Qual a importância da gestão da informação para o indivíduo, empresa e ciência de negócios?
- Cognição … informação é combustível cognitivo; é matéria prima para tomada de decisão; gera confiança, suporte, reduz incerteza; é uma unidade de conhecimento, que flui entre pessoas e empresas.
- Fonte … é o nascedouro de informações oportunas; pode ser pessoa, coisa, lugar de origem; pode ser primária ou secundária; importante para a confiabilidade e rapidez na tomada de decisão
- Diferenciação … destacar empresas e pessoas, em conteúdo e forma; formatar dados e fluxos de informação enxutos e com alta significação.
- Atração … despertar atenção, interesse, desejo e ação, pela forma como é apresentada e o conteúdo da mensagem.
- Ganchos Mentais … criar mecanismos ou mapas mentais acionáveis via gatilhos mentais ou mnemônicos, para representar conexões e caminhos entre conceitos e facilitar executar lições aprendidas, resolução de problemas conhecidos e atingir objetivos.
- Gatilhos Mentais … definir e desenvolver acionadores de ganchos mentais ou “estados mentais oportunos” de atenção, memória, percepção, pensamento, aprendizagem, comportamento, atitudes e linguagem.
- Tomada de decisão … a informação é base para a conscientização, análise de alternativas, escolha e avaliação da decisão.
- Incerteza … a informação reduz a incerteza ou dúvida na tomada de decisão; ajuda a calcular o risco, a probabilidade de um evento ocorrer e o impacto da sua ocorrência nos resultados.
- Confiança … acreditar na sinceridade de alguém; disposição de uma parte de se tornar vulnerável a outra parte
- Compreensão … aumentar a compreensão das relações de causa e efeito das decisões.
- Fluência … espontaneidade nos contatos; se expressar com clareza.
- Competência … capacidade que um indivíduo possui de expressar um juízo de valor sobre algo.
- Intensões … , compromisso, pesquisa e planejamento prévio.
- Sistematizar a leitura, interpretação, escrita e facilitar a comunicação.
- Tornar o aceso à informação mais fácil e prazeroso.
- Aprender de forma mais rápida, efetiva, específica, mensurável e relevante.
- Conscientizar do que é necessário, o que é problema e o que é desejo.
- Destacar recursos imprescindíveis para atingir o objetivo específico.
- Evitar caminhos arriscados para o sucesso do empreendimento.
- Selecionar e desenvolver desejos e preferências, que sejam alinhadas com a nossa proposta de valor.
- Criar imagens de solução com as “nossas ofertas”
- Informar necessidades, problemas e desejos com alta percepção de valor.
- Conhecer alternativas concorrentes que estejam no “escopo de necessidades, problemas e desejos”.
- Reduzir riscos – prever ocorrências de eventos, saber impactos, como mitigar, transferir, conviver ou eiminar.
- Descrever fatos e dados para legitimar a fala e propostas.
- Ganhar confiança interna (de você para você mesmo) e externa (dos outros em ralação à você)
- Acelerar o processo de decisão – (1) Conscientização (2) Informação (3) Alternativas de solução (4) Tomada de Decisão e (5) avaliação da decisão.
- Criar uma “imagem de solução” no final da etapa de conscientização
- Ajudar a decidir.
- Transferir conhecimento e experiência.