A figura ilustra um exemplo de configuração do funil de marketing para a gestão do marketing digital, em 8 estágios.
É uma modelagem que gera uma esquema de referência e gestão, para planejar, desempenhar, controlar e ajustar o marketing e venda digital da empresa.
Este exemplo ilustra três tipos de campanha que se complementam, sequência de estágios de relacionamento, e também, objetivos e estratégias para cada estágio.
Campanhas
Campanhas no marketing podem ser simplificadamente segmentadas em aquisição, monetização e fidelização.
Campanha de aquisição … topo do funil, configurada em quatro estágios – conhecer, engajar, interagir e converter … composta de ofertas de entrada e de baixo risco, para não clientes, clientes potenciais e eventuais.
Campanha de monetização … meio do funil, com dois estágios – entusiasmar e ascender … com ofertas e clientes regulares e em crescimento.
Campanha de fidelização … bico do funil, configurada em dois estágios – advogar e promover a marca, vender projetos, soluções, serviços de valor agregado.
Estágios do Funil
Os estágios do funil agrupam conjunto distintos de objetivos e estratégias para guiar, informar, conscietizar a jornada de compra do cliente, aos poucos, com ganhos de confiança e conscientização contínuos.
A quantidade de estágios é dependente diretamente da capacidade da empresa de vários tipos de gestão – mudança, recursos físicos e abstratos,, conhecimento, informação e dados, para não citar outras.
O funil mais simples pode ser configurado em 3 estágios: prospectar, qualificar e vender.
Um funil mais complexo e custoso pode ser configurado em 9 estágios, tal como do exemplo.
A quantidade de estágios é dependente da capacidade de recursos de marketing digital,e orçamento da empresa.
A empresa pode iniciar com 3 estágios e aumentar gradativamente.
O crescimento do nível de segmentação do funil dependerá de vários fatores:
- demanda
- ofertas
- Website
- os estágios de acordo com suas habilidades de marketing, marketing digital, inteligência artificial, logística, gestão/estrutura de dados e informação,