Um modelo de processo para a construção de modelo é apresentado na sequência.
Check List – Construção de Modelos.
CONCEITUALIZAÇÃO … buscar TEORIAS que possam ajudar a EXPLICAR o FENÒMENO que está sendo representado.
MODELAGEM … lapidar e enriquecer outros modelos, através elaboração de representações mais simples e eficazes, estabelecer relações ou analogias (semelhanças) com estruturas teóricas previamente desenvolvidas.
MODELO OPERACIONAL … é o plano para definir a solução ótima para o problema, formada por: 1) definição do problema, 2) construção do modelo, 3) solução do modelo, 4) validação do modelo e das soluções, 5) implementação da solução.
Algumas técnicas utilizadas para encontrar a solução do modelo operacional são: Simulação, Otimização, Análise matemática.
IMPLEMENTAÇÃO … é o processo para implantar o plano para atingir metas e resultados propostos e obtidos pelo modelo operacional, evidenciar o processo de transição, mudança organizacional e adaptação continuada o longo de todas as fases do fluxo de trabalho.
VALIDAÇÃO … Capacidade de explicação e de previsão do modelo. Indicadores de eficácia
das etapas de conceituação, modelagem, solução e implementação.
A CONCEITUALIZAÇÃO dependerá:
- Da visão de mundo do pesquisador (cosmovisão): entendimento sobre o homem, a sociedade,
a organização etc.; - Do nível de abstração;
- Da capacidade de pensamento em termos globais e intuitivos – ‘pensamentos divergentes’;
- Da capacidade de formular conceitos, definições, constructos, postulados, problemas
relevantes ao conhecimento da realidade sob investigação.
Considerações sobre a MODELAGEM e a SOLUÇÃO DO MODELO OPERACIONAL - Não há um padrão a ser seguido para construção de modelos;
- Processo de enriquecimento ou de elaboração, começando-se com modelos bastante simples,
procurando-se mover em sentido evolutivo para modelos mais elaborados; - A atividade de modelagem não pode ser entendida como um processo intuitivo ainda que
contenha uma forte componente de arte. O processo de modelagem deve ser entendido
dinamicamente em termos de uma compatibilidade tempo-espaço e de um processo contínuo
de enriquecimento – aprendizagem; - Habilidades analíticas, minuciosas, e por isso mesmo formais;
- Capacidade de ‘pensamento convergente’;
- Trabalho engenhoso com categorias que auxiliam explicações, particularmente, análisesíntese e indução-dedução.