Para compreender o pensamento crítico, responder perguntas fundamentais e usá-lo no dia a dia, precisamos usar a análise, reflexão, conscientização.
Analisar significa dividir o “conceito pensamento crítico” nas suas partes, componentes, estágios, relação com outros tipos de pensamento.
Mapear como o pensamento crítico influencia é influenciado, pelos vários estados mentais ou níveis de conhecimento, se existe uma hierarquia, formas de acionamento e assim por diante.
O objetivo da análise é identificar conceitos e relações para modelar o pensamento crítico, seus estágios, e fatores.
Veja na sequência estágios do pensamento crítico que podem ser usados como modelo de referência para a sua compreensão e seu desenvolvimento.
Estágio 1 – REFLEXÃO e CONSCIENTIZAÇÃO.
O primeiro estágio para desenvolver o pensamento crítico foca em compreender o que é o pensamento crítico, seus conceitos e relações.
CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS
PENSAR REFLEXIVO … avaliar o “papel do pensamento” na sua vida e quais os “problemas do pensamento” – compreender quais são os problemas (obstáculos ou intensões) que o pensamento resolve.
LÓGICA … ter consciência de que pensar crítico envolve conceitos de lógica, argumentos, suposições, inferências, implicações, pontos de vista.
CONSTRUTIVISMO … formular objetivos cognitivos atrelados a objetivos físicos, desmontar o pensamento (dividir para conquistar – análise), avaliar gaps de conhecimento, etapas de solução de problemas, melhorar ativamente e deliberadamente atingir metas e alto desempenho.
QUALIDADE do PENSAMENTO … pensar de forma organizada e construtiva, estudar filosofia, aprender formas de pensar correto, teorias, métodos e ferramentas, desenvolver padrões apropriados para a avaliação do pensamento.
AUTOCORREÇÃO … desenvolver a capacidade de avaliar explicitamente seu pensamento e melhorá-lo com isso; usar ferramentas para afastar viéses ou subjetividades; entender como funciona a ciência e como ela garante o pensamento correto ou pensamnto científico.
AUTOMONITORAÇÃO … reservar tempo para planejar, controlar e ajustar e complementar os produtos, serviços e ofertas da empresa com produtos e serviços emocionais, que estão subjacentes.
Estágio 2 – DESAFIO
O segundo estágio evolutivo do pensamento crítico, após a reflexão e consciência, é o estágio de desafio.
A consciência do desafio na empresa é obtida pelo análise dassituações e contextos do negócio.
Neste estágio de desafio do pensamento crítico buscamos:
- Compreender a situação corrente dentre as várias situações.
- Investigar habilidades técnicas e emocionai para tratar a situação, executar uma tarefa (ação), para atingir as metas.
- É comum e um grave erro, dar maior ênfase às habilidades técnicoas em detrimentolado às habilidades emocionais.
Características definidoras do estágio de desafio
CONSCIENTIZAÇÃO do PODER do PENSAMENTO … tomar consciência do papel determinante do pensamento.
COMPREENSÃO das CAUSAS e EFEITOS … perceber os problemas no pensamento e efeitos na vida, pessoal e empresarial.
OBJETIVOS e METAS … objetivos e metas impulsionam as pessoas e desencadeiam o desenvolvimento de conceitos (ideias) , hipóteses (suposições), teorias (métodos), inferências (conclusões),pontos de atenção.
PADRÕES do PENSAMENTO … compreensão inicial dos padrões de pensamentos, auto-engano, clareza, exatidão, precisão, lógica, e o que é necessário para internalizá-los.
CONSCIÊNCIA REFLEXIVA … entender como o pensamento funciona para o bem ou para o mal.
CONSCIÊNCIA de HABILIDADES … se conscientizar da variedade de habilidades do pensamento podem ser desenvolvidos.
CONSCIENTIZAÇÃO de PROBLEMAS … identificar o que precisa ser resolvido, e barreiras ao desenvolvimento e minimizar os erros mais comuns.
TRAÇO INTELECTUAL RELEVANTE
Ter a humildade intelectual, para ver que os problemas são inerentes ao pensamento.
Entenda humildade intelectual como uma virtude que se refere à capacidade de reconhecer as limitações do próprio conhecimento e estar aberto a aprender com os outros, reconhecendo que não se sabe tudo e que sempre há mais para aprender.
IMPLICAÇÕES para a INSTRUÇÃO
ATIVIDADES … projetar atividades metacognitivas, que exijam explicitamente que os profissionais pensem sobre o que pensam, explicitem a sua copreensão sobre um assunto, usem ferramentas e métodos, de tal forma que todos possam OBSERVAR, SUPERVISIONAR e ORIENTAR o trabalho individual, em time e criar uma “conexão forte” entre TEORIA e PRÁTICA.
MODELAR “EXPLICITAMENTE O PENSAMENTO … formular problemas e perguntas fundamentais, pensar em voz alta, conduzir DISCUSSÕES, usar mapas conceituais, fórmulas, imagens … parametrizar várias formas de pensar.
BLOCOS de INFORMAÇÃO … CRIAR BIBLIOTECAS de métodos e ferramentas cognitivas para planejar, executar e informar as ATIVIDADES
DESAFIO … reconhecer a importância do desafio como uma FERRAMENTA ENCORAJADORA, que cria uma ponte entre SITUAÇÃO ATUAL e FUTURA.
FALHAS do PENSAMENTO … se CONSCIENTIZAR que é da natureza humana errar no pensar e perceber, “subjetivar” (não objetivar) e distorcer a realidade.
DISCUSSÕES … conduzir conversas sobre o pensamento para desenvolver a QUALIDADE do PENSAMENTO, CONSTRUIR ou TRANSFERIR CONHECIMENTO para resolver “PROBLEMAS FUNDAMENTAIS” para “CLASSES de PROBLEMAS”.
IMAGINAR … investigar e explorar métodos e ferramentas para relacionar formas (imagens) a conteúdos (significados) e vice versa.
Estágio 3. Pensador iniciante.
CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS
CONTROLE do PENSAMENTO … assumir os “problemas” e desafsio de começar a comandar explicitamente o seu pensamento em vários domínios da vida.
RECONHECER OS PROBLEMAS … reconhecer os problemas e tentar assumir o controle e melhorá-los … começar a modificar partes do pensamento, mas ainda com visão limitada da profundidade dos problemas … plano sistemático e portanto seus esforços são imprevisíveis …
DESAFIO PRINCIPAL … ver a importância de ser um pensador e assumir um compromisso intelectual para esse fim.
CONHECIMENT do PENSAMENTO … identificar a importância dos conceitos, fazer suposições (formular hipóteses), inferências, avaliar implicações, aplicar diferentes perspectivas … usar padrões e internalizá-los e usá-los deliberadamente … tomar conhecimento do papel egocêntrico do ser humano.
Habilidades de pensamento … buscar feedback e aceitar críticas … monitorar os pensamentos mas ainda de forma esporádica … identificar tipos de pensamentos nas outras pessoas.
TRAÇOS INDIVIDUAIS RELEVANTES
Humildade intelectual para identificar problemas no pensamento.
IMPLICAÇÕES para a INSTRUÇÃO
Ajudar a praticar regularmente o bom pensamento para nos tornarmos bons pensadores;
Usar analogias e formas de identificar, explorar semelhanças e categorizar problemas
Ajudar a compreender os bons hábitos de pensar
Ler com alta compreensão.
Ouvir bem?
Escrever bem
Fazer reconhecer os hábitos que estão desenvolvendo.
Entender o que significa desenvolver bons hábitos, principalmente do pensamento.
Ajudar a assumir compromissos,reconhecer o egocentrismo e quando ele opera no seu pensamento.
Pensador Praticante
Característica definidora:
saber os hábitos ( e os pensamentos dominantes ) que precisam desenvolver para assumir o controle do pensamento … não só reconhecer que existem como a necessidade de tratá-los sistematicamente em vários domínios … ainda têm uma visão limitada pelo fato de estarem no “estágio inicial de aprimoramento”.
Desafio principal: desenvolver a consciência da necessidade de uma prática sistemática.
Conhecimento do pensamento … maior compreensão do pensamento sistemático …
Habilidade de pensamento … criticar seu próprio plano de prática sistemática … construir uma crítica realista do poder de seus pensamentos … têm habilidades suficiente de monitoramento e autocorreção … reconhecer forças e fraquezas do seu pensamento, com um “razoável” nível de sucesso.
Traços intelectuais relevantes … o traço intelectual fundamental necessário para chegar a esse estágio é a perseverança intelectual e desenvolver a disposição para o desenvolvimento de um plano realista.
Implicações para a instrução …
destacar a características básicas do pensamento que devem ser comandados pelos profissionais … exigir o uso de métodos e ferramentas que permitam avaliar propósito, objetivo, pergunta, informação, inferências, suposições, conceitos, pontos de vista e implicações … ver conexões entre todos os assuntos ou problemas que estão tratando no ambiente de trabalho … entender que a maioria das vezes que têm problemas é porque de aprendizagem, planejamento e execução advém muitas vezes do fato de ver o mundo ou as situações de forma egocêntrica.
Pensador Avançado
Característica definidora: Os pensadores neste estágio já estabeleceram bons hábitos de pensamento que estão “compensando” … visão significativa dos problemas em níveis mais profundos de pensamento … domínio geral sobre sua natureza egocêntrica … esforço continuado para ser justo.
Desafio principal : Começar a desenvolver uma compreensão profunda não apenas da necessidade de uma prática sistemática de pensamento, mas também uma percepção dos níveis profundos de problemas de pensamento: reconhecimento consistente do pensamento egocêntrico em um pensamento, capacidade de identificar áreas de significativa ignorância e preconceito, e capacidade de realmente desenvolver novos hábitos fundamentais de pensamento baseados em valores profundos com os quais a pessoa se comprometeu.
Conhecimento de Pensamento: engajamento no monitorar sistematicamente o papel em seu pensamento de conceitos, suposições, inferências, implicações, pontos de vista, etc. e, portanto, têm excelente conhecimento dessa empresa. Os pensadores avançados também sabem o que é necessário para avaliar regularmente seu pensamento quanto à clareza, exatidão, precisão, relevância, lógica, etc. Os pensadores avançados valorizam a internalização profunda e sistemática do pensamento crítico em seus hábitos diários. Os pensadores avançados têm uma visão aguçada do papel do egocentrismo e do sociocentrismo no pensamento, bem como a relação entre pensamentos, sentimentos e desejos.
Habilidade de pensamento : Os pensadores avançados regularmente criticam seu próprio plano de prática sistemática e o melhoram assim … monitoram regularmente seus próprios pensamentos … avaliam os pontos fortes e fracos de seu pensamento … possuem um conhecimento notável das qualidades de seu pensamento … são capazes de identificar quando seu pensamento é impulsionado por seu egocentrismo nativo e usam estratégias para reduzir o poder dos pensamentos egocêntricos.
Traços intelectuais relevantes : O traço intelectual fundamental necessário neste estágio é um alto grau de humildade intelectual em reconhecer o pensamento egocêntrico e sociocêntrico em sua vida, bem como áreas de ignorância e preconceito significativos. Além disso, o pensador neste nível precisa: a) o discernimento intelectual e perseverança para realmente desenvolver novos hábitos fundamentais de pensamento baseados em valores profundos com os quais se comprometeu, b) a integridade intelectual para reconhecer áreas de inconsistência e contradição em sua vida , c)a empatia intelectual necessária para se colocar no lugar dos outros, a fim de compreendê-los genuinamente, d) a coragem intelectual para enfrentar e abordar com justiça ideias, crenças ou pontos de vista em relação aos quais se tem fortes emoções negativas, e) a imparcialidade necessária abordar todos os pontos de vista sem preconceitos, sem referência aos próprios sentimentos ou interesses adquiridos. No pensador avançado, esses traços estão emergindo, mas podem não se manifestar no nível mais alto ou nas dimensões mais profundas do pensamento.
Métodos e Ferramentas para desenvolver o Pensamento Critico
Quando as empresas se tornam defensores do pensamento crítico elas estabelecem uma jornada evolutiva continuada de práticas mentais que os profissionais são “regularmente obrigados a usar no seu dia a dia.
1) Definir objetivos e propósitos para todas as ações.
2) Enumerar e esclarecer as perguntas que precisam ser respondidas e os problemas que precisam resolver.
3) Coletar e organizar informações.
4) Avaliar explicitamente o significado e a importância das informações circunstanciais ou factuais.
5) Demonstrar que entende via conceitos e modelos conceituais.
6) Conhecer os vários tipos de análise
7) que ajudam a analisar, comunicar e tomar decisões.
6) Identificar suposições (hipóteses) ou padrões e modelos a serem reproduzidos, que sirvam de medida ou parâmetro.
7) Fazer previsões, considerar implicações e consequências.
8) Examinar as “coisas do ambiente de negócio em vários pontos de vista.
9) Falar e descrever as coisas de forma clara e precisa.
10) Testar e verificar a precisão … acerto, certeza, correção, exatidão, justeza.
11) Se ater aos objetivos e perguntas, questões ou problemas conectados e não vagar em pensamentos,
12) lidar com complexidades em problemas e questões,
14) Considerar o ponto de vista dos outros … empatia.
15) Expressar seu pensamento logicamente … argumentação, leis de inferência, premissas e evidências.
16) Distinguir questões significativas de insignificantes … justificar valor.
E como resultado dessa instrução, os profissionais
1) aprender o conteúdo em um nível mais profundo e permanente
2) são mais capazes de explicar e aplicar o que aprendem,
3) são mais capazes de conectar o que estão aprendendo em uma aula com o que estão aprendendo em outras aulas,
4) faça mais e melhores perguntas em sala de aula,
5) compreender melhor o livro didático,
6) siga melhor as instruções,
7) entender mais sobre o que você apresenta em sala de aula,
8) escrever melhor,
9) aplicar mais do que estão aprendendo em sua vida cotidiana,
10) tornar-se alunos mais motivados em geral,
11) tornar-se progressivamente mais fácil de ensinar.
Perguntas principais para conxtualizar o pensamento crítico:
- O que é o pensar crítico?
- Quais são os benefícios do pensamento crítico?
- Porque o pensamento crítico aumenta a capacidade de julgamento?
- Como desenvolver o pensamento crítico?
- Quais são os modos de pensar crítico?
- Como usar o pensamento crítico para melhorar e autocorrigir pensamentos?
- Como avaliar e fazer autodiagnósticos sistemáticos do pensamento crítico?
- Quais são os benefícios do pensamento crítico para você e empresa?