente” interessada nos seus produtos e serviços.
Pode estar numa lista de pessoas que visitaram o site, ou não deram permissão para serem adicionados a sua lista de e-mail.
Estão na fase inicial do processo de vendas.
A geração de leads é uma atividade de avaliação inicial do interesse do consumidor sobre seus produtos ou serviços.
São criados para vários propósitos: identificar potenciais compradores, em campanhas de aquisição de clientes, informar a marca, aquisição de assinantes de newsletter.
Podem vir de várias fontes ou atividades, tais como internet, referências, chamadas telefônicas, propaganda e eventos.
E-mail é o canal muito usado e efetivo para gerar leads, seguida por marketing de conteúdo, motores de busca e eventos.
Um lead é um possível potencial comprador que deve ser acompanhado.
Quando um vendedor ou um processo de prospecção revisa e qualifica um lead ele pode ser convertido em uma oportunidade de negócio, após passar por “estágios de conversão”, antes que um negócio seja feito.

Saiba mais.
Prospect é um lead que demonstrou de alguma forma um interesse em seus produtos ou serviços, mas não necessariamente precisa dos seus produtos e serviços..
Por exemplo … uma autorização para fazer parte de uma lista de assinantes.
É uma pessoa ou empresa que tem problemas ou desafios em torno do qual você pode “resolver e criar valor”.
Estão inclusos no seu mercado alvo.
Podem comprar seus produtos e serviços.
Tem poder de decisão para comprar.
A principal semelhança entre o Lead e o Prospect é que ambos não demonstram interesse em comprar.
Um lead sem nenhum tipo de problema ou desafio, será qualificado para ser um prospect.
Prospect = análise + interação + necessidade / problema + poder de compra
Diferenças entre um Lead e Prospect
- O lead é um contato de vendas promissor, enquanto o prospect está mais intimamente ligado a um resultado.
- Os leads são baseados em informações e são indefinidos, enquanto os prospectos são definidos.
- Os prospects são caracterizados pela interação bidirecional, enquanto os leads são caracterizados pela comunicação unidirecional (informação)
- Um lead é um contato com um valor específico para sua empresa, que foi adicionado ao seu banco de dados de contatos, enquanto um cliente em potencial geralmente espera que você envie mais informações para ajudá-los a tomar uma decisão de compra.
- Os leads podem incluir: cartões de negócios, listas de contatos compradas, algumas referências e dados de negócios retirados do Google
- Os prospects podem incluir: visitantes da Web que autorizam no seu site receber informações, um pedido para participar da sua lista de boletins informativos; telefonemas de entrada solicitando informações ou para marcar um compromisso inicial e e-mails que façam uma pergunta sobre seu produto ou serviço.