O comportamento da gestão envolve o questionamento e flexibilidade para mudar o rumo dos processos da empresa quando necessário.
O objetivo é nortear, direcionar.
Os caminhos mudam para atenderem e se adaptarem às particularidades de cada situação.
No processo de gestão, um plano sofre ajustes no planejamento, execução, controle e desempenho.
Nessa postura está implícito e explícito o questionamento, a pergunta.
Perguntas de Diagnóstico da Gestão de Projetos e Processos
- O propósito ou proposta de valor atrai, inspira, integra e facilita formular objetivos?
- Qual a proposta ética?
- Os objetivos (qualidade) e metas (quantidade) são SMART?
- Quais as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades?
- A nossa situação competitiva é vantajosa, problemática, arriscada, regular?
- Quais são os gaps e desafios?
- Qual a estratégia para cada meta?
- Qual o foco, singularidade e mensagem de valor da estratégia?
- Qual o plano e alternativas?
- O plano está bem fundamentado na equipe?
- O pessoal está devidamente treinado e capacitado?
- As ferramentas estão acessíveis e adequadas?
- O plano está sendo seguido?
- O comportamento está adequado?
- O desempenho está adequado?
- Corretismo de execução da tarefa ok ?
- Corretismo no uso da ferramenta ok?
- Consistência dos resultados ok?
- Conseguimos gerar a capacidade planejada no dia a dia?
- Qual a razão do desempenho?
- O que deve ser mudado no processo ou tarefa?
- Qual a variância ou consistência nos resultados?
- Existe oportunidades de melhorias na motivação, estímulo ou habilidade da equipe?
- Como está a autoconsciência, autoconhecimento, autoregulação, automonitoramento e automotivação?
- Como exigir resultados face as respostas anteriores?
- Este check list aponta 25 perguntas preliminares sobre gestão, que podem ser exploradas de várias formas.
- São perguntas filosóficas na área de gestão que não têm certo ou errado como resposta.
- É um conjunto inicial de perguntas para nortear e materializar a postura científica.
- O propósito é ajudar a entender a gestão através de perguntas que expõem relações entre os vários elementos do ambiente de tarefa sujeito à gestão.
- Pode ser a gestão de um projeto, processo, tarefa, atividade, prática r assim por diante.
- O mapa mental circular e sequencial e o check list de perguntas compõem um modelo para compreender o processo de gestão e com isso, orientar a observação, geração e testes de hipóteses para nortear a interação e intervenção.
Observe … os fatores envolvidos na “gestão humana” de tarefas, atividades e processos, são múltiplos, complexos, demandam análises profundas e estruturais e uso de modelo para facilitar a visão do todo e suas partes, articulação e sincronização e simulação do funcionamento.
Firmeza e clareza de finalidades … clareza de objetivos e desdobramento em metas é uma das características de resiliência de um sistema, já que denota os rumos que devem ser seguidos; uma meta sustenta uma estratégia e uma rede de metas um contexto estratégico com vários caminhos para se chegar ao fim desejado. …. Quando não definimos objetivo e metas fica impossível ou muito preário o mapeamento de caminhos.
Sempre em qualquer empreendimento a formulação de objetivos e metas é o primeiro passo, após o propósito, que define o escopo e intenções.
Tolerância à tensão … saber conviver com a expecttiva de sucesso incondicional nas empresas.
Repetir … é uma característica essencial do processo de aprendizagem, capacidade de reiniciar, rever continuadamente, melhorar a cada ciclo (planejamento, execução, controle e ajustes), suportar o “possível incômodo” e a frustração da não obtenção do êxito imediato.
Essas são características da resiliência.
Gerentes, times e empresas resilientes se questionam mais
Se esmeram em construir boas perguntas para lidar com as tensões e reiniciar um processo sem abandonarsua finalidade, suportando a demora da reciprocidade das pessoas e times.
Simbolismo das Perquntas e Questionamentos.
Perguntas desencadeiam narrativas, pensamentos, abstrações e estados mentais.
Questionam o presente para preparar e antecipar experiências futuras.
A aprendizagem é o equilíbrio entre 4 eixos: escutar, ler, se auto questionar e dialogar.
A curiosidade é o motor da aprendizagem,própria do humano.
(Hélene Trocmé-Favre)
Só há aprendizado pela renovação contínua dos atos de escuta, de leitura, de questionamento e de diálogo.
Aprendemos a aprender a partir da curiosidade, da pergunta.
A psicanálise também contribui para compreender possíveis causas de dificuldade de aprendizagem.
É necessário afinar a escuta da relação do aprendente com o saber e a falta, que mobiliza o aprender.
Entrar em contato com a falta não é algo simples e fácil para uma geração familiarizada com a experiência digital que demanda respostas rápidas, que não favorecem a reflexão.
Aprender verticalmente exige tolerância à frustração, pois não corresponde ao ritmo acelerado dos jogos que demandam respostas imediatas.