Como o conceito de célula permite a reutilização de frequências no sistema celular?
No conceito celular, frequências atribuídas ao serviço são reutilizadas em um padrão regular, chamado “célula”. A célula é teoricamente hexagonal.
Para assegurar que a interferência mútua entre os usuários fique abaixo de um nível prejudicial, as células adjacentes utilizam frequências diferentes – um conjunto de N diferentes frequências – f 1, …, f N – são utilizados para cada grupo de N células adjacentes. Desta forma, padrões de fragmentação e frequências correspondentes, são reutilizados ao longo de toda a área de serviço. A largura de banda total para o sistema celular é N vezes a largura de banda ocupada por uma única célula.
Na prática, as células não são hexagonais como nos estudos teóricos. Métodos computacionais são usados ??para o planejamento otimizado das frequências e localizações das estações base. A propagação ao longo do terreno irregular conduz a formas e tamanhos de célula bastante diferentes.
Formas celulares são determinadas não só pela perda de caminho experimentado pelo sinal desejado, mas também pelos níveis de interferência de outras células (interferências co-canal ou de canal adjacente).
A “perda de percurso” e o “orçamento do link” são computados a partir das características do terreno e dados de antena. Ambos determinam a cobertura de cada estação base e a interferência entre outras células.
Até logo!