Como é que o DHCP habilita endereços IP dinamicamente na rede de uma filial de pequeno porte?
Cada estação ou servidor em uma rede TCP/IP é configurado com os seguintes parâmetros:
- Endereço IP – número único de identificação na redTodos os postse)
- Máscara de Rede – endereço de rede + endereço de host
- Default Gateway – gateway para conexão com outras redes.
Se a rede utilizar um servidor DNS – associação de nomes e endereço IP – o seu endereço IP também deve ser configurado em cada host.
Em uma rede com muitos computadores, controlar endereços IP utilizados pode ser um pesadelo. É muito fácil errar o endereço IP de uma máquina, ou errar a máscara de rede ou endereço do default gateway e é difícil identificar qual a máquina onde existe um erro de configuração do TCP/IP. O servidor DHCP resolve esses problemas.
O Protocolo de Controle Dinâmico de Host (DHCP) habilita a rede IP automaticamente atribuir e gerenciar endereços IP do grupo de endereços especificados no roteador:
- Quando uma estação com DHCP é conectada à rede, ela envia uma solicitação de descoberta de DHCP.
- Qualquer servidor DHCP disponível pode oferecer uma alocação de endereço IP para o dispositivo.
- Antes que o endereço IP seja atribuído, o servidor DHCP primeiro verifica se nenhum outro dispositivo está usando este mesmo endereço. Para executar essa verificação, o servidor DHCP efetua o “comando ping no endereço IP” e aguarda resposta.
- Quando o dispositivo final habilitado com DHCP recebe uma oferta de locação, ele retorna um pedido formal para alocar o endereço IP oferecido para o servidor DHCP de origem.
- O servidor confirma se o endereço IP foi alocado exclusivamente para o dispositivo final.
- Todos os servidores na filial devem usar endereçamento estático. Apenas PCs e telefones IP devem confiar no DHCP para atribuição de endereço.
Observações:
- Normalmente os servidores são configuração manualmente para que o endereço IP seja aquele cadastrado no servidor DNS.
- O DHCP é utilizado somente para configurar estações cliente da rede. Isso porque o endereço IP do servidor deve ser conhecido previamente (para configuração do default gateway, do arquivo de hosts ou configuração de DNS, configuração de firewall, etc). Se fosse utilizado o DHCP, o endereço do servidor poderia ser diferente em cada boot, obrigando a uma série de mudanças de configuração em diversos nós da rede.
- Quando uma estação é inicializada, temos comunicação apenas no nível de enlace Por isso, o servidor DHCP deve estar na mesma LAN física da estação inicializada.
Até logo!