Dialética é o método mais adequado para se fazer filosofia … é o próprio método da filosofia.
(Platão) …
É a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias.
Proporciona conhecer os mistérios e segredos imersos no mundo e na própria vida, via análise de elementos opostos, a partir dos quais se constroem as coisas.
O homem deve superar os efeitos do mundo sobre suas crenças a fim de compreender conceitos que estão além da sensibilidade humana.
Inicialmente, pode ser compreendida como a arte de perguntar e de responder.
A dialética torna-se o método privilegiado para apreender as realidades inteligíveis, à partir da conformidade rigorosa das idéias.
A dialética chega à síntese, situada num nível acima onde ambos os pólos opostos ou dialéticos (tese e antítese) estão conciliados e unificados.
Dialética e Senso Comum
O senso comum é o ponto de partida da dialética platônica, não para ser reafirmado, mas para ser refutado e superado.
Propõe que o senso comum e a opinião sejam questionados para a descoberta da verdade a partir do indivíduo sem a interferência externa.
Tem como objetivo demonstrar a fragilidade, a falta de fundamentação e os preconceitos que formam o senso comum.
A dialética admite as contradições somente como meio para superá-las, exige atitude crítica, necessidade de reflexão, questionamento da opinião, da origem e de suas fundamentações.
Dialética consiste na contínua tendência dos conceitos a se transformarem em sua própria negação, como resultado do conflito entre seus aspectos contraditórios internos, o que dá origem a outros conceitos.
Hegel