Quais são os princípios de funcionamento de QoS em redes IP?
As redes IP, que rodam nos ambientes corporativos, utilizam o QoS baseado no modelo Diff Serv (Differenciated Services). O Diff Serv trabalha com classes de serviço. Cada classe corresponde a uma determinada garantia de desempenho. Pacotes IP recebem uma marcação no campo Type of Service (TOS) do cabeçalho IP. São possíveis 64 marcações diferentes porém o modelo Diff Serf especifica somente 14 classes de serviços.
De acordo com a classe marcada o pacote será encaminhado em filas diferentes onde receberá tratamento diferente em termos de prioridade de encaminhamento, descarte e banda garantida. As bandas são reservadas em cada fila. Caso uma fila não use a sua banda ela pode ser realocada entre outras. Uma das filas é chamada de baixa latência e possui prioridade sobre as demais.
O QoS do IP é utilizado em redes privativas IP, switches e roteadores, que são capazes de priorizar e entender esta classes de serviço. Todos os equipamentos atuais falam a linguagem do QoS IP. Por exemplo, os telefones IP, por exemplo, já transmitem pacotes com marcação adequada.
Ao trafegar na WAN corporativa é preciso que a riqueza de detalhes do QoS Ip não se perca. Para isso é preciso que a rede WAN seja capaz de entender o QoS do IP.
Vantagens do QoS IP:
- Permite implementação de QoS fim a fim
- Implementa QoS IP full.
- Oferece tratamento diferenciado para aplicações de tempo real.
- Identifica automaticamente pacotes de voz e outras aplicações.
- Permite reserva de banda.
- É capaz de realizar priorização de tráfego, garantindo delay.
Até logo!