A definição mais abrangente de simulação é …
“técnica em que se utiliza um simulador, considerando-se simulador como um objeto ou representação parcial ou total de uma tarefa a ser replicada”.
A simulação é uma técnica de ensino que se fundamenta em princípios do ensino baseado em tarefas EBT.
Se utiliza da reprodução parcial ou total destas tarefas em um modelo artificial, conceituado como simulador.
Sua aplicação é relacionada, em geral, à atividades práticas, que envolvam habilidades ou decisões.
Historicamente se desenvolveu isoladamente em diversas áreas do conhecimento humano.
Diversos fatores, incluindo aspectos éticos e incentivo para formas mais elaboradas de aprendizagem e avaliação, têm fomentado o desenvolvimento da simulação nas empresas.
Simulação pode ser entendida como prática
No ensino baseado em tarefa EBT primeiramente o sujeito é confrontado com um problema e seqüencialmente submetido a um processo de busca de subsídios para sua resolução.
A simulação contextualiza o problema para resgatar o conhecimento prévio do sujeito (aprendizado para adulto, aprendizado significativo).
Isso é diferente do método tradicional … onde o sujeito recebe base teórica de forma passiva para compreensão e resolução do problema.
No ensino baseado em tarefa o sujeito é primeiro exposto a uma situação prática onde exercerá papel ativo na aquisição dos conceitos necessários para a compreensão e resolução do problema.
No EBT – Ensino Baseado em Tarefa …
- O professor se transforma em mediador – condutor, facilitador – e NÃO de fornecedor ativo de toda a informação.
- O aluno se transforma em buscador ativo de aprendizado e de informação e NÃO mais um receptor passivo.
- Este é um desafio para ambos os sujeitos: professor/empresa virar mediador e aluno/colaborador virar ser epistêmico.
O EBT não é restrito, obrigatoriamente, ao uso do simulador (modelo, esquema, mapa, check list, diagrama de conjuntos, algoritmo, aforismo, equqções, fórmulas),.
A técnica EBT exige pequenos grupos de profissionais para que a discussão seja efetiva ou “peer to pear” ( … um modelo de rede distribuída que permite a troca de informações e recursos entre os próprios usuários (empresa e cadeia de valor), sem a necessidade de um intermediário … )
Ou seja, o EBT na empresa é aplicado com os recursos correntes, como uma camada adicional, e de forma interativa e associada com a cultura da empresa (recursos e ferramentas) e outras técnicas de ensino … ou seja, não concorre e sim cataliza – estimula e incentiva novos caminhos ou atalhos ou “zonas de desenvolvimento proximal”, no entorno de tarefas … esse é um conjunto de conceitos fundamentais, para usar os princípios da inovação aberta para conectar pessoas na empresa.
Um simulador pode ter várias formas ou “tecnologias” de acordo com a complexidade da tarefa.
Por exemplo, relação entre conjuntos, comparação de ofertas, descrição de uma oferta.
Demonstração é um tipo de simulação.
O uso de clientes ideiais (ou avatar ou personagens) no marketing digital é outro exemplo.
A simulação em treinamento de profissionaisem habilidades críticas, exemplo na aviação é responsável para a redução de quase 50% nas taxas de acidentes relacionados á falhas humanas.
Algumas limitações frequentes para o uso de simuladores
Limitação econômica devido a tecnologia e recursos humanos.
Lmitações técnicas, como dificuldades para modelar a interação e objeto de conhecimento.
Falta de comprovação ou validação da efetividade do método
Limitações culturais e resistência à aderência à novas metodologias de ensino.
Estudos envolvendo simulação são de difícil interpretação em decorrência de um viés intrínseco: ao se realizar o estudo, não se pode ter certeza se a técnica fez a diferença ou se houve maior empenho das pessoas que empregaram o método.
A motivação ao se realizar a implantação de um novo método pode, por si só, resultar em melhores resultados, independentemente do método empregado.
Outro fator limitante é o tempo de observação … períodos muito curtos de observação podem não refletir a retenção do conhecimento.
Potenciais aplicações da Simulação
• Diminuir o risco para colaboradores e clientes
• Otimizar relação custo-benefício de tarefas
• Método de aprendizado para processos
• Estabelecimento de uma cultura de espírito de equipe e colaboração
• Substituir situações raras, de relação custo-benefício impraticável ou com possíveis implicações éticas.
• Treinamento de competências cirúrgicas – envolvem uma combinação de conhecimento, habilidades técnicas,
decisão, habilidades de comunicação e liderança.
Simulação e Avliação de Aprendizagem
Além do ensino, a simulação também pode ser aplicada na avaliação do aprendizado, sendo este um dos estímulos para a sua introdução no ambiente de formação profissional.
Por sua forte valorização da atividade prática, aplica-se à avaliação de competência e não só de conhecimento.
Indicadores de Desempenho
- Produtividade
- Turnover
- Retenção de talentos
- Inovação
- Crescimento
- Clima organizacional
- Engajamento
- Comunicação
- Colaboração.
- Flexibilidade
- Criatividade
- Motivação