- Ausência de um processo sistemático … é necessário métodos, ferramenta e padrões de análise para que as informações sejam consistentes e aproveitáveis por toda a empresa.
- Considerar que o software de previsão é soberano – as ferramentas são muito importantes, mas dependem de conhecimentos e habilidades para ajustar desvios e atender os objetivos de negócios.
- Não considerar mudanças de skill ou habilidades na elaboração das previsões … que são é fundamentalmente afetadas pelo conhecimento e habilidades das pessoas / equipes envolvidas … esse nível de detalhamento é fundamental na elaboração do forecast.
- Não dar a devida importância para a previsão … tal como previsões imprecisas no passado, falta de copreensão das premissas usadas no processo e acúmulo de imprecisões.
- Eventos que deveriam ser exceções tornam-se parte do forecast – campanhas de marketing, eventos geradores de problemas em serviços para clientes, guerra de preços e flutuações atreladas ao produto devem ser separadas e analisadas no processo de forecast.
- Inexistência de boas alianças entre departamentos – o todo deve funcionar bem para que previsões, processos, resultados obtidos, proposições de melhorias e ajustes funcionem adequados.
- Planos são feitos baseados em metas e não na realidade – O forecast deve estar apoiado em dados reais e devem ser planejados treinamentos, refinamentos em processos, melhorias em sistemas para alcançar padrões estáveis, que possam ser considerados em futuros forecast.
- Não existir equipes especializadas para planejamento, monitoramento e controle – são necessárias equipes que conheçam os processos, os produtos, que identifiquem os desvios, avaliem os impactos desses desvios, sinalizem para a empresa de forma proativa aas ações corretivas e proativas.
- Corretismo – procedimentos corretos e consistentes são fatores chave para programar adequadamente as previsões. O corretismo e a consistência andam de mãos dadas.
- Não fazer a conexão com a equipe – de nada significa existir o forecast se este não estiver associado ao correto dimensionamento das equipes de agentes e à disponibilidade da infraestrutura de telecomunicações requerida.
•O forecast preciso depende não só das previsões apoiadas em histórico de dados normalizados; depende, também, de registros de dados corretos e consistentes ao longo da operação. A precisão do forecasting deve ser medida a cada intervalo de 30 minutos.