Quais são as barreiras para Cloud Computing?
Apesar dos avanços tecnológicos que tornaram possível a computação em nuvem, ainda há grandes obstáculos para essa nova tecnologia. Listamos alguns dos obstáculos mais evidentes:
- Disponibilidade do serviço – O que acontece quando o prestador de serviço não puder disponibilizá-lo?
- Desempenho. Pode uma grande empresa global mover sua TI para a nuvem e ter garantias de que suas atividade não serão afetadas negativamente pela sobrecarga da nuvem? Uma resposta parcial a essa pergunta é fornecida por acordos de nível de serviço (SLAs).
- Gargalos na transferência de dados. Muitas aplicações são sensíveis aos dados. Uma estratégia é a de armazenar os dados tão perto quanto possível do local onde se faz necessário. Transferir 1 TB de dados em uma rede de 1 Mbps leva 8000000 segundos, ou cerca de 10 dias. Em outras palavras: é mais rápido e mais barato usar o serviço de correio e enviar dados gravados em alguns dos demais meios de comunicação disponíveis do que enviá-lo através da rede. Redes de altíssima velocidade vão aliviar este problema no futuro; por exemplo, uma rede de 1 Gbps reduziria esse tempo para 8.000 s, ou pouco mais de 2 h.
- Menor previsibilidade de desempenho. Esta é uma das consequências do compartilhamento de recursos.
- Dependência de Fornecedor. Quando um cliente está ligado a um provedor é difícil mudar para outro. Os esforços de padronização no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) tentam resolver este problema.
- Segurança. Confidencialidade dos dados e auditabilidade. Este é o problema mais sério.
- Elasticidade. A capacidade de escalar para cima e para baixo rapidamente. Novos algoritmos para controlar a alocação de recursos e colocação de carga de trabalho se farão necessários.
Existem outros problemas de menor grandeza para os quais não há soluções claras neste momento, incluindo licenciamento de software e bugs de sistemas.
Até logo!