Quais são os principais componentes dos sistemas de comunicação?
Um sistema de comunicação é uma coleção vários de componentes: redes de comunicações, sistemas e meios de transmissão, terminais (máquinas e computadores), protocolos para formar um todo integrado. Esses componentes são tecnicamente compatíveis, usam procedimentos comuns e operam em união.
- As aplicações são os programas que rodam nos computadores – são a razão de existir dos sistemas de informação e comunicação. Trocam informações entre si, via os sistemas de comunicação. Qualquer projeto de informação e comunicação inicia pelo entendimento das aplicações, seus usuários, seus requisitos de desempenho, como retardo, vazão, erro, perda de informação. As informações podem ser de várias formas e origens: voz, mensagem, imagem, vídeo ou uma combinação dessas formas. São representadas por sinais, que podem ser analógicos ou digitais. Os sinais digitais foram introduzidos com o advento do computador.
- As redes de comunicações também se apresentam de várias formas – rede local, metropolitana e longa distância). Geram ganho de escala e uma infinidade de aplicações no mercado pessoal e empresarial. São muitos os tipos e tecnologias.
- Protocolos são as regras necessárias para viabilizar as comunicações entre componentes na rede. Desempenham papel fundamental. para estabelecer, manter e finalizar a comunicação entre origens e destinos.
- O meio de transmissão é o meio físico onde os sinais se propagam. Podem ser de vários tipos, dependendo da aplicação, ter diferentes características de qualidade e restrições de investimentos e custo. O multiplexador agrupa tráfegos de múltiplos dispositivos de diferentes naturezas – dados, imagem e vídeo no meio de transmissão. A Compactação reduz o “tamanho” da representação da informação. Ambos os processos são formas de melhor aproveitar os meios de transmissão. O modem faz a adequação dos sinais digitais aos meios de transmissão. Embora quase a totalidade dos sistemas de comunicação sejam digitais, as redes de acesso (as linhas de assinantes) são analógicas.
- A largura de banda – a capacidade de transmitir volumes de informação – é um item crítico e está sofrendo grandes evoluções. O crescente tráfego de dados e vídeo demanda crescentes aumentos da largura de banda.