Qual a diferença entre os conceitos de inteligência e habilidade e qual a relação com conhecimento?
O que esse conhecimento noa juda na gestão da empresas, tarefa?
Qual a diferença entre conhecimento e habilidade
Como desenvolver a inteligência?
As capacidades mentais de uma pessoa tem 2 componentes um de base genética e outra adquirida, via métodos e ferramentas de aprendizagem.
Inteligência
Inteligência é um conceito com múltiplos significados … é estudado há mais de 2500 anos … primeiro pela filosofia, depois psicologia, sociologia, antropologia, educação, negócios, marketing, neurociência, ciência da computação e inteligência artificial.
Conhecimento e Inteligência são dois “conceitos duais”, onde um depende do outro ou não existe sem o outro; se realimentam e trabalham de forma recíproca, uma com influência sobre a outra.
Se uma pessoa ganha um determinado tipo de conhecimento mais rápido (ou profundo) do que a outra pessoa, ela é considerada mais inteligente do que a outra, no domínio de conhecimento considerado.
O conhecimento e inteligência podem ser melhorados cientificamente.
Isso depende de várioa fatores.
Como desenvolver a Inteligência?
A inteligência é desenvolvida pelo ganho de conhecimento e vice versa.
No entanto existem diferenças …
- Se conscientizar da diferença entre conhecimento, inteligência e habilidade.
- O conhecimento se ganha com racionalidade (inteligência) e experiência (fazer)
- Inteligência é a capacidade de ganhar conhecimento e pode ser genética ou adquirida.
- A habilidade é a “inteligência aprendida”, com métodos e ferramentas … é saber fazer com maestria.
- De uma forma geral temos 50% de inteligência genética e 50% de inteligência por habilidades.
Tipos de Inteligência
Existem vários tipos de inteligência … lógica, musical, físico/muscular, linguística / comunicação, ambiental, teórica, prática, e assim por diante
Tudo que estiver relacionado com processo de transformar uma coisa em outra, seja conceitual ou físico está relacionado ao conceito de inteligência.
Fatores da Inteligência
Todos os coeficientes de inteligência são dependentes de uma série de fatores, tais como:
- Fatores genéticos … pesquisas mostram que o fator genético corresponde a 50% da diferença de inteligência entre indivíduos, mas ainda não foi identificado se existe um “gene” especialmente responsável pelo QI ou se essa responsabilidade existe em cada gene.
- Ambiente … é também fundamental para determinar a inteligência … fatores domésticos, nutrição, educação, hábitos são “misturados” com os fatores genéticos e influenciam tanto quanto.
- Métodos e ferramentas … o uso de utensílios, experiências, procedimentos são preditores de inteligências e habilidades … quanto mais inteligência, mais ferramentas e vice versa.
- Conhecimento … é um forte influenciador e preditor de inteligências, já que conhecimento e inteligência são dependentes um do outro.
Inteligência como Capacidade de Processamento e Capacidade de Memória
Uma teoric conhecida é que as habilidades cognitivas são construídas numa estrutura hierárquica” com o mais alto nível referido como “capacidade mental geral (GMA)”, composta de inteligência fluida (Gf) e inteligência cristalizada (Gc).
Ou seja:
- GMA – capacidade mental geral … habilidade de alto nível.
- Gf … capacidade de processamento de informações.
- Gc … capacidade de memorizar … adquirir, reter, organizar informações em vez de processar.
QI – Coeficiente de Inteliugência
O coeficiente QI mede primordialmente a inteligência técnica e não mede a inteligência emocional.
QE – Coeficiente Emocional
O QE mede a inteligência emocional e é muito mais difícil de medir; demanda mais tempo de avaliação,.
Usa métodos qualitativos e experiências, ou seja envolve pessoas, subjetividade, emoções, sentimentos,.
Visa avaliar o autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e soliciabilidade (e outras habilidades de interesse do ambiente de tarefa e modelo de negócio)
Não é baseado apenas em perguntas e respostas e sim em resolução de problemas qualitativos; é diferente de um teste de QI, que normalmente é baseado em perguntas.
Normalmente, demanda um “especialista, do pensamento e comportamento do avaliado, e, em virtude disso, são muito dependentes da subjetividade de quem aplica, do método de avaliação e do ambiente
Habilidades
Uma habilidade é um conhecimento aprendido via experiência.
É a segunda metade da inteligência geral = inteligência genética genética + habilidade.
A habilidade por ser física, experencial e usa uma combinação dos 5 sentidos,.
As habilidades completam a inteligência genética e correspondem em média a 50% da inteligência geral.
É necessário interagir com a matéria, diferente do conhecimento, que pode ser racional, além do experiencial.
As habilidades são inteligências específicas aprendidas, via métodos, ferramentas e práticas.
Em outras palavras, a habilidade é a inteligência para gerar novos conhecimentos e comportamentos.
- Depende de “inteligências genéticas” que passam de pais para filhos.
- Depende de “habilidade” ou “inteligência adquirida”, que pode ser técnica (procedural e objetiva) ou emocional (pessoal e subjetiva).
- As habilidades técnicas são também chamadas de “hard skill” ou competências técnicas e compreendem executar atividade, analisar, explicar, especializar, treinar, ter experiência profissional.
- As habilidade emocionais são também chamadas de inteligência emocional, habilidade humana, inteligência intrapessoal e interpessoal; estão na base e acompanham as habilidades técnicas.
Inteligência Emocional
Exemplos de Habilidades Cognitivas:
- Abstração … processo conceitual de simplificar a realidade, separar mentalmente um elemento do todo para considerar individualamente; derivar regras e conceitos gerais à partir de conceitos específicos, axiomas ou outros métodos; é sinônimo de pensar.
- Adaptação … capacidade de ajuste ao ambiente e aumentar a capacidade evolutiva.
- Aprendizagem … processo de aquisição de conhecimento e comporta,mentos; Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
- argumentação … razão (explicação), raciocínio, conjunto de argumenrnto. que conduz à indução ou dedução de algo… afirmar ou negar um fato.
- compreensão … capacidade de entender ou assimilar o conhecimento de um contexto, ou problema específico, suas relações de causa e efeito e ganhar autonomia para resolver classes de problemas similares.
- conceituação … capacidade de significar um conceito principal através da associação de “conceitos vizinhos”; ajudar a compreensçao do conceito.
- criatividade … inventar conceitos, bens e serviços.
- experiência … saber fazer e se compotar diante dos fatos, circunstâncias, situações, contextos, objetivos.
- mudanças … identificar e prever fatores de mudanças; prever efeitos e vantagens competitivas nas mudanças.
- habilidade … fazer com maestria, fluência, eficiência, velocidade, corretismo, precisão.
- inferência … selecionar argumentos e regras de inferência que permitam fazer analogias, deduzir e inferir, criar argumentos que justifiquem as conclusões e previsões.
- inteligência Emocional – IE … equilibrar autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- julgamento … usar o pensamento crítico e IE, para pensar racional, cuidadoso, cético, analítico e avaliativo.
- motivação … gerar energia no ambiente, trabalho colaborativo, entusiasmo.
- percepção … perceber e interpretar sinais, padrões, analogias, julgamento estético para criar conceitos, modelos, formatos, imagens.
- planejamento … projetar o futuro, formular objetivos, fazer previsões, estabelecer metas, estratégias e planos; agir proativamente; mostrar as intensões.
- raciocínio … cnjunto de argumentos
- desempenho … seguir o plano, saber executar atividades e tarefas individuais (técnica) com corretismo e em time (táticas); criar, disponibilizar, instrumentalizar e usar ferramentas para controlar o desempenho; ter em mente a meta e indicadores de controle; coletar informações para controle e ajustes de desempenho, dar feedback; buscar ajuda e ajudar o time; garantir a qualidade do ambiente e preparo de ferramentas para a execução.
- resolução de problemas … aplicar método flexível e simples formular problemas e fazer hipóteses, pesquisar com rapidez, identificar causa raiz, isolar problemas, comparar soluções viáveis, testar soluções, estabeçelecer critérios, justificar valor e comunicar as soluções.
- marketing … usar técnias e ferramentas para atrair os melhores potenciais compradores para a ação de venda, através de ofertas, campanhas, conteúdos digitais, para suporte as atividades de informação, engajamento, conexão, venda, uso eficaz da solução, expansão da solução e fidelização.
- venda … converter os potenciais compradores atraídos pelo marketing., com rentabilidade, turnover e lucratividade; saber conscientizar, informar, analisar e escolher alternativas, fechar a venda e fazer pós venda, para aumentar a rentabilidade da empresa para cada cliente.
- gestão … monitorar o propósito, objetivos, situação competitiva, metas, estratégias, planos, desempenho, controle e ajustes das principais atividades e recursos do modelo de negócio.
Saiba mais. Habilidades Técnicas e Emocionais
Habilidades Técnicas
Grande parte das pesquisas tradicionais e sobre inteligência se concentravam principalmente na Inteligência Técnica e pouco na Inteligência Emocional, ou seja:
- Entender.
- Aprender.
- Lembrar.
- Pensar racionalmente.
- Resolver problemas.
Inteligência e Analogia com computação
A Inteligência é como um computador com Gf sendo o processador de informações e Gc sendo as memórias.
Inteligências Múltiplas e Inteligência Emocional – IE
Gardner (1983) … expandiu o conceito de inteligência cognitiva, abrangendo elementos cognitivos e pessoais (emocionais) … o componente pessoal inclui habilidades intrapessoal e interpessoal.
Goleman (1995) … popularizou o conceito de inteligência emocional, IE como … “capacidade de reconhecer e gerenciar emoções em nós mesmos e em outros, para ajudar a lidar com as demandas e pressões ambientais”… resume IE em 5 componentes
- autoconsciência … conhecer a si próprio.
- autocontrole … controlar emoções, sentimentos e pensamentos.
- automotivação … formular e perseguir objetivos, tomar iniciativas, completar tarefas, querer.
- empatia … sentir o outro e olhar em várias perspectivas.
- sociabilidade … comunicar, influir pensamentos, cooperar.
Salovey e Mayer (1990, 1997) sugere “inteligência emocional” como critérios e controles centrados na percepção, consciência, compreensão, expressão, facilitação e gestão da emoção dentro de si e apoiando os outros a fazer o mesmo. … resume IE em 5 componentes.
- Intrapessoal … autoestima, autoconsciência, independência, assertividade, autorealização.
- Interpessoal … empatia, responsabilidade social e comunicação.
- Adaptabilidade … flexibilidade e resolução de problemas.
- Humor geral … otimismo e felicidade.
- Autocontrole … controle da atenção, impulsos e tolerância ao estresse.
Pesquisas mostram que medição da IE têm um impacto positivo no …
desempenho individual.
desempenho da equipe e empresarial.
satisfação dos funcionários.
atendimento ao cliente.
satisfação do cliente.
sucesso de vendas.
liderança.
mudança organizacional.
gestão de conflitos.
Sinergias e principais conclusões …
Tanto Inteligência quanto IE são preditores significativos em uma ampla gama de situações de desempenho.
- A correlação entre essas inteligências se torna mais positiva à medida que a inteligência geral cognitiva (GMA) aumenta.
- A inteligência cognitiva é um melhor preditor de desempenho em tarefas individuais.
- Já, a inteligência emocional é um melhor preditor de desempenho no trabalho em equipe.
- Tanto IC quanto o IE contribuem para a eficácia do trabalho em equipe.
Membros da equipe com QI alto suficiente , mas com IE insuficiente podem se deparar com situações de “incompetência emocional” e não tirar proveito da sua inteligência cognitiva … isso pode ser ainda mais agravado pela capacidade relativamente menor de gerenciar o fracasso.
- Um membro da equipe considerado um ativo cognitivo pode se tornar um passivo da equipe como resultado de um QE insuficiente.
- Um membro da equipe com QI marginal, mas com EQ relativamente maior, provavelmente será considerado um ativo para a equipe devido à sua capacidade de apoiar padrões de engajamento construtivos e emocionalmente competentes que ajudam a equipe a desenvolver confiança e coesão.
Metodologias para medir a Inteligência Emocional
Baron Emotional Intelligence Quotient (EQI) … coeficiente de inteligência emocional de Baron – é uma ferramenta de autodiagnose da inteligência emocional, publicada em 1996 e bastante usada.
- É considerada uma medida válida e confiável de inteligência emocional baseada em revisões independentes ou deliberadas que pessoas e equipes podem fazer.
- Existem várias versões de diferentes níveis de detalhamento e quantidade de perguntas.
- A tabela ilustra os principais critérios utilizados para medir a inteligência emocional.
- Pode ser usada para diagnose rápida da inteligência emocional, individual e de equipes.
- Avalie cada critério e dê uma nota de 1 a 5 , sendo 1 péssimo, 2 ruim, 3 regular, 4 bom e 5 ótimo.
Habilidade Emocional | Descrição | Pergunta diagnóstica |
---|---|---|
Autoconsciência | Reconhecer seus sentimentos. | É difícil descrever meus sentimentos? |
Auto Estima | Respeitar e aceitar-se como bom. | Estou satisfeito comigo mesmo? |
Assertividade | Expressar sentimentos, crenças, pensamentos de forma objetiva. | É difícil dizer não quando eu não quero? |
Independência | Ser livre de dependências emocionais … neutralidade. | Eu costumo me apegar aos outros ou sentimentos? |
Auto-realização | Perceber suas capacidades potenciais. | Eu sei o que eu quero fazer na vida? |
Empatia | Estar atento, entender e apreciar os sentimentos dos outros. | Eu percebo como as outras pessoas se sentem? |
Responsabilidade social | Demonstrar, cooperar e construir com o grupo social. | Eu assumo compromissos ou atividades sociais? |
Relações interpessoais | Estabelecer e manter relações de dar e receber afeto. | Eu mantenho contato com amigos? |
Teste de realidade | Distinguir o que é experimentado do que objetivamente existe. | Eu tendo ao exagero? |
Flexibilidade | Ajustar emoções, pensamentos e comportamentos frente às mudanças. | É fácil me adaptar a novas condições? |
Resolução de problemas | Identificar problemas e implementar soluções eficazes. | Costumo pensar em formas de resolver problemas? |
Tolerância ao Stress | Resistir a situações adversas sem desmoronar. | Eu lido ativamente e positivamente com o estresse? |
Controlar um impulso | Resistir ou retardar um impulso ou tentação de agir | Eu costumo explodir com raiva facilmente? |
Otimismo | Olhar para o lado mais brilhante. | Mantenho uma atitude positiva diante das adversidades. |
- Pontuações acima de 3 sugerem que você ou a pessoa é emocionalmente inteligente.
- Quanto mais altas as pontuações, mais positiva é a previsão para um funcionamento eficaz, atendimento das demandas e pressões ambientais.
- Pontuações iguais ou abaixo de 3 indica incapacidades de ser eficaz ou ter bom desempenho e possíveis problemas emocionais e comportamentais.
- É um teste que mexe com o seu emocional e muitas vezes necessita de facilitação para ser feito.
- É uma excelente ferramenta para desenvolver a inteligência emocional, à partir da autoconsciência.
Avaliação de Pensamento Crítico de Watson Glaser.
O Watson Glaser é um teste de capacidade mental geral que visa as habilidades importantes envolvidas no pensamento crítico … exige responder oitenta perguntas.
O teste é composto por cinco seções que medem as seguintes habilidades cognitivas:
- Inferência … capacidade de discriminar entre graus de verdade ou falsidade de inferências extraídas de determinados dados.
- Suposição … reconhecer suposições ou pressupostos ainda não declarados ou afirmados.
- Dedução … determinar se certas conclusões necessariamente seguem a partir de informações em determinadas declarações ou premissas.
- Interpretação … avaliar se generalizações ou conclusões com base em determinados dados são justificadas.
- Argumentação … distinguir argumentos fortes e relevantes daqueles fracos e irrelevantes para uma questão específica.
O teste demonstra correlações significativas com outros testes de capacidade mental geral, desempenho acadêmico (Coate, Lehman, & Stranak 2005) e desempenho do trabalho (Spector, Vance, Schneider, & Hezlett 2000).
O teste é amplamente utilizado na indústria como uma ferramenta de seleção para prever o sucesso em empregos que requerem pensamento crítico.
WPT é um dos testes curtos mais utilizados da capacidade cognitiva geral … contem cinquenta perguntas que precisam ser concluídas em doze minutos incluindo – comparações de palavras, frases desmarcadas, paralelismo de frases, seguintes direções, comparações numéricas, séries numéricas, análise de figuras geométricas e problemas de história.
As pontuações dos testes no WPT estão altamente correlacionadas com testes tradicionais de inteligência, como a Escala de Inteligência Adulta wechsler (Dodrill & Warner, 1998).
Pesquisas mostraram que o WPT prevê sucesso em uma ampla variedade de ocupações e tarefas (ver Wonderlic Personnel Test manual pg 43 para tabela de estudos de pesquisa).
Neste artigo, procuramos fornecer orientação para profissionais que buscam utilizar EI em seu trabalho. Em primeiro lugar, fornecemos uma visão geral das diferentes conceituações de IE. Em seguida, fornecemos um conjunto de recomendações para profissionais a respeito das medidas mais adequadas de IE para uma variedade de propósitos diferentes.
Fornecemos orientação sobre como selecionar e usar diferentes medidas de IE. Concluímos com uma revisão abrangente das principais medidas de EI em termos de estrutura fatorial, confiabilidade e validade.
Palavras-chave: inteligência emocional, medidas, questionários, traço, habilidade, mista, recomendações