Quais são os benefícios do modelo de computação multi-tenancy (multi-aluguel) comparado com o modelo single-tenancy (tradicional)?
Na computação em nuvem “multi-tenancy”, o fornecedor SaaS (Software as a Service) oferece uma única versão de seu software para todos os seus clientes.
Isso é diferente de uma solução com um único inquilino “hospedado”, onde o aplicativo está instalado no servidor de um fornecedor, mas a base de código é única para cada cliente. No multi-tenancy é diferente, apesar de todos os usuários do software acessarem os mesmos componentes fundamentais, os dados e configurações, que são específicos para um cliente, são armazenados num recipiente separado e seguro. Os usuários podem compartilhar todos os recursos do software, mas os seus dados não são compartilhados.
As vantagens de um SaaS multi-tenancy comparado a um aplicativo single-tenancy são as seguintes:
- Menores custos via economia de escala: em um ambiente multi-tenancy, os usuários têm cesso ao mesmo software básico, assim, o dimensionamento é simplificado para os fornecedores de infraestrutura. O SaaS permite que empresas de todos os tamanhos compartilhem os custos operacionais e de infraestrutura do data center. Os usuários não precisam adicionar mais aplicativos e hardware para seus centros de dados, e algumas empresas de pequeno e médio porte poderão não precisar de datacenter se utilizarem SaaS.
- Manutenção e atualizações: Os usuários finais não precisam pagar taxas de manutenção dispendiosas, a fim de manter seu software atualizado. Novos recursos e atualizações estão incluídas com uma assinatura de SaaS.
- Flexibilidade de Configuração: A maioria das soluções de SaaS multi-tenant é projetada para prover flexibilidade de configuração, para que as empresas possam fazer a aplicação ser executada da maneira desejada, sem alterar o código ou dados da estrutura subjacente. Isso normalmente não acontece com aplicações sigle-tenant, onde personalizações podem ser demoradas e custosas.
Em um ambiente single-tenant, se houver uma interrupção do serviço, afeta apenas um cliente, o que significa que o fornecedor pode ser mais lento para responder e não tome as medidas necessárias para garantir que o problema não se repita. Em contraste, com uma solução multi-tenant, uma ligeira falha pode afetar todos os clientes de um fornecedor. É, portanto, imperativo que os fornecedores de SaaS invistam quantias significativas de dinheiro e esforço para garantir disponibilidade e desempenho.