Segmentação de mercado é uma atividade fundamental do marketing.
Envolve quebrar o mercado em segmentos e concentrar os esforços de marketing em um ou alguns segmentos-chave ou mercados alvo, ou até mesmo clientes alvo, cujas necessidades e desejos mais se aproximam das ofertas (produtos, serviços ou soluções) da sua empresa.
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Toda a segmentação de mercado envolve questões de análise qualitativa e quantitativa que trabalham de forma complementar.
Os segmentos criados são compostos por grupos (conjuntos) de consumidores que respondem de maneiras semelhantes às estratégias de marketing.
Essa estratégia de identificar grupos especificos de consumidores tem como objetivo esmiuçar a compreensão sobre o comportamento do personagem que representam os compradores ideais, ou referência ou preferencial.
O propósito da segmentação é caracterizar, parametrizar e categorizar grupos de clientes que se encaixam perfeitamente com o modelo de negócio e ofertas da empresa.
Fazer esse conhecimento do mercado e comportamento alavanca para tornar a promoção, preço, distribuição de produtos e serviços mais fácil, eficiente, conveniente e econômica, para grupos específicos pessoas físicas e jurídicas.
Provêr orientação para as pessoas da “cadeia de valor do negócio”, sincronizar e alinhar o foco das atividades de marketing para gerar sinergia entre indivíduos, times, empresas, clientes, parceios, intersasados.
A segmentação de mercado, a compreensão detalhada do cliente ideal, é imput essencial e estratégico para todas as áreas do modelo de negócios
Segmentação de Mercado e Marketing Digital
A ciência e técnicas de marketing acrescentaram uma novo e emergente arsenal de ferramentas baseadas em tecnologia digital.
redes de computadores … sistemas que interligam sistemas computacionais de pessoas físicas e jurídicas, conhecidos como nós, através de vários meios físicos existentes (fixo, movel, etc), esses dispositivos interconectados enviam, recebem e trocam informações digitais que representam tráfego de dados, voz e vídeo; graças ao hardware e software que compõe o sistema e ambiente; . enviam, recebem e trocam tráfego de controle e tráfego de aplicações entre humanos x humanos, humanos x máquinas, máquina x máquinas.
- internet … presença digital na rede pública de computadores que usa o protocolo aberto IP.
- ciência da computação … técnicas, métodos e ferramentas computacionais para automatizar processos e desenvolver soluções baseadas no uso do processamento digital.
- softwares como serviços (SaaS) … permite aos usuários se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem pela Internet.
- platformas como servicos (PaaS) … ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com recursos que permitem fornecer tudo, desde aplicativos simples até sofisticados aplicativos empresariais habilitados para a nuvem. ex. wordpress; é possível desenvolver sites de tipo comércio eletrônico, revistas, portfólio, gerenciador de projeto, agregador de eventos e, outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.
- mídias sociais …
- mobilidade, sistemas de posicionamento global (GPS), inteligência artificial, comunicação digital de alta capacidade, otimização de pesquisas com motores de busca na internet (SEO), tráfego pago, modelos de negócio colaborativos e em rede, modelos de negócio híbridos B2B2C, canais digitais x canais pessoais, marketin outboud, marketing inbound
que expandiram bastante os conceitos e tecnologias de segmentação, canais de marketing e vendas digitais, que antes não existiam
- s plataformas de mídia social, como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram , têm opções sofisticadas para permitir que as empresas segmentem usuários com base em segmentos de mercado.
As tecnologias podem ajudar a tornar nosso mundo mais justo, mais pacífico e mais justo.
Os avanços digitais podem apoiar e acelerar o alcance de cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – desde acabar com a pobreza extrema até reduzir a mortalidade materna e infantil, promover a agricultura sustentável e o trabalho decente e alcançar a alfabetização universal. Mas as tecnologias também podem ameaçar a privacidade, corroer a segurança e alimentar a desigualdade. Eles têm implicações para os direitos humanos e a agência humana. Como as gerações anteriores, nós – governos, empresas e indivíduos – temos uma escolha a fazer sobre como aproveitar e gerenciar novas tecnologias.
Quais são os tipos de Segmentação de Mercado?
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Os tipos mais frequentes de segmentação são aplicadas de forma combinada:
- DEMOGRÁFICA segmenta o mercado com base no gênero, idade, nível de renda, estado civil, educação, raça, religião.
- GEOGRÁFICA segmenta o mercado com base na localização, CEP, código de área, cidade, estado, região, país.
- PSICOGRÁFICA divide o mercado com base na classe social e preferências de estilo de vida, valores, crenças, interesses.
- COMPORTAMENTAL divide o mercado com base no comportamento de compra, ocasião, taxa de uso, benefícios procurados, fidelidade.
- FUNIL de MARKETING – outra forma de segmentação de marketing é com base no funil de marketing, desde aqueles que não conhecem a sua empresa e ofertas até aqueles que são seus fãs, que advogam e promovem a sua empresa e suas ofertas.
Estratégias de Segmentação x Mix de Marketing
Veja exemplos de diferentes estratégias de segmentação de marketing e mix de marketing:
Marketing de Massa … Todo mundo em toda parte.
Uma única oferta e um mix de marketing, sem segmentação de mercado.
Itens básicos ou “commodities.
Alta exposição de produto.
Atingir o maior público e volume de vendas.
Mensagem padronizada e impessoal.
Mídias de massa em grande escala, custosa, eficiente e econômica.
Marketing Diferenciado … Foco em grandes segmentos dentro do mercado total
Ofertas para cada segmento de mercado.
Marketing e benefícios exclusivos e diferenciados.
Ganhar afinidade dos consumidores.
Explorar falhas de empresas estabelecidas na atenção e mistura do mix de marketing para um segmento de mercado.
Muito caro, requer planos, atividades e produtos exclusivos para cada segmento-alvo.
Marketing de nicho … Alta penetração em segmentos menores e especializados.
Busca vantagem competitiva em relação a outras empresas que não se concentram no segmento de nicho.
É eficaz para pequenas empresas com recursos limitados, sem usar produção, distribuição ou publicidade em massa.
Pode ser muito lucrativa.
Vulnerável à variações de demanda no segmento que atende.
Micromarketing … Personalização em Massa” ou Marketing um para um”.
Clientes individuais ou microssegmentos localizados.Segmentação mais estreita que o marketing de nicho.
Pode ser muito poderoso por oferecer ao consumidos o que ele deseja, quando e quanto deseja.
Visa atender necessidades individualizadas de forma eficiente e lucrativa.
Exige personalização e estratégias de produção e mix de marketing completo e flexíveis.