- Contexto é o conjunto de nós e relações, caminhos, situações, condições meios e fins que dão significado das partes e do todo.
- O contexto pode ser representado por várias estruturas, como listas, matrizes, grafos, árvores, de acordo com a problematização envolvida.
- O contexto é a base para a compreensão.
- É o conjunto de circunstâncias, informações, fatos anteriores e elementos que cercam um determinado evento ou informação.
- Permite entender e interpretar corretamente.
- Sem contexto, um assunto pode ser mal interpretado ou parecer sem sentido.
Como ressaltado na figura, nós e relações, podem representar e mapear qualquer coisa.
- Mapas conceituais e grafos são ferramentas fisolófica e matemática, respectivamente.
- Um mapa conceitual é, na sua essência, um tipo específico de grafo, onde os “nós” representam conceitos e as “arestas” ou “arcos” representam as relações explícitas entre esses conceitos, que são descritas por termos de ligação.
- Enquanto grafos são uma estrutura matemática mais geral para representar relações entre elementos, mapas conceituais são ferramentas pedagógicas que aplicam a estrutura de grafo para organizar e visualizar o conhecimento de forma significativa.
A relação entre mapa conceitual, grafo e inteligência artificial (IA) é que o grafo serve como a estrutura de dados matemática que formaliza a representação visual de um mapa conceitual e a IA, por sua vez, usa essa estrutura de grafo para processar, analisar e extrair conhecimento de conjuntos de dados complexos.

Conclusão.
Contexto é a alma do significado.
- Contexto pode ser representado por várias estruturas …
- Listas … são exemplos: 1) check list, 2) sequência ordenada de coisas, 3) listas encadeadas, 4) lista de ponteiros, 5) lista de posições, 6) listá de índices, 7) lista de vetores … acesso sequencial … flexibilidade de inserção e remoção … alocação dinâmica de memória (e custo) … representação de variedade de filas com diferentes critérios de ordenação … Ppilhas (um tipo de lista cujo o primeiro a chegar é u último a sair.).
- Pilhas (stack) … do ponto de vista computacional, a principal vantagem da estrutura “último a entrar, primeiro a sair” (LIFO) é sua simplicidade e eficiência … onde as operações de inserção (push) e remoção (pop) ocorrem em apenas uma extremidade, chamada de topo, ou seja, o topo é a referência para sequenciar as operações … são extremamente rápidas computacionalmente e têm complexidade de tempo constante, ou seja, (O(1)) … é uma estrutura de alta eficiência de gerenciamento e uso de memória de forma dinâmica … onde os dados ou funções (recursos) necessários para a ação corrente são colocados no topo da pilha, formando uma hierarquia (árvore), permite que os programas tenham controle do conjunto de instruções e dados na execução do programa e possam ser auditados … a estrutura de pilha é uma lógica natural e humana para a solução de vários tipos de problemas … o fazer e o esfazer estão sempre no topo da pilha,
- matrizes (tabelas, histogramas, conjunto reticulado de nós (físicos ou mentais) conectados…)
- Tudo tem uma estrutura que permite processar mentalmente, fisicament, artificialmente, estrututar dados, informação e conhecimento.
- Isso significa estrututrar dados para processar e gerar informação que deve ser estruturada para gerar conhecimento.
- O nível de estruturação da cadeia cognitiva é essencial no desempenho cognitivo.
- Usamos de uma forma geral muitas estruturas mentais para fazer wqualquer coisa e muitos dos nossos sentidos visivelmente têm uma determinada esstrutura masis relevante que caracteriza a sua espécie.
- O oiutro lado da moeda é p algoritmo ou seja “o mtodo do processo de processar estruturas (formas) e contepudos (contextos).
- Estruturas são construtos gerados pelo homem para gerar arte, filosofia, ciência, tecnologias nas suas várias formas, prcessamento da informação, computação e inteligência artificial.
- A análise de estrutura permeia toda a cadeia do conhecimento, aprendizagem, ensino, gestão de processos, projetos e serve como infraestrutura para o estado mental do sujeito e seu desempenho.
- Nessa forma de ver fica evidente a dualidade entre estruturas (formas) e contextos (processamento).