As decisões na empresa podem ser classificadas em termos de decisões estratégicas, táticas e operacionais.
- Decisão Estratégica … são escolhas cruciais de longo prazo que definem a direção e o futuro de uma organização, como entrar em novos mercados, lançar produtos ou fazer fusões … impacta toda a empresa, exige análise de dados e cenários futuros, diferentemente das decisões operacionais do dia a dia … é tomada pela alta liderança, com foco no crescimento sustentável, fundamental para criar vantagens competitivas e orientar investimentos … são várias ferramentas como SWOT ou FOFA, BSC (sistema de gestão e avaliação de desempenho que equilibra indicadores financeiros e não financeiros), análise de riscos, modelo e método de gestão, técnica de planejamento, metodologia, plano de ação, etc … delimitar o escopo das decisões táticas que por conseguinte, delimitam o escopo das decissões operacionais, compondo uma rede de indicadores estratégicos, táticos e operacionais,
- Decisão Tática … escolher ações de médio prazo para implementar as estratégias de longo prazo da empresa, atuar como ponte entre a visão geral (estratégica) e a execução diária (operacional), focar em como alocar recursos, gerenciar escalas de trabalho, definir metas setoriais e adaptar planos para alcançar objetivos maiores, como no marketing (campanhas) ou logística (produção/transporte) … otimizar processos, cronogramas de produção, gestão de inventário, campanhas de marketing específicas, contratação e treinamento de pessoal.
- Decisão Operacional … deisões para resolver problemas pontuais, alinhadas com as decisões táticas e estratégicas … escolhas do dia a dia, gerenciar atividades rotineiras e processos internos da empresa, foca no curto prazo e tempo real, execução eficiente das tarefas para atingir metas já definidas, diferentemente das decisões estratégicas (longo prazo) e táticas (médio prazo) … são ações práticas, como vender, controlar estoque, garantias de funcionamento contínuo e ajudam a solucionar problemas imediatos, sendo cruciais para o sucesso da estratégia geral.
Essa forma de divisão facilita a análise e a gestão das empresas … divide para conquistar.
Exemplos de Decisões Estratégicas.
- Declarar e Ajustar Missão, Valores e Visão … missão – definir a identidade e a direção da empresa, razão de existir … valores – princípios éticos e crenças centrais para guiar comportamentos … visão – aspiração de longo prazo.
- Objetivos Estratégicos … metas amplas e de longo prazo que guiam uma organização para alcançar sua visão de futuro, traduzindo o propósito em ações concretas e mensuráveis, diferente das tarefas operacionais diárias, focando no crescimento sustentável e no impacto organizacional geral. Eles servem como direcionadores para decisões, investimentos e desenvolvimento, alinhando todos os níveis da empresa em direção a um destino comum.
- Estratégia competitiva … plano da empresa para se posicionar no mercado e obter vantagem sobre os concorrentes, definir como competir – custo, diferenciação, foco – para atrair clientes e alcançar lucro, baseando-se em análises do mercado, dos clientes e dos concorrentes para criar valor superior e difícil de imitar.
- Justificar Valor Social, Ambiental, Econômico … valor social – melhores condições de vida da empresa e comunidade, valor ambiental – gestão responsável dos recursos naturais e à proteção do ecossistema … valor econômico – ir além do lucro financeiro imediato, focar na viabilidade a longo prazo e na eficiência.
- Modelar Processos de Negócio … representar visualmente as atividades, tarefas e fluxos de trabalho da empresa para entender, analisar e otimizar como o valor é entregue, identificar ineficiências, gargalos e criar uma base para automação ou melhoria contínua, usando notações padronizadas como BPMN para alinhar processos com a estratégia do negócio.
- Dimensionar recursos e capacidades de longo prazo … alinhar os ativos da organização (humanos, financeiros, materiais, tecnológicos) às necessidades futuras e objetivos de crescimento, tipicamente em um horizonte de 3 a 10 anos.
- Definir portifólio de produtos … coleção completa e organizada de todos os bens ou serviços que a empresa oferece ao mercado, “cardápio” estratégico que revela o foco do negócio, atrair clientes e guiar decisões de marketing e vendas, indo além de uma lista, para mostrar a amplitude, profundidade e alinhamento estratégico das ofertas da marca.
- Sincronizar a empresa … alinhar pessoas, processos e dados para garantir que todos trabalhem rumo aos mesmos objetivos estratégicos, com informações precisas e atualizadas em tempo real, otimizar a produtividade, reduzir custos, melhorar a tomada de decisões e a satisfação do cliente, usar ferramentas como ERPs (sustema de planejamento de rescursos na empresa) e plataformas de colaboração para integrar áreas como produção, estoque, vendas e marketing.
- Aumentar o poder de atração da marca … construir uma identidade forte e única, conhecer profundamente o público-alvo e criar conteúdos de relevante, experiências interativas e propósito claro (como causas sociais ou ambientais), além de estabelecer parcerias estratégicas e incentivar o engajamento da comunidade, manter consistência na comunicação e inovar para atender às necessidades dos clientes.
- Selecionar indicadores de desempenho chave KPI. … financeiros: Lucratividade, margem de lucro, Retorno sobre Investimento (ROI), fluxo de caixa e faturamento … mercado/setor: participação de mercado (market share), satisfação do cliente, posicionamento da marca, crescimento, relevância, simplicidade, facilidade de mensuração.
Exemplos de Decisões Táticas.
- Sincronizar Expectativas … entre os planos estratégico e operacional … estabelecer uma comunicação clara, cascatear objetivos e utilizar métricas integradas … o objetivo é garantir que as atividades diárias de cada equipe contribuam diretamente para as metas de longo prazo da organização.
- Definir Metas no Curto Prazo … para garantir objetivos de longo prazo.
- Definir o Modelo de Gestão Tática … monitorar o uso de métodos, ferramentas, práticas, regras, normas.
- Garantir Consistência … de atividades e resultados … implementar processos e sistemas que assegurem que as táticas sejam aplicadas de forma uniforme e confiável … definir metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes, Temporais), gerenciar sistemas e rotinas diárias para apoiar as metas, contínuamente e acompanhar o progresso, focar na ação regular, padronizada por processos, treinar equipes, comunicar de forma clara e alinhada com a identidade da marca.
- Gerenciar e dimensionar recursos no curto prazo … foco previsão de curto prazo, otimização, flexibilidade, visibilidade e agilidade para alocação de recursos, via ferramentas de gerenciamento de recursos e análise de dados … alocar recursos de acordo com prioridades de projeto e disponibilidade imediata, garantir não sobrecarga e não subutilização, equilibrar carga de trabalho, elaborar planos de contingência para diferentes cenários, como picos inesperados de demanda ou ausência de pessoal, permitir resposta rápida a imprevistos.
- Treinar Equipes e Times … as decisões táticas são cruciais para o sucesso de equipes e times, para adaptação às situações da competição e superar os adversários … o treinamento de equipes focado em táticas vai além do desenvolvimento de habilidades técnicas individuais, foca a atenção na inteligência competitiva, na formação de time na tomada de decisão coletiva … as decisões táticas são trabalhadas antes, durante e após uma competição em áreas táticas específicas … 1) formação e papeis de cada um membro do time – equipe é um grupo que trabalha junto para um objetivo comum (mais genérico), enquanto time é um nível mais avançado, onde há um objetivo compartilhado, comprometimento total, habilidades complementares, interdependência, confiança mútua e busca por resultados extraordinários, com cada membro sabendo seu papel e se ajudando, como num time de vôlei ou futebol. Em resumo, todo time é uma equipe, mas nem toda equipe se torna um time.
- Monitorar Indicadores de Desempenho Chave (KPIs).
- Monitorar Indicadores de Tempo Real … fornecer os dados e insights (compreensão súbita e profunda) necessários para tomar decisões táticas eficazes … usar dashboards (painéis gráficos) para dar visibilidade e prover visão instantânea, traçar caminhos de ações e resultados,
- Definir Mix de Marketing 7P – Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoas, Processo e Evidências Físicas.
- Orientar as decisões operacionais.
- Selecionar indicadores de desempenho de áreas funcionais.
- Orientar escopo das decisões operacionais.
- Avaliar o desempenho tático
Exemplos de Decisões Operacionais …
- Gestão de Estoque … decidir quando reabastecer um produto com base na demanda atual e prever a necessidade futura para evitar falta ou excesso.
- Alocação de Pessoal: Designar quais funcionários trabalharão em qual tarefa ou projeto hoje, com base em suas habilidades e carga de trabalho.
- Cadeia de Suprimentos: Reorganizar a rota de entrega de um produto para reduzir custos de frete ou encontrar um novo fornecedor local.
- Produção: Ajustar a linha de montagem para produzir mais de um item em detrimento de outro, dependendo da demanda imediata.
- Marketing e Vendas: Programar posts em redes sociais, decidir quais leads contatar primeiro, ou escolher a melhor ferramenta para uma campanha pontual.
- Tecnologia: Implementar um software para automatizar o envio de e-mails de confirmação, eliminando um processo manual.
- Recursos Humanos: Decidir qual o melhor perfil para uma vaga operacional ou como aplicar um incentivo rápido para motivar a equipe

Conclusão.
- As decisões estratégicas, táticas e operacionais são diferentes, complementares, sinérgicas e exigem habilidades diferentes.
- É diferente olhar longe e perto, olhar focado e periférico, olhar global para agir local, olhar de fora para dentro e de dentro para fora.
- As habilidades para conceber, modelar e fazer são diferentes.
- A contraposição de visões temporais e posicionais é necessária para garantir a conexão de objetivos, estratégias, planos, projetos em rede numa empresa.
- As visões precisam ser compartilhadas de forma controlada, de tal forma que cada pessoa da rede possa acessar , interagir com a rede e deixar suas “pegadas” em termos de dados, informação e conhecimento.
- No plano estratégico e tático as coisas são planejadas e comunicadas em rede,
- No plano operacional que as coisas acontecem e resultados são informados na rede.
- Empresa dedicam a maioria das suas horas no operacional, muito menos no plano tático e muito menos ainda no estratégico.
- No entanto, se algumas “gotas do estratégico e tático” não forem acrescentadas criteriosamente, o resultado operacional mingua.
- Todos os níveis e indicadores da empresa devem ser visibilizado e interconectados em rede, em prespectivas e comprexidades diferentes, de acordo com o as políticas de governança e posicionamento do sujeito na empresa.
- Esse mapeamento e construção de níveis de decisão, indicadores de desempenho e acesso a rede são fundamentais para a organização e sincronismo da operação.
- O fluxo informacional deve fluir e ser gerenciado de cima para baixo (estratégico e tático) e de baixo para cima (operacional).
- Modelar a empresa nessas três camadas permite e facilita definir interfaces, responsabilidades com maior clareza, delimitar e conectar atividades e tarefas e aumentar a sinergia em rede da empresa.
- Isso vale para uma empresa de qualquer porte.






