A ciência e o método científico são considerados na sociedade como fonte da verdade e produtora de fatos incontestáveis.
No imaginário coletivo, o método científico é o que confere legitimidade à ciência e sua produção de verdades.
O método científico não é universal, não segue etapas pré-definidas e não é linear.
Ao contrário, a investigação científica é complexa, depende da criatividade do pesquisador.
Muitas vezes, a objetividade almejada com tal método pode limitar o processo da investigação.
Educação Científica na Empresa
A educação científica tem como um dos seus aspectos fundamentais, a alfabetização científica dos sujeitos.
Através do conhecimento e do raciocínio científico, é possível que os
sujeitos identifiquem e respondam a questões cotidianas, conheçam a si mesmos e ao
mundo e participem de pautas empresariais e públicas sobre ciência, tecnologia e sociedade.
Na empresa …. direcionar abordagens e discussões sobre a prática científica e seus efeitos na
sociedade contemporânea (não sobre “fatos científicos”).
A ciência influencia políticamente e culturalmente a sociedade e empresa.
A aplicação da ciência muda como tudo muda.
A produção científica e sobre os desdobramentos da prática científica no âmbito social.
As transformações de ordem cultural pelas quais passa a sociedade envolvem o fim das metanarrativas ou esquemas dogmáticos voltados para si mesmo.
Consequentemente, segundo ele, os
grandes esquemas explicativos teriam caído em descrédito e não haveria mais “garantias”,
posto que mesmo a ciência já não poderia ser considerada como a única fonte da verdade
Na realidade o método científico é uma metanarrativa
Método Científico
É um conjunto de procedimentos que confere legitimidade à ciência e sua produção de “verdades”.
Não é um método universal na ciência, com passos pré-definidos e rígidos capaz de “produzir” a ciência.
Nenhum dos pais do método científico (Bacon, Descartes, Newton, por exemplo) definiu ou seguiu tais passos.
Não foram os estudos sobre método científico que o popularizaram esses que normalmente descrevemo.
A descrição do método é mais uma estratégia educacional e pedagógica e não traduz a complexidade envolvida no processo mental e físico envolvido.
O método científico é uma ferramenta mental … resumo superficial, para alcançar o verdadeiro método científico empírico a ser aplicado pelo sujeito em relação ao objeto do conhecimento, tal como o próprio método explica.
O método científico exige que seja “mastigado pelo sujeito” para que se transforme em bem ou serviço.
É uma ferramenta … depende do sujeito, empresa e do objeto do conhecimento e dos fatores subjacente a cada um deles.