Mapa Conceitual
Veja o “mapa conceitual – retórica“.
- Ele tem o propósito de conceituar a retórica seus principais atributos.
- Destacar principais relacionamentos com a filosofia, discurso, persuasão e heurítica.
- Descrever graficamente.
- Servir de memória secundária e facilitar repetições espaçadas e desenvolver estratégias de comunicação.
- Ajudar a visualizar principais conceitos conectados em rede, via relações e formação de caminhos entre eles.
- Significar os conceitos destacados, uns em função dos outros, através da rede de relacionamentos.
- Servir de ferramenta para contextualizar, identificar, compreender e aplicar a retórica.
- É um meta – mapa de referência inicial para construir outros mapas.
- Ajudar a você interagir com a “ferramenta retórica”.
- Analisar a retórica em várias perspectivas, tal como um “mapa rodoviário”.
- Servir de feramenta para ensinar e aprender, facilitar a comunicação em equipe, desenvolver a fluência sobre o tema.
- Simular as várias situações e formas de aplicar a retórica no dia a dia.

Check List.
Aplicações da Retórica na Empresa.
Veja o mapa e observe os significados …
- Escrever … a retórica busca aumentar a capacidade de planejar e comunicar de forma escrita, escolher palavras, argumentos, expressões, aplicar e desenvolver gramática, vocabulário, organização de ideias, descrever de forma clara e coerente, facilitar a leitura, revisar, corrigir, gerar feedback.
- Falar … outro objetivo da retórica é complementar a fala ou “falar bem”, melhorar a comunicação verbal para não só informar quanto convencer as pessoas.
- Ler … a “leitura retórica” ” é ua ferramenta que se preocupa em analisar um texto não apenas pelo seu conteúdo, mas também pela forma como ele é construído para persuadir ou influenciar o leitor, permite ao escritor e leitor estabelecerem uma ponte, ou metalinguagem, por revelar os mecanismos de persuasão presentes na linguagem e construção do discurso.
- Discursar … a retórica se originou no falar em público sobre um tema específico, com um objetivo comunicativo, informativo, metódico, detalhado sobre a análise ou raciocínio empregado, seu prpósito se amplia com a comunicação digital.
- Argumentar … apresentar razões, ponto de vista ou tese, para convencer ou persuadir alguém.
- Persuadir ... desenvolver a técnica de convencer, levar a acreditar, influir em crenças, atitudes, intenção, motivação e comportamento.
- Moralizar … convender pessoas a agir de acordo com princípios morai, ajustar e padronizar conduta moral.
- Ferramentar … a retórica fornece é uma ferramenta (métodos e técnicas) para transformar a comunicação em uma ferramenta poderosa de persuasão e influência.
A retórica busca formas eficazes e eficientes para comunicar, persuadir, atrair, vender, liderar e obter sucesso nos negócios e na vida pessoal.
- Retórica é é a arte do bem falar e usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva, está relacionada ao discurso, filsofia, persuasão e heurística.
- Atender a necessidade de treinar oradores e escritores para convencer audiências, mediante argumentos.

Check List.
Os cinco princípios da Retórica.
Os cinco Princípios ou Dimensões da Retórica … servem como um “guia prático” para a criação de mensagens e argumentos persuasivos.
- Invenção ou Descoberta … processo de desenvolver argumentos.
- O método da invenção ou desoberta … é usado para começar o processo de pensamento para formar e desenvolver um argumento eficaz.
- Gerar ideias … reunir princípios para a descoberta de “argumentos retóricos”, que sejam convincentes e atraentes.
- Sistematizar a Busca de Argumentos … frases, declarações ou proposições, chamadas de premissas e conclusão …
- Analisar a Situação Retórica … o conjunto de circunstâncias que determinam a criação e a interpretação de um texto ou discurso e estudar a forma como a linguagem é utilizada para persuadir e influenciar o público.
- Investigar Razões … para concluir por meio de justificação, explicação e/ou persuasão.
- Investigar Evidências … e os possíveis meios de descobertas.
- Criar Instruções … ou ideias, para ajudar a encontrar e compor argumentos apropriados para uma determinada “situação retórica”.
- Memorizar … ajudar a extrair da memória e orientar a observação de detalhes que adicionarão profundidade aos ensaios, testes experimentos para a comunicação.
- Usar “procedimentos heurísticos” … estratégias sistemáticas” para descobrir e gerar ideias para escrever.
- Estabelecer a “voz” na escrita … tom do discurso, o estilo distintivo do autor, a forma de escolher e expressar ideias e emoções através da linguagem.
- Encarar a retórica como ferramenta complementar à dialética … enquanto o raciocínio dialético é o mecanismo para descobrir verdades universais, a retórica é o método para esclarecer e comunicar esses princípios aos outros.
- Instrução … sistematizar as práticas retóricas, tais como argumentos.
- Dois conceitos importantes dentro da invenção eram topoi e stasis. Outras culturas retóricas parecem ter meios adicionais de localizar “meios disponíveis”. O historiador da poética celta Robert Graves creditou a analepse como um método de inventar seus argumentos históricos em The White Goddess , e a curandeira mazateca Maria Sabina creditou ao cogumelo psilocybe alucinógeno o fluxo de seu discurso. O filósofo Jacques Derrida descreveu a inventio como a “invenção do outro”.
- Instrução Topoi … categorias que ajudam descobrir argumentos, maneiras de sondar o assunto de alguém para encontrar os meios de desenvolver esse assunto”, definição, analogia, consequência e testemunho; A definição envolve a criação de uma tese tomando um fato ou uma ideia e explicando-a identificando precisamente sua natureza; ela sempre faz a pergunta “O que é/era?” … A analogia se preocupa em descobrir semelhanças ou diferenças entre duas ou mais coisas procedendo do conhecido ao desconhecido; é uma ferramenta útil para investigar comparações e contrastes porque sempre faz a pergunta “Como é ou diferente?” A consequência investiga os custos dos fenômenos para o padrão efeito-causa, melhor estabelecido por meio de probabilidades de padrões que ocorreram anteriormente. Ele sempre responde à pergunta “O que causou/causa/irá causar isso?” O testemunho depende de apelos a uma autoridade (como uma opinião de especialista, estatísticas ou a lei) e sempre responde à pergunta “O que uma autoridade diz sobre isso?” “Em última análise, uma tese ou um argumento deve dizer algo sobre o mundo real. Ensinar os tópicos requer o uso de exemplos e bons exemplos devem ser obtidos aplicando cada tópico a um assunto definido e chegando a várias declarações de tese”.
- Instrução Lógica … desenvolver silogismos, encontr contradições,
- Instrução Stasis ..
- Flashback … analepse , é uma cena intercalada que leva a narrativa de volta no tempo a partir do ponto atual da história (narrativa) e preencher uma “história de fundo” crucial .
- … enredo é a sequência de eventos em que cada evento afeta o próximo através do princípio de
causa e efeito .
- Janice Lauer propõe que a invenção deve ser: (1) aplicável a uma ampla variedade de situações de escrita, de modo que transcendam um tópico específico e possam ser internalizadas pelo aluno; (2) flexível na direção, permitindo que um pensador retorne a uma etapa anterior ou pule para uma convidativa, conforme a ideia em evolução sugere; e (3) altamente generativa, envolvendo o escritor em várias operações – como visualizar, classificar, definir, reorganizar e dividir – que são conhecidas por estimular insights
- E para se comunicar efetivamente, um orador deve ser capaz de reunir argumentos adequados que sustentem uma tese.
- Os outros quatro métodos – arranjo, estilo, memória e entrega – são dependentes e articulados.
A retórica, como arte de julgar, significaria que o retórico discerniria os meios de persuasão disponíveis com uma escolha. Aristóteles também diz que a retórica se preocupa com o julgamento porque o público julga o ethos do retórico.
Uma das mais famosas doutrinas aristotélicas era a ideia de tópicos (também chamados de tópicos comunsou lugares-comuns).
Embora o termo tivesse uma ampla gama de aplicações (como uma técnica de memória ou exercício de composição, por exemplo), na maioria das vezes se referia às “bases do argumento” – a lista de categorias de pensamento ou modos de raciocínio – que um falante poderia usar para gerar argumentos ou provas.
Os tópicos eram, portanto, uma ferramenta heurística ou inventiva projetada para ajudar os falantes a categorizar e, assim, reter e aplicar melhor os tipos de argumento usados com frequência.
Por exemplo, como frequentemente vemos os efeitos como “semelhantes” às suas causas, uma maneira de inventar um argumento (sobre um efeito futuro) é discutir a causa (que será “semelhante”). Este e outros tópicos retóricos derivam da crença de Aristóteles de que existem certas maneiras previsíveis pelas quais os humanos (particularmente os não especialistas) tiram conclusões de premissas.
Heurística.
Heurísticas são regras simples e eficientes, para explicar como as pessoas tomam decisões, chegam a julgamentos e resolvem problemas, normalmente diante de problemas complexos ou informações incompletas.
São regras funcionam bem na maioria das circunstâncias, mas em certos casos podem levar a erros sistemáticos ou vieses cognitivos .
Tentar fazer um desenho.
Supor que existe uma solução e trabalhar para trás.
Sempre imaginar uma qustão abstrata com um exemplo concreto.
Tentar resolver um problema mais geral primeiro, já que pode ser mais simples do queum problema mais específico.
as pessoas buscam soluções, ou aceitam escolhas ou julgamentos, que são “bons o suficiente” para seus propósitos, embora possam ser otimizados.
heurística precisam ser formais para permitir previsões de comportamento que podem ser testadas.

De um modo geral, o estudo da retórica treina falar e / ou escrever com eficácia, bem como a compreender e analisar criticamente o discurso.
enquanto o conhecimento se preocupa principalmente com o que é comumente conhecido como “verdade”, a retórica se preocupa principalmente com declarações e seus efeitos sobre o público.
A palavra “retórica” também pode se referir a “linguagem vazia”, que reflete uma indiferença à verdade e, nesse sentido, a retórica é adversária ao conhecimento.
Aristóteles afirma que “a retórica é a contrapartida a dialética“ … Retórica e dialética andam juntas … Se compementam.