Retórica é a arte do bem falar.
É a arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva.
Atender a necessidade de treinar oradores e escritores para convencer audiências, mediante argumentos.
Os cinco princípios ou dimensões da Retórica servem como um “guia prático” para a criação de mensagens e argumentos persuasivos.
São
- Invenção ou Descoberta .. descoberta, processo de desenvolver argumentos.
- Método usado para a descoberta de argumentos na retórica “invenção” ou “descoberta”. I
- Busca sistemática por argumentos
- O método da invenção ou desoberta é usado quando começa o processo de pensamento de formar e desenvolver um argumento eficaz.
- É o primeiro passo para gerar ideias ou criar um argumento que seja convincente e atraente.
- investiga os possíveis meios pelos quais as provas podem ser descobertas.
- É um conjuntos de instruções ou ideias para ajudar a encontrar e compor argumentos apropriados para uma determinada situação retórica.
Instruções para Invenção e Descoberta.
Ajudar a extrair da memória e orientar a observação dos tipos de detalhes que adicionarão profundidade aos ensaios, testes experimentos para a comunicação.
- Instrução … usar “procedimentos heurísticos” ou estratégias sistemáticas para descobrir e gerar ideias para escrever.
- Instrução … estabelecer a “voz” na escrita e realizam seus “eus individuais” no discurso.
- Instrução … encarar a retórica como a contrapartida da dialética … enquanto o raciocínio dialético é o mecanismo para descobrir verdades universais, a retórica é o método para esclarecer e comunicar esses princípios aos outros.
- Instrução … sistematizar as práticas retóricas, tais como argumentos.
- Dois conceitos importantes dentro da invenção eram topoi e stasis. Outras culturas retóricas parecem ter meios adicionais de localizar “meios disponíveis”. O historiador da poética celta Robert Graves creditou a analepse como um método de inventar seus argumentos históricos em The White Goddess , e a curandeira mazateca Maria Sabina creditou ao cogumelo psilocybe alucinógeno o fluxo de seu discurso. O filósofo Jacques Derrida descreveu a inventio como a “invenção do outro”.
- Instrução Topoi … categorias que ajudam descobrir argumentos, maneiras de sondar o assunto de alguém para encontrar os meios de desenvolver esse assunto”, definição, analogia, consequência e testemunho; A definição envolve a criação de uma tese tomando um fato ou uma ideia e explicando-a identificando precisamente sua natureza; ela sempre faz a pergunta “O que é/era?” … A analogia se preocupa em descobrir semelhanças ou diferenças entre duas ou mais coisas procedendo do conhecido ao desconhecido; é uma ferramenta útil para investigar comparações e contrastes porque sempre faz a pergunta “Como é ou diferente?” A consequência investiga os custos dos fenômenos para o padrão efeito-causa, melhor estabelecido por meio de probabilidades de padrões que ocorreram anteriormente. Ele sempre responde à pergunta “O que causou/causa/irá causar isso?” O testemunho depende de apelos a uma autoridade (como uma opinião de especialista, estatísticas ou a lei) e sempre responde à pergunta “O que uma autoridade diz sobre isso?” “Em última análise, uma tese ou um argumento deve dizer algo sobre o mundo real. Ensinar os tópicos requer o uso de exemplos e bons exemplos devem ser obtidos aplicando cada tópico a um assunto definido e chegando a várias declarações de tese”.
- Instrução Lógica … desenvolver silogismos, encontr contradições,
- Instrução Stasis ..
- Flashback … analepse , é uma cena intercalada que leva a narrativa de volta no tempo a partir do ponto atual da história (narrativa) e preencher uma “história de fundo” crucial .
- … enredo é a sequência de eventos em que cada evento afeta o próximo através do princípio de
causa e efeito .
- Janice Lauer propõe que a invenção deve ser: (1) aplicável a uma ampla variedade de situações de escrita, de modo que transcendam um tópico específico e possam ser internalizadas pelo aluno; (2) flexível na direção, permitindo que um pensador retorne a uma etapa anterior ou pule para uma convidativa, conforme a ideia em evolução sugere; e (3) altamente generativa, envolvendo o escritor em várias operações – como visualizar, classificar, definir, reorganizar e dividir – que são conhecidas por estimular insights
- E para se comunicar efetivamente, um orador deve ser capaz de reunir argumentos adequados que sustentem uma tese.
- Os outros quatro métodos – arranjo, estilo, memória e entrega – são dependentes e articulados.
- Arranjo (organizar os argumentos para efeito extremo);
- Estilo (determinar como apresentar os argumentos);
- Memória (o processo de aprender e memorizar a fala e mensagens persuasivas)
- Entrega (os gestos, pronúncia, tom e ritmo usados ao apresentar os argumentos persuasivos).
A retórica, como arte de julgar, significaria que o retórico discerniria os meios de persuasão disponíveis com uma escolha. Aristóteles também diz que a retórica se preocupa com o julgamento porque o público julga o ethos do retórico.
Uma das mais famosas doutrinas aristotélicas era a ideia de tópicos (também chamados de tópicos comunsou lugares-comuns).
Embora o termo tivesse uma ampla gama de aplicações (como uma técnica de memória ou exercício de composição, por exemplo), na maioria das vezes se referia às “bases do argumento” – a lista de categorias de pensamento ou modos de raciocínio – que um falante poderia usar para gerar argumentos ou provas.
Os tópicos eram, portanto, uma ferramenta heurística ou inventiva projetada para ajudar os falantes a categorizar e, assim, reter e aplicar melhor os tipos de argumento usados com frequência.
Por exemplo, como frequentemente vemos os efeitos como “semelhantes” às suas causas, uma maneira de inventar um argumento (sobre um efeito futuro) é discutir a causa (que será “semelhante”). Este e outros tópicos retóricos derivam da crença de Aristóteles de que existem certas maneiras previsíveis pelas quais os humanos (particularmente os não especialistas) tiram conclusões de premissas.
Heurística.
Heurísticas são regras simples e eficientes, para explicar como as pessoas tomam decisões, chegam a julgamentos e resolvem problemas, normalmente diante de problemas complexos ou informações incompletas.
São regras funcionam bem na maioria das circunstâncias, mas em certos casos podem levar a erros sistemáticos ou vieses cognitivos .
Tentar fazer um desenho.
Supor que existe uma solução e trabalhar para trás.
Sempre imaginar uma qustão abstrata com um exemplo concreto.
Tentar resolver um problema mais geral primeiro, já que pode ser mais simples do queum problema mais específico.
as pessoas buscam soluções, ou aceitam escolhas ou julgamentos, que são “bons o suficiente” para seus propósitos, embora possam ser otimizados.
heurística precisam ser formais para permitir previsões de comportamento que podem ser testadas.
De um modo geral, o estudo da retórica treina falar e / ou escrever com eficácia, bem como a compreender e analisar criticamente o discurso.
enquanto o conhecimento se preocupa principalmente com o que é comumente conhecido como “verdade”, a retórica se preocupa principalmente com declarações e seus efeitos sobre o público.
A palavra “retórica” também pode se referir a “linguagem vazia”, que reflete uma indiferença à verdade e, nesse sentido, a retórica é adversária ao conhecimento.
Aristóteles afirma que “a retórica é a contrapartida a dialética“ … Retórica e dialética andam juntas … Se compementam.