
Metacognição é a consciência dos pensamentos, compreensão dos padrões por trás deles e a partir daí facilitar a gestão através de ferramentas, modelos, métodos, técnicas, práticas e teorias.
- A metacognição pode ser resumidamente descrita como “capacidade de modelagem cognitiva, auto regulação e auto monitoramento”.
- É um conjunto de “funções cognitivas de nível superior”.
- Os elementos do conjunto metacognição são conceitos, princípios, ferramentas, modelos, métodos, técnicas, práticas , construídas pelo sujeito, acima do nível da cognição operativa.
- É a ação do pensamento tático e estratégico, voltados para adicionar corretismo, consistência e capacidade do sistema cognitivo do sujeito.
- Fazer o sujeito se ver da arquibancada, transitar de criador para criatura e vice versa.
- O pensamento ou estado mental metacognitivo busca fazer generalizações, identificar características ou qualidades dos estados mentais e suas funções cognitivas … analisar o todo e suas partes.
- Focar no perceber e pensar sobre o próprio pensar, fazer e resultados da experiência.
- É um modo de “pensamento crítico” sobre si mesmo.
- Aprimorar regras, modelos, esquemas, estratégias para que a próxima experiência seja melhor que a anterior.
- Para isso ser possível, exige um modelo conectado com ferramenta, método, técnica, prática e teoria.
- A estratégia metacognitiva, inclui analisar quando, por que e como uma estratégia ou modelo de pensamento devem ser ou não usados.
- Adicionalmente, avaliar vantagens de usar modelos e estratégias específicas e que tipo de tarefa exige o uso de um modelo e estratégia.
- Metacognição é uma habilidade desenvolvida, importante para a gestão, reflexão, liderança, tomada de decisão e resolução de problemas.
- Seus primeiros estudos documentados datam de Aristóteles (384–322 aC) e estão na crista da onda com o advento da inteligência artificial, um componente das ciência cognitivas (antropologia, sociologia. filosofia, psicologia cognitiva, neurociência e IA (ciência da computação).
A metacognição busca a consciência e compreensão dos próprios processos do pensamento, gatilhos e ganchos mentais, e padrões por trás deles.
Exemplos de Perguntas Metacognitivas.
- Qual a “diferença cognitiva” (ou estado mental) para planejar, desempenhar, controlar e ajustar uma tarefa?
- Quais são os princípios para memorização com alto desempenho?
- Qual a relação entre atenção e memória?
- Como explorar as várias formas de atenção e melhor controlar todas as demais funções cognitivas?
- Quais são as várias formas de pensar?
- Como acionar pensamentos – focado, difuso, filosófico, crítico, analítico, criativo, científico, prático?
- O que é linguagem de alto nível, seu papel e importância para indivíduos e empresa?
- Como acionar estados mentais de alto desempenho focado em tarefas?
- Qual a relação entre percepção, intuição, autoconsciência, emoções e sentimentos?
- Como desenvolver a inteligência emocional – autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade?
- Como usar ferramentas metacognitivas, perguntas para formular problemas, modelos, método, estruturas, esquemas, estratégias, regras, regulamentos e resolução de problemas?
- Como construir ferramentas metacognitivas, para planejar, construir, engatilhar e acionar funções cognitivas na hora certa, nas situações adequadas, com os recursos disponíveis?
- Como regular e monitorar o próprio processo de aprendizagem e comportamento?
- ( … e assim por diante).

Check List.
Metacognição.
Propósito Características e Aplicações da Metacognição.
- Autonomia … desenvolver compreensão prática ( à posteriori) necessária e suficiente para explicar e fazer uma tarefa dentro das expectativas, tomar decisão, solucionar um problema (operacional) ou classe de problemas (alcance tático e estratégico).
- Autodiagnóstico … responder a pergunta: “qual o perfil de desempenho cognitivo para esta tarefa? “o que eu já sei sobre esse tópico?” Como resolvi problemas como esse antes? O que é necessário saber ou aperfeiçoar agora?
- Automatização … a metacognição é o estado metal voltado para criar metamodelos mentais para construir modelos e ferramentas para descobrir, entender, compreender, explicar, aplicar (fazer), medir e avaliar os resultados, continuamente, cada aplicação … a automatização é resultado do processo de tomada de decisão, refinado pela repetição e reflexão sobre resultados do uso do modelo ou ferramentas.
- Sujeito Epistêmico … ensinar o sujeito a aprender de forma significativa, formular objetivos e controlar o seu aprendizado de forma ativa, saber ancorar o novo conhecimento ou mudança no estado de conhecimento e estado mental correntes, isso significa distinguir tipos e niveis de pensamentos (operacional, tático e estratégico), para saber sincronizar, selecionar, acionar, criar ou adaptar ferramentas, esquemas, estruturas.
- Conhecimento Descritivo … a metacognição cria ferramentas para aprender a ganhar conhecimento descritivo, comas seguites características: conhecimento “a priori”, isento de opinião própria, conhecimento teórico ou abstrato, usa modelo descritivo , para descrever a realidade e outros modelos, uso da leitura, explicação, reflexão, pesquisa, compreensão, memorização, linguagem, conhecimento de fora (socil) para dentro (individual), não envolve fazer nem conviver.
- Conhecimento Tácito … compartilhar compreensão para empregar as funções cognitivas e atingir estados mentais para gerenciar tarefas específicas em tempo real.
- Desenvolver Pensamento Estratégico … ganhar inteligência, via processos, planos e ferramentas sobre estratégias, métodos, para alcançar objetivos com os recursos mentais e físicos disponíveis.
- Equilibrar Esforço Cognitivo … executar tarefas cognitivas de forma mais eficaz, eficiente, produtiva e econômica.
- Desempenho de Tarefas … a metacognição pode aumentar inicialmente, o tempo médio de resposta da execução de uma tarefa, devido ao processo de análise adicional que insere, mas reduz o tempo e esforço médio de tarefa coletivo, que pode ser exponencial no caso de atividades científicas repetitivas, tal como nas empresas, somadas a inclusão consciente de modelos, métodos, ferramentas, práticas mentais que são agregadas.
- Qualidade Cognitiva …todas as estratégias metacognitivas visam melhorar a qualidade e desempenho do processo cognitivo e suas funções primárias – atenção, linguagem, pensamento, memória, percepção, aprendizagem e outras funções de nível superior advindas dessas, tais como, observação, intuição, raciocínio e razão, análise, síntese, avaliação, julgamento.
- Pensamento … pensar sobre pensar significa desenvolver inteligência (processo) e conhecimento (memória) para planejar, selecionar, acionar, executar e ajustar vários tipos de pensamento: analítico, analógico, automático, científico, crítico, criativo, estratégico, filosófico (metafísico, epistêmico, lógico, ético, estético, político), heurístico, prático, pragmático, sistêmico, etc … saiba mais.
- Perguntas … perguntas dialéticas, abertas, semiabertas e fechadas, perguntas situacionais (para avaliar contexto e circunstâncias do ambiente, pergunta de problema (identificar necessidades, natureza, conscientização, seriedade e urgência), perguntas filosóficas (que admitem várias respostas, identificação de crenças, valores, problemas para reflexão ou solução, investigar raciocínios lógicos, como analogias, metáforas, silogismos, deduções, induções, abduções, inferências.
- Inteligências e sentidos … a metacognição ensina o cérebro consciente e inconsciente, no que investir
- Leitura ativa … a metacognição estuda como automatizar e introspectar no sujeito vários modelos e ferramentas de leitura objetiva e neurocientífica para aumentar a qualidade de compreensão e atingir objetivos específicos, ler o necessário e suficiente, desenvolver e padrões para os vários objetivos de leitura, ler tendo a consciência de melhorrar o processo de aquisição, armazenamento e recuperação, além da compreensão do conteúdo.
- Linguagem … quais as melhores linguagens a serem usadas? como usar linguagem não linear, mapas conceituais, mapas mentais, fluxos, grafos, e representações visuais, mais fáceis de serem processadas cognitivamente e com isso, aumentar a qualidade de compreensão na empresa, cadeia de valor e mercado.

- Metacognição explora formas de buscar uma percepção consciente do pensamento superior
- Fazer generalizações, traçar regras e nomear estratégias e categorias de pensamento.
- Circunstanciar, analisar quando, por que e como a estratégia de pensamento deve ser ou não usada.
- Avaliar vantagens e desvantagens de usar ou não estratégias apropriadas e quais características da tarefa exigem o uso da estratégia.
- Significa pensar tático e estratégico de como usar a mente (software) e o cérebro (hardware).
- Metacognição é a capacidade de compreender como nós funcionamos mentalmente.
- Vai alem além da cognição (aprender).
- A palavra “meta’ siignifica “acima da cognição”, saber usar a cognição de forma produtiva, visando máxima “eficiência econômica” cerebral.
- Sair do operacional e olhar no plano tático de automonitoramento, controle e ajustes.
- Metacognição expressa a capacidade de imaginar-se “dentro da cena”,
- Representar a realidade de várias formas e aumentar o poder de fazer comparações e automatizar o pensamento.
- Explora diferentes modelos ou ferramentas, adaptados a diferentes situações e ambientes.
- Permite o sujeito mentalmente transitar entre polos e contrapolos, “rodar a imagem do objeto do conhecimento ou atenção na mente e espaço”, usar esquemas táticas e estratégias cognitivas específicas para resolver problemas.
- Metacognição é construída tal como é como o “brinquedo Lego”, onde cada pecinha de encaixe é uma função cognitiva, um “tijolinho mental”, que juntas podem construir a representação de qualquer coisa.
- Significa ir além da cognição … estudar a cognição, mente, cérebro e ciência cognitiva nas suas várias formas, de acordo com a situação e missão.
- Metacognição se preocupa em usar “ferramentas físicas” atreladas ás mentais para interagir com o mundo real e concreto.
- Exige criar, customizar, treinar, refinar ferramentas, inserir técnicas de uso, ajustar ferramentas às pessoas, responsáveis por essa criação.