Metacognição é consciência dos processos de pensamento de alguém e uma compreensão dos padrões por trás deles.
Busca fazer generalizações, identificar características ou qualidades dos estados e funções cognitivas.
Foca no perceber e pensar sobre o próprio pensar e fazer.
É um pensamento crítico sobre si mesmo.
Traçar regras e nomear estratégias de pensamento.
Analisar quando, por que e como uma estratégia de pensamento deve ser ou não usada.
Avaliar vantagens de usar estratégias específicas e quais tipos de tarefa exigem o uso da estratégia.
Metacognição é um conjunto de “abstrações de nível superior” ou “ferramentas cognitivas de nível superior”, acima do nível da cognição operativa.
É uma habilidade importante para a tomada de decisão e resolução de problemas.
Seus primeiros estudos documentados datam de Aristóteles (384–322 aC).
A metacognição busca a consciência e compreensão dos próprios processos do pensamento, gatilhos e ganchos mentais, e padrões por trás deles.
Por exemplo, qual a diferença do uso cognitivo para planejar, desempenhar, controlar e ajustar? qual a diferença do coportamento mental?
Refletir sobre maneiras de pensar, saber quando e como pensar.
Usar estratégias, abordagen, regras e regulamentos, para resolver problemas.
Construir ferramentas para engatilhar e acionar pensamentos na hora certa, nas situações adequadas, com os recursos disponíveis.
Regular e monitorar o próprio processo de aprendizagem.
Aumentar a capacidade das pessoas ganhar autonomia para a solução de problema.
O conhecimento metacognitivo permite regular e maximizar a aprendizagem em várias perspectivas, tais como:
Conhecimento declarativo ou teórico sobre o conteúdo.
Conhecimento tácito de como fazer a tarefa em tempo real.
Conhecimento sobre estratégias, métodos e ferramentas que podem ser usados.
Executar tarefas cognitivas de forma mais eficaz e eficiente.
Em contrapartida, pode aumentar o tempo médio da tarefa (tempo de resposta) devido o processo de análise adicional que demanda.
Metacognição explora formas de buscar uma percepção consciente do pensamento superior … fazer generalizações, traçar regras e nomear estratégias de pensamento, analisar quando, por que e como a estratégia de pensamento deve ser ou não usada, quais são as desvantagens de não usar estratégias apropriadas e quais características da tarefa exigem o uso da estratégia … esse é o caminho.
Todas as estratégias metacognitivas visam melhorar a qualidade e desempenho do processo cognitivo e suas funções – atenção, linguagem, pensamento, memória, percepção e aprendizagem.
Autodiagnóstico … “qual o meu desempenho cognitivo para esta tarefa? “o que eu já sei sobre esse tópico?” Como resolvi problemas como esse antes? O que é necessário saber ou aperfeiçoar agora?
Perguntas Circunstanciais … como coletar, analisar e explicar fatos e dados na empresa sobre o que, porque, quem, quando, onde, como, quanto?
Múltiplas inteligências e sentidos … o que investir agora? lêr, ouvir, escrever, pensar, imaginar, para potencializar as funções e processos cognitivos?
Linguagem … quais as melhores linguagens a serem usadas? como usar linguagem não linear, mapas conceituais, mapas mentais, fluxos, grafos, e representações visuais, mais fáceis de serem processadas cognitivamente e com isso, aumentar a qualidade de compreensão na empresa, cadeia de valor e mercado?
Pensamentos … como acionar os vários tipos de pensamento (*):
Fazer Listas de Verificação … que recursos ou pontos de atenção a serem destacados nesta tarefa?
Compreensão de leitura … como ler de forma ativa e com maior desempenho?
Escrever de Forma Ativa … provocar o ato físico de escrever.
Ler de forma ativa … ler com alto desempenho e qualidade … linguagem, vocabulário, fluência e compreensão.
Escuta ativa … focar em ouvir e compreender o que o outro tem a dizer e abrir o canal de comunicação.
Metacognição explora formas de buscar uma percepção consciente do pensamento superior … fazer generalizações, traçar regras e nomear estratégias de pensamento, analisar quando, por que e como a estratégia de pensamento deve ser ou não usada, quais são as desvantagens de não usar estratégias apropriadas e quais características da tarefa exigem o uso da estratégia … esse é o caminho.