Uma rede é um conceito de estrutura física ou abstrata, para planejar, executar, controlar e ajustar recursos entre elementos de “qualquer” sistema.
Por exemplo.
A natureza é uma rede de recursos naturais.
O cérebro é uma rede com 100 bilhões de neurônios, cada qual com mais de 10.000 conexões.
A internet é uma rede de nós (computadores) que têm uma arquitetura e protocolo bem definidos que permite a comunicação e compartilhamento de recursos.
A web é uma rede de páginas HTML que roda na camada de aplicação da arquitetura TCP/IP.
Um conceito está conectado a uma rede de conceitos que forma um contexto.
Rede neural é um método da IA (inteligência artificial), que simula o comportamento humano e ensina computadores a resolver problemas, tomar decisões, aprender e prestar serviços em rede.
A teoria de redes preocupa-se com o estudo dos grafos como uma representação de relações entre objetos discretos.
Aplicações do Conceito de Rede na Empresa
A teoria de redes, nos municiamos de um novo conjunto de indicadores de controle inerentes
Auditagem … viabilizar examinar e validar sistema, pessoa, tarefa, recurso, atividade ou informação, etc, que esteja conectada em rede, permitir que todos esses nós, relações, fluxos de informações, sejam grupados, enumerados, analisados e gerenciados, para mapear contextos e situações, mitigar riscos, revisar e avaliar controles, economias, atendimento, desempenho, segurança e tomar decisões … envolve reunir, agrupar ou “enredar” evidências para especificar e aprimorar sistemas de produção e informação; gerar pareceres ou relatórios.
Compartilhar e Conectar Recursos … pessoas, computadores, impressoras, dispositivos, máquinas, equipamentos, produtos de informação e conhecimento, empresas … quase tudo!
Autorizar … definir políticas e mecanismos para identificar usuários e permitir acesso, assegurar e proteger a informação, conceder uso de serviços.
Modelar Sistemas … representar sistemas como uma rede de recursos; visualizar, enumerar, analisar, sintetizar conceitos e componentes, relações de controle, funcionais, requisitos e atributos de valor, para cada componente, necessários e suficientes (essenciais) para compreender, utilizar e otimizar recursos de um sistema específico.
Controlar, garantir e melhorar … garantir eficiência, desempenho, otimização de recursos, físicos e virtuais, e atributos críticos e específicos para objetivos. contextos e situações.
Permitir a comunicação controlada … usar protocolos com sinalizações e controles que fluam na rede para que ela possa se autoregular e automonitorar.
Administrar a rede … prover serviços para administradores e usuários, tais como explicitados nese check list, tais como auditagem, controle, desempenho, segurança, redução de custos e desperdícios.